.

.

4 de julho de 2014

Fiéis da região italiana do Molise esperam com alegria o Papa Francisco


No Molise – região do sul da Itália – região do sul da Itália – vivem-se nestas horas os últimos preparativos para receber o Papa Francisco, este sábado, cuja visita tem como tema "Deus não se cansa de perdoar".

O Pontífice irá a Campobasso, Castelpetroso e Isernia. Durante sua visita às duas dioceses (Campobasso e Isernia), o Santo Padre encontrará o mundo do trabalho, dos enfermos, dos jovens e dos detentos.

A esse propósito, a Rádio Vaticano ouviu o arcebispo de Campobasso-Bojano, Dom Giancarlo Maria Bregantini. Eis o que disse:

Dom Giancarlo Maria Bregantini:- "Os aspectos particulares são a realidade de todos os sete momentos da visita do Papa: o mundo do trabalho, a cidade, os enfermos, os pobres, os jovens, os encarcerados e, por fim, a saudação à Região. São sete momentos bem interligados, articulados e muito bonitos."

A população local vive sempre um momento de grande emoção com a chegada do Papa. Como os fiéis têm vivido este momento de expectativa?

Dom Giancarlo Maria Bregantini:- "Não se fala em outra coisa em Campobasso a não ser sobre essa visita: trata-se de uma cidade pequena de 50 mil habitantes. O campo onde a Missa será celebrada está quase para ser completado, justamente no coração da cidade; as pessoas acompanham os preparativos. O palco é muito bonito, tem a forma de cabana, que recorda as grandes passagens dos pastores ao longo de todo o milênio, com a transumância. É muito bonito inclusive como imagem bíblica. Ademais, a experiência da cidade é muito bonita: está se preparando, se embelezando. Há, realmente, uma grande expectativa."

Como o senhor ressaltou, o encontro do Papa Francisco com realidades difíceis da Região do Molise dá um significado particular a essa visita – de certo modo no estilo ao qual o Papa Francisco nos tem habituado...

Dom Giancarlo Maria Bregantini:- "Pedimos ao Senhor três graças com esta visita. Pedimos para sermos confirmados na fé em sua Divina Misericórdia – uma palavra, misericórdia, que o Papa usa imensamente. Depois, a cultura do encontro, a fim de que cresça a esperança deste entrelaçamento; e, por fim, o aumento da caridade, para que ninguém seja descartado. Esses três pedidos estão presentes na oração que fazemos todos os dias e estão inseridos, sobretudo, no estilo que queremos dar a essa presença."

O tema desta visita – "Deus não se cansa de perdoar" – é, talvez, a chave para mudar as coisas numa sociedade em dificuldade como a nossa, hoje?

Dom Giancarlo Maria Bregantini:- "Sim, especialmente em torno de um tema que será relevante, que provavelmente será o mais articulado, o mais esperado: o do trabalho. Se, na Calábria, o Papa tomou posição contra certas coisas, aqui deverá ser muito claro em torno do tema do trabalho, porque a falta de trabalho escraviza e torna nosso futuro incerto, ser privado do trabalho tolhe nossa dignidade. Portanto, estamos rezando por isso: que o Senhor nos ajude a entender quais são os caminhos a seguir, para todos os jovens da terra do Molise, mas também para os jovens de os cantos da Terra." (RL)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain