.

.

7 de junho de 2015

Cursos de noivos: Seis anos de preparação para ser sacerdote e somente um fim de semana para o casamento?



“Não podemos preparar o sacramento do matrimônio com um curso de apenas um fim de semana”, expressou o sacerdote espanhol Juan José Calles que advertiu também: “É necessário revisar seriamente como estamos organizando a pastoral para noivos, pois o caminho ao altar deve exigir a mesma preparação exaustiva que outros sacramentos demandam, como por exemplo a ordenação sacerdotal” para padres e diáconos.

“Para receber a Primeira Comunhão, exigimos três anos de catequese para as crianças: para receber a Crisma pedimos outros três anos; para ser sacerdote, cinco anos de formação no Seminário… E para este momento mais importante, o mais importante na vida dos jovens, os preparamos apenas num fim de semana… Precisamos revisar seriamente o que estamos fazendo! ”, denunciou o Pe. Calles, delegado diocesano de Família e da Vida da diocese de Salamanca (Espanha).

A Diocese de Salamanca organizou recentemente umas jornadas com o lema 'O desafio pastoral dos cursos pré-matrimoniais", pois durante sete dias se aprofundou no grande desafio que é a transmissão dos principais pontos do sacramento do matrimônio aos jovens que se preparam para casar-se.

Nesse sentido, o Pe. Calles disse à revista diocesana: “Os cursos de preparação para noivos são um ‘desafio pastoral e também uma ocasião privilegiada de evangelização’".

"O objetivo é oferecer aos nossos jovens uma preparação suficientemente fundamentada que lhes ajude preparar-se para sua vida e sua vocação matrimonial e familiar", expressou o sacerdote.

O sacerdote alertou:  “Perdemos a luta na pastoral pré-matrimonial. Pois os jovens que se aproximam, em geral estão afastados da Igreja e vêm com uma fé bastante deficiente. Não podemos preparar o sacramento do matrimônio com um curso de apenas um fim de semana", sublinhou.

“Temos uma emergência educativa", indicou o Pe. Calle. Por isso, assinalou: "Este ano queremos dizer aos jovens cristãos que desejam casar-se, através do sacramento do matrimônio: “Fiquem atentos, fiquem de pé, pois a igreja deseja acompanhá-los neste momento decisivo na sua vida!'".

Para concluir o delegado da Diocese de Salamanca insistiu na “necessidade de caminhar para a unificação de critérios" e demonstrou sua esperança em que estes dias de estudo e reflexão sobre a preparação ao sacramento do matrimônio tragam luzes para a Igreja na Espanha.

No caso do Brasil o requisito indispensável para contrair matrimônio na Igreja Católica é o curso de noivos, que em algumas dioceses consiste em um único encontro dominical. Entretanto para outras funções na Igreja como catequista ou ministro da Eucaristia, o curso preparatório pode durar até mais de um ano. Para o diaconado permanente o tempo de preparação pedido é de pelo menos 4 anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain