.

.

29 de julho de 2014

Adesão da Guiné Equatorial à CPLP provoca polémica em Portugal. Frei Fernando Ventura: “é tempo de os homens-bons se levantarem e falarem”


A Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento anunciou em Lisboa a suspensão das funções de observadora consultiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, na sequência da adesão da Guiné Equatorial.
Em carta dirigida ao secretário executivo da CPLP - Murade Murargy, com conhecimento do secretário de Estado da Cooperação portuguesa, dos embaixadores dos Estados-
membros e dos restantes observadores consultivos da lusofonia, a Plataforma comunica ainda que, na próxima assembleia geral, "será levada a votação a proposta de exclusão definitiva como observadora consultiva" da organização lusófona.

Uma posição critica das Organizações Não Governamentais que consideram que "A CPLP não é - nem pode converter-se - num clube de negócios, em que os interesses estritamente económicos de uma elite se sobrepõem aos direitos humanos e à dignidade de muitos”. De Lisboa, Domingos Pinto.

A entrada da Guiné Equatorial na CPLP foi também comentada e refletida pelos bispos lusofonos reunidos em Luanda, Angola num encontro que terminou ontem segunda-feira dia 28. Uma das primeiras reações foi a do Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente que aqui demos em primeira mão e que agora recordamos:

Na linha desta reação de D. Manuel Clemente, Frei Fernando Ventura, biblista capuchinho que tem vindo a colaborar com a nossa redação em várias ocasiões, formulou um comentário no qual, referindo-se aos bispos lusófonos, afirmou que “este é o tempo para que os homens-bons se levantem e reajam...” Ouçamos as suas declarações:

A adesão da Guiné Equatorial à CPLP continua a provocar polémica em Portugal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain