.

.

14 de junho de 2015

13 dicas de encontros para um namoro católico


Construindo a santidade a dois

Ter um namoro santo é uma tarefa difícil, é preciso que o casal saiba como “namorar”. Uma parte extremamente importante em um namoro são os encontros. Por esta razão, este artigo mostrará algumas dicas de encontros para os casais de namorados que procuram viver a santidade no namoro.

1)  Família/Amigos

Os namorados não devem se fechar aos outros; ao contrário, devem manter os relacionamentos com a família e com os amigos. Não podem esquecer dos melhores amigos, eles são tesouros dados por Deus (Eclo 6,14). A família é essência e base, nunca podemos deixá-la de lado (Mc 3,25).

Dicas:

Visitar a família e amigos.

Sair com a família e amigos - ex: missa, grupo de jovens, shopping, sorveteria, etc.

2) Bíblia

Ler a Bíblia é um dever para toda pessoa que se diz católica, é essencial para todo cristão. A palavra de Deus tem poder para curar, confortar, converter, saciar, acalmar, iluminar, endireitar, transformar [...]. Seu poder é sem limites para todo aquele que a acolhe com fé e disposição interior. A palavra de Deus é alimento, - de fato, Jesus é a Palavra Viva do Pai, que se faz alimento para nós na Eucaristia - e direção (Mt 4,4; 7,24). Quantos bons frutos não amadurecem na vida do casal que lê, partilha e põe em prática a palavra de Deus?

Dicas:

Escolher um livro da Bíblia e ler um capítulo por dia, cada um pode ler em sua própria casa. Partilhar a leitura um com o outro no final do dia – pode ser por telefone mesmo - ou fazer anotações importantes sobre cada dia e partilhar tudo no final da semana quando o casal se encontrar, ou ainda, estipular um período para a partilha que não passe de quinze dias.

3) Rezar

É muito importante que os namorados rezem juntos, a oração é um costume que deve ser desenvolvido pelo casal ainda no namoro. Rezar é falar com Deus, o diálogo entre namorados é importante, porém nunca deve-se esquecer ou diminuir o diálogo que cada um precisa ter com Deus (Ts 5,17).

Dicas:

Rezar antes de um encontro pedindo para que Espírito Santo conduza cada palavra, gesto, olhar e pensamento, não permitindo que nada contrária a vontade de Deus possa acontecer.

Rezar durante um encontro nos momentos de tentações.

Rezar depois de um encontro agradecendo pelos momentos bons e pedindo perdão pelos momentos ruins.

Rezar antes das refeições. Não deixem de rezar mesmo se estiverem em um local público, será até uma oportunidade de testemunhar a fé (II Tm 1,8).

Rezar o terço pedindo que a Virgem Maria interceda pelo namoro. Recomenda-se rezar o terço pelo menos uma vez ao mês.

Participar de grupos de oração.

4) Adoração

Quão lindo é o casal de namorados que adoram a Jesus Cristo juntos, os momentos passados diante de Jesus Eucarístico são incomparáveis, repletos de graças e bençãos. Adorar, contemplar, pedir, suplicar, render graças. Diante do Rei dos Reis todo joelho se dobre (Rm 14,11), todo coração se abra e toda alma queime de amor. Os namorados só conseguirão viver um amor verdadeiro se voltarem-se para o Verdadeiro Amor de suas vidas: Jesus Cristo.

Dicas:

Fazer um momento de adoração diante de Jesus Eucarístico pelo menos uma vez ao mês .

Geralmente as paróquias e comunidades possuem um dia específico para adoração, seria interessante procurar informações para ver a possibilidade de estar participando também nesses dias.

5) Confissão

Cristo conferiu aos apóstolos o poder de perdoar os pecados (Jo 20,21-13). Na confissão é o próprio Cristo que perdoa na pessoa do sacerdote, ou seja, nela o pecador arrependido se encontra com o Cristo misericordioso, e é purificado de todos seus pecados. A confissão também concede ao pecador força para resistir as futuras tentações. Este sacramento é muito importante para o casal que quer viver a santidade, devendo ser buscado sempre que o casal – ou um dos namorados – comete um pecado mortal. Contudo, a confissão dos pecados veniais também é aconselhada. Não tenha medo de recomeçar, alegre-se, pois Deus sempre acolhe o pecador de braços abertos (Sl 32,1).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain