.

.

10 de julho de 2014

Pizza e Evangelho, nova forma de evangelizar


Padre Raschetti, o pároco pizzaiolo, reúne, por meio da pizza, jovens da periferia para falar de Jesus

Na periferia de Roma, na Paróquia de São Cleto e Santa Agostina, um jovem sacerdote experimentou com sucesso uma nova forma de evangelizar: através da gastronomia.

Seu nome é Padre Roberto Raschetti, quem deu forma à iniciativa Pizza e Evangelho, um diálogo à mesa sobre os temas da fé no qual participam cerca de 25 jovens entre 17 e 35 anos, junto com catequistas e animadores da Pastoral da Juventude. Antes de se tornar sacerdote, padre Roberto tinha aprendido a fazer pão para ajudar seus pais e também trabalhou para um restaurante fazendo pães, pizzas e tortas.

“Buscamos chegar perto do que fazia Jesus - explica o padre - que à mesa compartilhava frequentemente momentos de fraternidade com seus discípulos. A resposta, desde o primeiro encontro, foi muito positiva. Coloquei em jogo toda a minha experiência no âmbito culinário acompanhando o debate de uma degustação de pizza que eu mesmo preparo”.

A ideia para esta série de encontros surgiu por ocasião do ano da beatificação de João Paulo II, quando a paróquia convidou Luigi Accattoli, histórico vaticanista do jornal italiano Corriere della Sera, que em casa tinha o hábito de convidar alguns jovens para comer uma pizza e discutir temas ligados à fé.

E assim, no dia 9 de novembro de 2001, nasceu a iniciativa Pizza e Evangelho. “Sentamos em uma mesa única - explica padre Roberto - e enquanto os jovens arrumam a mesa, preparam os pratos, organizam os doces que são degustados no fim do jantar, eu preparo a pizza”. Antes de começar a comer rezamos sentados no chão, num tapete ao redor da Cruz, no mesmo estilo dos monges da comunidade Taizè.

O Padre Roberto depois lê trechos do Evangelho que servem de orientação para a reflexão. Enquanto é distribuída a pizza acontece a discussão moderada por duas pessoas, enquanto o padre escuta. Durante o período das festividades são escolhidos temas bem precisos. No período pascal se discutiu sobre ressurreição, e o padre Roberto transformou o encontro em Jejum e Evangelho, em pleno espírito quaresmal.

“Os jovens têm vontade de conhecer e discutir sobre Deus, mas é preciso estimulá-los. Pizza e Evangelho é um modo particular para fazê-lo e é eficaz e prazeroso”, afirmou padre Roberto.


Mirko Testa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain