"Maria é a obra-prima por excelência do Altíssimo, cuja posse e conhecimento Ele reservou para si".
Maria é a Mãe admirável do Filho o qual quis humilhá-la e escondê-la durante a vida para favorecer a sua humildade. Para este fim tratava-a pelo nome de "Mulher" ( Jo 2,4;19,26), como a uma estranha, embora no seu Coração a estimasse mais do que a todos os anjos e a todos os homens.
Maria é a fonte selada e a esposa do Espírito Santo, onde só Ele tem entrada, Maria é o Santuário e o Repouso da Santíssima Trindade, onde Deus está mais magnífica e divinamente que em qualquer outro lugar do universo, sem excetuar a sua morada acima dos querubins e serafins.Neste santuário nenhuma criatura, por mais que seja, pode entrar a não ser por grande privilégio.
Digo com os santos: a divina Maria é o Paraíso Terrestre
do novo Adão, onde Ele encarnou por obra do Espírito Santo, para aí operar maravilhas incompreensíveis. É o grande, o divino mundo de Deus, onde há belezas e tesouros inefáveis. É a mgnificência do Altíssimo, onde Ele escondeu, como em seu Seio, o seu Filho Único e n'Ele tudo o que há de mais excelente e precioso. Que grandes e misteriosas coisas fezo Deus onipotente nesta admirável criatura, segundo Ela própria é forçada a dizer, a despeito da sua profunda humildade: "O poderoso fez por mim grandes coisas!" ( Lc 1,49). O mundo não conhece estas maravilhas, porque é incapaz e indigno disso.
Os santos disseram coisas admiráveis desta Santa Cidade de Deus. E, segundo o seu próprio testemunho, nunca foram tão enloquentes nem tão felizes como quando d'Ela falavam. E depois disto exclamam que a sublimidade dos Seus méritos, que chegam até o trono da Divindade, não se pode perceber; que a grandeza do seu poder, que até sobre o Deus se estende, não se pode compreender e, finalmente, que a profundeza da sua humildade e de todas as suas virtudes e graças é um abismo insondável. Ó sublimidade incomensurável! Ó abismo impenetrável!
Todos os dias, de um extremo a outro da Terra, no mais alto dos céus, no mais profundo dos abismos, tudo proclama e publica a admirável Virgem Maria. Os nove coros dos anjos, os homens de ambos os sexos, idades, condições ou religiões, os bons e os maus, e até os mesmos demônios, são forçados a chamá-la bem-aventurada. Quer queiram, quer não, a isso os obriga a força da verdade. Como diz São Boaventura, todos os anjos lhe cantam no Céu incessantemente: "Santa, Santa, Santa Maria, Mãe de Deus e Virgem!" E, todos os dias, lhe oferecem milhões de vezes a saudação angélica: "Ave, Maria...", prostrando-se na sua presença e pedindo-lhe a mercê de os honrar com algumas das suas ordens. Opróprio São Miguel - disse Santo Agstinho - embora seja o príncipe de toda a corte celeste, é o mais diligente em lhe prestar toda espécie de homenagens e em fazer com que lhas tributem. Constantemente aguarda a honra de por Ela ser mandado em auxílio a alguns dos Seus servos.
Toda a Terra está cheia da sua glória, particularmente entre os cristãos, que a tomam por Patrona e Protetora em muitos reinos, províncias, dioceses e cidades. Quantas catedrais consagradas a Deus sob a sua invocação! Não há igreja sem altar em sua honra, região ou cantão sem alguma de suas miraculosas imagens, ante as quais toda espécie de bens. Quantas confrarias e congregações em sua sua honra! Quantos institutos religiosos colocados sob o seu nome e proteção! Quantos confrades e irmãs daquelas confrarias, quantos religiosos e religiosas de todos estes institutos publicam os Seus louvores e anunciam as suas misericórdias! Não há pecador, por mais empedernido, que não tenha, ao menos, uma centelha de confiança n'Ela. E não há, até, demônio algum no inferno que, temendo-a, a não respeite.
Depois disto, forçoso é dizer com os santos: "de Maria numquam satis!" Isto é, Maria não foi ainda suficientemente louvada e exaltada, honrada, amada e servida. Merece ainda muito maior louvor, respeito, amor e serviço.
Por isso devemos dizer com o Espírito Santo: "Toda a glória da Filha do Rei lhe vem do interior" (Sl 44, 14). É como se toda a glória exterior que o Céu e a Terra lhe tributam à porfia não fosse nada em comparação com a que recebe interiormente do Criador! as pequenas criaturas desconhecem essa glória por não poderem penetrar no mais íntimo segredo do Rei.
Depois de tudo isto, temos de exclamar com o Apóstolo:
"Nem os olhos viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração do homem compreendeu..."(1Cor 2,9) as belezas, as grandezas e a excelência de Maria, o mais sublime milagre da graça, da natureza e da glória.Se quereis compreender a Mãe de Deus: "Que toda língua aqui emudeça!"
Foi o meu coração que ditou o que acabo de escrever com particular alegria, a fim de mostrar como Maria Santíssima tem sido insuficientemente conhecida até agora e como é esta uma das razões porque Jesus Cristo não é conhecido como deve ser. Se é certo que o conhecimento e o Reino de Jesus Cristo se estabelecerão no mundo, não será mais que uma consequência necessária do conhecimento e do Reino da Santíssima Virgem Maria. Ela deu Jesus Cristo ao mundo a primeira vez, e há de fazê-lo resplandecer também segunda vez.
Com toda a Igreja confesso que Maria, não sendo mais que uma simples criatura saída das mãos do Altíssimo, é menor que um átomo, ou antes, não é nada em comparação com a sua majestade infinita, visto que só Deus é "Aquele que é" ( Ex 3,14). Por conseguinte, este grande Senhor, sempre, independe e batando-se a si mesmo, não teve nem absoluta necessidade da Santíssima Virgem para o cumprimento dos Seus desígnios e para a manifestação da sua glória. Basta-lhe quere para tudo fazer.
No entanto, supostas as coisas como são, tendo deus querido começar e acabar as suas maiores obras pela Virgem SAntíssima depois de a formar, digo que é de crer quenão mudará de procedimento em todos os séculos (Rm 11,29). Ele é Deus e não muda nos Seus sentimentos nem na sua conduta.
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