.

.

16 de julho de 2014

Eucaristia na igreja ortodoxa, é válido?


- Profº Orlando Fedeli, esclarece dúvido de um leitor à respeito desse assunto.


Caro Profº Orlando:

Uma vez me disseram que a eucaristia celebrada na Igreja ortodoxa é verdadeiramente o corpo e o sangue de Cristo assim como na Igreja Católica Apostólica Romana e que existem outras Igrejas Apostólicas com o nome de Melquita e Maronita. Desejo muito que o senhor me esclareça. Pois quando me converti ao catolicismo, eu acreditava que a Igreja de Roma era a única autêntica. Isso causou em mim uma dúvida: professor, me esclareça, existem outras igrejas apostólicas? A igreja ortodoxa tem sacramentos válidos?

Um abraço e que Nossa Senhora o proteja.

- Resposta: Prezado Willian, Salve Maria!

Em primeiro lugar gostaríamos de agradecer sua consulta ao site Montfort!

A chamada Igreja Ortodoxa -- que, na verdade, começou como Igreja Cismática -- diversamente dos protestantes, tem sucessão apostólica, o que significa que seus sacramentos são válidos, embora ilícitos pelo cisma.

Isto significa que um católico não pode comungar numa Igreja Ortodoxa.

Quanto à eucaristia em particular, note que a última encíclica do Papa - Ecclesia de Eucharistia - trata exatamente da licitude dos católicos receberem a comunhão em outras religiões ditas cristãs e vice-versa.

"Por isso, os fiéis católicos, (...) devem abster-se de participar na comunhão distribuída nas suas celebrações (dos "irmãos separados"), para não dar o seu aval a ambigüidades sobre a natureza da Eucaristia e, conseqüentemente, faltar à sua obrigação de testemunhar com clareza a verdade.".

A Igreja Ortodoxa se separou da obediência ao Papa, e inicialmente, era apenas cismática. Depois, negou ou recusou vários dogmas como a processão do Espírito Santo do Pai e do Filho (os cismáticos afirmam que o Espírito Santo procede apenas do Pai e não do Filho. É a questão famosa do Filioque), a infalibilidade do Papa e os dogmas marianos proclamados pela Igreja, após o cisma do oriente.

Quanto ao ritos melquita, rito muito antigo da Igreja Oriental, segue a mesma regra. Enquanto os melquitas estiverem unidos ao Papa e seguirem a sucessão apostólica pela imposição das mãos serão ritos válidos e lícitos.

Quanto ao rito mosárabe, rito espanhol, foi suprimido pela codificação do Missal de S. Pio V no séc. XVI.

Esperando tê-lo respondido, salve Maria!


Por Associação Montfort



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain