.

.

1 de outubro de 2013

Em entrevista, Papa Francisco fala sobre a igreja e as possíveis mudanças, ao jornal La Repubblica

MI DICE Papa Francis: "O mais grave dos males que afligem o mundo nos últimos anos são o desemprego juvenil ea solidão em que o velho é deixado Old necessidade de cuidado e companheirismo, trabalho com jovens e esperança. .., mas não tem nem um nem o outro, eo problema é que a maioria não procurá-los foram esmagados no presente Dizes-me: você pode viver espremido isso sem memória do passado e sem a vontade de projeto? construção de um projeto, no futuro, um futuro, uma família? pode continuar assim? Isso, para mim, é o problema mais urgente que a Igreja tem diante de si ".

Santidade, eu digo, é um problema especialmente preocupações políticas e econômicas estados, governos, partidos políticos, sindicatos. 

"Sim, você está certo, mas também diz respeito à Igreja, e de fato, acima de tudo a Igreja porque esta situação não fere apenas os corpos, mas também as almas. A Igreja deve sentir-se responsável tanto de almas e corpos ".

Santidade, você diz que a Igreja deve sentir-se responsável. Devo concluir que a Igreja não tem conhecimento deste problema e que vai torcer nesse sentido? 

"Em grande medida, essa consciência está lá, mas não completamente. Eu quero que ele seja muito mais. Este não é o único problema que enfrentamos, mas é a mais urgente ea mais dramática. "
O encontro com o Papa Francesco ocorreu terça-feira passada em sua casa em Santa Marta, em uma pequena sala vazia, uma mesa e cinco ou seis cadeiras, uma pintura na parede. Ele foi precedido por um telefonema que eu nunca vou esquecer, enquanto eu viver.
Eram duas e meia da tarde. Meu telefone toca e a voz um pouco abalada minha secretária disse-me: "Eu tenho o Papa na linha-lo imediatamente."
Resto atordoado enquanto já a voz de Sua Santidade o outro lado disse: "Olá, eu sou Francis Papa". Olá Santidade - e então eu digo - Estou chocado que eu não esperava para me chamar. "Por chateado? Ela me escreveu uma carta pedindo para me conhecer pessoalmente. Eu tive o mesmo desejo, portanto, eles estão aqui para agendar uma consulta. Deixe meu diário: quarta-feira eu não posso, mesmo segunda-feira, terça-feira seria bom? ".
Eu respondo, isso é bom.
"O tempo é um pouco 'desconfortável, o 15, está tudo bem? Caso contrário, mudar o dia. " Santidade, tudo bem também o tempo. "Então, estamos de acordo: Tuesday 24 a 15. Em Santa Marta. Deve entrar pela porta da frente do Santo Ofício ".
Eu não sei como fechar essa chamada e deixe-me ir dizendo que eu posso abraçá-la por telefone? "Certamente, o abraço também. Então vamos fazê-lo em pessoa, adeus. "
Agora eu estou aqui. O Papa vem e me dá uma mão, nós nos sentamos. O papa sorri e diz: "Alguns de meus colegas de trabalho que sabem que ela me disse que ela vai tentar me converter"

É uma piada eu digo-lhe. Mesmo os meus amigos acham que é que você quer me converter.

Ainda sorri e responde: "Proselitismo é uma solene bobagem, não faz sentido. Você tem que conhecer uns aos outros, ouvir uns aos outros e fazer crescer o conhecimento do mundo que nos rodeia. Para mim, acontece que depois de uma reunião que eu quero fazer outro, porque novas idéias e descobrir novas necessidades. Isso é importante: conhecer, escutar, expandir o círculo de pensamentos. O mundo é atravessado por estradas mais juntos e se separam, mas o importante é levar a Boa ".

Santidade, há uma visão única do Bem? E quem define isso? 

"Cada um de nós tem uma visão do bem e do mal também. Temos que fazê-lo mover-se em direção ao que ele acha que é certo ",.

Sua Santidade, ele já havia escrito na carta endereçada a mim. A consciência é autônomo, ele disse, e todos devem obedecer a sua consciência. Eu acho que é um dos passos mais corajosos contada por um Papa 

"E eu repeti-lo aqui. Cada um tem sua própria idéia do bem e do mal e deve optar por seguir o bem e combater o mal como ele as concebe. Isso seria o suficiente para melhorar o mundo. "

A Igreja está fazendo isso? 

"Sim, nossas missões têm esta finalidade: identificar as necessidades materiais e imateriais das pessoas e tentar conhecê-los como pudermos. Você sabe o que é "ágape"? ».

Sim, eu sei. 

"É o amor pelos outros, como nosso Senhor pregou. Não é proselitismo, é o amor. O amor ao próximo, o fermento que serve o bem comum. "

Ame o seu próximo como a si mesmo. 

"Exatamente, é isso."

Jesus, em sua pregação, ele disse que o amor ágape para os outros, é a única maneira de amar a Deus, me corrija se eu estiver errado. 

"É errado. O Filho de Deus se encarnou nas almas dos homens para incutir o sentimento de fraternidade. Todos os irmãos e todos os filhos de Deus Abba, como lhe chamou o Padre. Eu vou desenhar o caminho, disse ele. Siga-me e você vai encontrar o Pai, e você será todos os seus filhos e que ele terá prazer em você. O ágape, o amor de cada um de nós para o outro, desde o mais próximo ao mais distante, é na verdade a única maneira que Jesus nos deu para encontrar o caminho da salvação e das bem-aventuranças ".

No entanto, a exortação de Jesus, já mencionamos antes, é que o amor ao próximo é igual ao que temos por nós mesmos. Então, o que muitas chamada narcisismo é reconhecido como válido, positivo, na mesma medida o outro. Nós conversamos um pouco sobre isso.

"Para mim - disse o Papa - não gosto da palavra narcisismo, indica um amor excessivo por si mesmo e isso não é bom, pode produzir sérios danos não apenas à alma das pessoas afetadas, mas também na relação com os outros, com a sociedade em que ele vive. O verdadeiro problema é que os mais afetados por este que é na verdade uma espécie de transtorno mental são pessoas que têm uma grande quantidade de energia. Muitas vezes, os chefes são narcisos ".

Muitos líderes da igreja eram.

"Você sabe como eu me sinto sobre isso? Os líderes da igreja eram muitas vezes narcisos, lisonjeado e excitado mal por seus cortesãos. O tribunal é a lepra do papado. "

Hanseníase do papado, ele disse exatamente isso. Mas qual é o tribunal? Talvez alude à Curia? Eu perguntei. 

"Não, não há, por vezes, na Cúria dos cortesãos, mas a Cúria como um todo é outra coisa. É o que se chama nos exércitos da administração, gerencia os serviços que servem a Santa Sé. Mas tem um defeito: é Vaticano-centric. Vê e cuida dos interesses do Vaticano, que ainda são, para a maior parte, os interesses temporais. Esta perspectiva negligencia o mundo Vaticano-centric que nos rodeia. Eu não compartilho dessa visão, e eu vou fazer de tudo para mudar isso. A Igreja é, ou tem que voltar a ser uma comunidade do povo de Deus e os padres, pastores, bispos, com o cuidado das almas, estão a serviço do povo de Deus A Igreja é isto, uma palavra não surpreendentemente diferente da Santa Sé que tem uma função importante, mas está a serviço da Igreja. Eu não teria sido capaz de ter plena fé em Deus e em Seu Filho, se eu não tinha formado na igreja e eu tive a sorte de estar na Argentina, em uma comunidade, sem a qual eu não teria tido conhecimento de mim e de minha fé. "

Ela ouviu sua vocação desde tenra idade? 

"Não, não é muito jovem. Eu tive que fazer outro trabalho na minha família, trabalhar, ganhar algum dinheiro. Eu fiz a universidade. Eu também tive um professor para o respeito e amizade que me concebeu, era um fervoroso comunista. Costumo ler e me deu para ler os textos do Partido Comunista. Então eu sabia também que a concepção muito materialista. Eu me lembro que eu fiz também a declaração de que os comunistas americanos em defesa dos Rosenbergs que tinham sido condenados à morte. A mulher com quem estou a falar mais tarde foi preso, torturado e assassinado pela ditadura, em seguida, governando na Argentina. "

Comunismo seduziu? 

"Seu materialismo não tinha nenhum poder sobre mim. Mas, para conhecê-lo através de uma pessoa corajosa e honesta eu era útil, percebi algumas coisas, um aspecto do social, que, em seguida, encontrei-me na doutrina social da Igreja ".

A Teologia da Libertação, que o Papa João Paulo II excomungado, era muito presente na América Latina. 

"Sim, muitos de seus membros eram argentinos."

Você acha que ele estava certo de que o Papa lutou com eles? 

"Ele certamente deu um seguimento político a sua teologia, mas muitos deles eram crentes e com um alto conceito de humanidade."

Santidade, deixe-me dizer-lhe uma coisa me em minha formação cultural? Fui criado por uma mãe que é muito católica. Aos 12, ele ganhou um catecismo raça mesmo entre todas as paróquias de Roma e recebi um prêmio do Vicariato. Estou recebendo a comunhão na primeira sexta-feira de cada mês, na verdade, a liturgia praticada e creu. Mas tudo isso mudou quando entrei na escola. Eu li, entre outros textos de filosofia que nós estudamos, o "Discurso do Método" de Descartes e fiquei impressionado com a frase, tornou-se um ícone, "Penso, logo existo". O ego tornou-se, assim, a base da existência humana, a sede do pensamento autônomo. 

"Descartes, no entanto, nunca negou a fé do Deus transcendente."

É verdade, mas ele lançou as bases de uma visão completamente diferente e aconteceu de eu caminhar juntos nesse local, em vez de mais tarde, corroborado por outras leituras me levou para um lado completamente diferente. 

"Vós, porém, pelo que entendi, é um não-crente, mas não é um anti-clerical. São duas coisas muito diferentes. "

É verdade que há inimigos, mas eu recebo quando eu encontrar um clerical. 

Ele sorri e diz: "Isso também acontece comigo quando eu estou enfrentando um clerical se tornar inimigos estrondo. Clericalismo não deve ter nada a ver com o cristianismo. São Paulo, que foi o primeiro a falar aos gentios, os pagãos, os crentes de outras religiões, foi o primeiro a nos ensinar. "

Posso perguntar-lhe, Sua Santidade, o que são os santos que ela se sente mais perto de sua alma e que formou sua experiência religiosa? 

"São Paulo é o único que colocou a pedra angular de nossa religião e nosso credo. Você não pode ser um cristão sem consciente São Paulo. Ele traduziu a pregação de Cristo em uma estrutura doutrinária que, mesmo com as atualizações de uma vasta quantidade de pensadores, teólogos, pastores, resistiu e resiste depois de dois mil anos. E, em seguida, Agostinho, Bento e Thomas e Inácio. E, claro, Francis. Eu tenho que explicar por quê? ".
Francis - deixe-me neste momento para chamá-lo assim, porque é o próprio Papa que sugerem isso para o jeito que ele fala, o jeito que ele sorri, por suas exclamações de surpresa ou partilha, olha para mim como para me incentivar a fazer perguntas ainda mais difíceis e mais constrangedor para quem guia a Igreja.

Então eu lhe pergunto: Paul explicou a importância eo papel que ela tem desempenhado, mas eu gostaria de saber qual desses nomeado sente mais perto de sua alma? 

"Eu estou pedindo por uma mesa, mas você pode fazer as paradas quando se trata de esportes ou coisas semelhantes. Eu poderia dizer o nome dos melhores jogadores de futebol da Argentina. Mas os santos ... ".

Eles dizem piadas com patifes, sabe o provérbio? 

"Exatamente. No entanto, eu não vou fugir à sua pergunta, porque ela não me pediu um ranking da mas cultural e religioso que está mais perto de minha alma. Então eu digo: Agostinho e Francisco ".

Não Inácio, de cuja ordem você veio? 

"Inácio, por razões compreensíveis, é o que eu sei mais do que outros. Ele fundou a Ordem. Lembre-se que também veio dessa Ordem Carlo Maria Martini, para mim e para você também caro. Os jesuítas foram e ainda são o fermento - e não só isso, mas talvez o mais eficaz - a catolicidade: a cultura, ensino, testemunho missionário, a fidelidade ao Papa. Mas Inácio fundou a Sociedade, ele também foi um reformador e um místico. Especialmente um místico. "

 E ele acha que os místicos têm sido importantes para a Igreja? 

"Eles foram fundamentais. A religião sem místicos é uma filosofia. "

Ela tem uma vocação mística? 

"Ela o que você acha?".

Para mim, parece que não.

"Ele provavelmente está certo. Eu amo os místicos, Francis também para muitos aspectos de sua vida que era, mas eu não acho que eu tenho a vocação e, em seguida, devemos entender o significado profundo da palavra. O místico pode se despir de fazer, dos fatos, objetivos e até mesmo a missão pastoral e sobe para a comunhão com as bem-aventuranças. Breves momentos, mas encher a vida inteira. "

Já aconteceu com ela? 

"Raramente. Por exemplo, quando o conclave elegeu me Antes Papa pediu que ele fosse capaz de se mover por alguns minutos na sala ao lado do outro com a varanda com vista para a praça. Minha cabeça estava completamente vazia e havia me invadido grande ansiedade. Para torná-lo ir e relaxar fechei os olhos e desapareceu cada pensamento, mesmo se recusar a aceitar a posição que o resto do procedimento litúrgico permite. Eu fechei meus olhos e eu já não tinha qualquer ansiedade ou emoção. Em um ponto eu estava cheio de uma grande luz, durou um momento, mas para mim parecia muito longa. Então a luz me dissipado Eu me levantei bruscamente e entrou na sala onde eu esperei para os cardeais e da mesa em que era o instrumento de aceitação. Eu assinei, o Cardeal Camerlengo, ele confirmou na varanda e, em seguida, houve o "We Have a Pope."
Estávamos um pouco 'em silêncio, e depois disse, falando sobre os santos que ela se sente mais perto de sua alma e que foram deixados para Agostinho. Você vai me dizer por que eu me sinto muito perto dele? 

"Até o meu antecessor Agostinho como um ponto de referência. Esse santo passou por muitas vicissitudes de sua vida e mudou de mãos várias vezes a sua posição doutrinária. Ele também teve palavras duras contra os judeus, que eu nunca compartilhado. Ele tem escrito muitos livros e que eu acho que é mais revelador da sua intimidade intelectual e espiritual são as "Confissões", também contêm algumas manifestações de misticismo, mas não é, como muitos argumentam em vez disso, o seguidor de Paulo. Na verdade, ele vê a Igreja e a fé de maneiras muito diferentes por Paul, talvez porque ele tinha sido quatro séculos entre um e outro. "

Qual é a diferença, Sua Santidade? 

"Para mim, em dois aspectos, substanciais. Agostinho se sente impotente diante da imensidão de Deus e as tarefas a que um cristão e um bispo deve cumprir. No entanto, ele não era de forma impotente, mas a sua alma estava se sentindo mais e ainda estar abaixo do que ele queria e precisava. E então a graça dispensada pelo Senhor como um elemento fundamental da fé. Da vida. O sentido da vida. Quem não é tocado pela graça, pode ser uma pessoa sem defeito e sem medo, como dizem, mas nunca será como uma pessoa que está a graça tocou. Esta é a visão de Agostinho. "

Ela se sente tocado pela graça? 

"Isso pode não conheço ninguém. Graça não é parte da consciência, é a quantidade de luz em nossas almas, não a sabedoria, nem a razão. Ela, também, sem o seu conhecimento, poderia ser tocado pela graça. "

Sem fé? Não crente? 

"A graça que se refere à alma."

Eu não acredito que a alma.

"Eu não acredito nisso, mas tê-lo."

Santidade, havia dito que ela não tem intenção de me converter e eu não acho que tenhamos sucesso. 

"Isso você não sabe, mas eu não tenho nenhuma intenção".

E Francis? 

"É ótimo, porque ele é tudo. O homem quer fazer, quer construir, ele fundou uma Ordem e suas regras, é itinerante e missionário, é um poeta e profeta, é mística, encontrou-se no mal e saiu, amo a natureza, os animais, o fio grama do gramado e os pássaros voando no céu, mas, sobretudo ama as pessoas, crianças, idosos, mulheres. É o exemplo mais brilhante de quell'agape falamos antes ".

Santidade é certo, a descrição é perfeita. Mas porque nenhum de seus antecessores nunca escolheu esse nome? E eu acho que, depois de mais ninguém vai escolher? 

"Nós não sabemos, não hipotecar o futuro. É verdade que ninguém antes me escolheu. Aqui nos deparamos com o problema de problemas. Gostaria de algo para beber? ".
Obrigado, talvez um copo de água.
Ele se levanta, abre a porta, ora a um colega de trabalho que está na entrada de trazer dois copos de água. Ele me pergunta se eu quero um café, eu digo que não. Aí vem a água. No final da nossa conversa, meu copo está vazio, mas a sua ficou completo. Ele limpa a garganta e começa.
"Francis queria uma ordem mendicante, e também viajar. Missionários que procuram atender, ouvir, falar, ajudar fé propagação e amor. Especialmente o amor. E sonhava um pobre Igreja a cuidar dos outros, e recebeu ajuda material fosse para usá-los para apoiar os outros, sem se preocupar com ela. 800 anos se passaram desde então e os tempos mudaram, mas o ideal de uma Igreja missionária e pobres é mais do que válido. Esta ainda é a Igreja que pregou Jesus e seus discípulos. "

Vocês cristãos são agora uma minoria. Mesmo na Itália, que é conhecido como o jardim do Papa, católicos praticantes de acordo com algumas pesquisas seria entre 8 e 15 por cento. Os católicos que se dizem, mas na verdade eles não são very'm a 20 por cento. No mundo existe um bilhão de católicos e ainda mais, e com outras Igrejas cristãs passar o bilhão e meio, mas o planeta é povoado de 6-7 bilhões de pessoas. Você certamente são muitos, especialmente na África e na América Latina, mas minorias. 

"Nós sempre temos sido, mas hoje a questão não é isso. Pessoalmente, eu acho que ser uma minoria é realmente uma força. Precisamos ser um fermento de vida e amor e da levedura é uma quantidade infinitamente menor do que a massa de frutas, flores e árvores que nascem a partir do fermento. Parece que eu disse antes que nosso objetivo não é fazer proselitismo, mas de ouvir as necessidades, desejos e decepções, desespero, esperança. Precisamos restaurar a esperança aos jovens, ajudar o velho, aberto para o futuro, espalhar o amor. Mais pobres dos pobres. Devemos incluir a paz excluídos e pregou. O Vaticano II, inspirado pelo Papa Paulo VI e João, decidiu olhar para o futuro com uma cultura moderna e aberta a. Os Padres conciliares sabia que se abrem para a cultura moderna significava o ecumenismo religioso e do diálogo com os não crentes. Depois que foi feito muito pouco nessa direção. Eu tenho a humildade ea ambição de querer fazer. "
 Il Papa a Scalfari: così cambierò la Chiesa "Giovani senza lavoro, uno dei mali del mondo"

Também porque - devo acrescentar - a sociedade moderna em todo o planeta por um período de profunda crise e não só econômica, mas social e espiritual. Você está no início do nosso encontro descrito uma enterrada na geração atual. Também não sinto este crentes que sofrem quase antropológica. Por isso, queremos dialogar com os crentes e que melhor representa-los. 

"Eu não sei se eu sou o melhor que existe, mas a Providência me colocou na cabeça da Igreja e da Diocese de Peter. Vou fazer o que está em mim para cumprir o mandato que me foi confiado. "

Jesus, como você apontou, ele disse: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Você acha que isso aconteceu? 

"Infelizmente, não. O egoísmo é aumentada e amor para com os outros diminuiu. "
Portanto, este é o objetivo que temos em comum: pelo menos igualar a intensidade destes dois tipos de amor. Sua Igreja está preparada e equipada para realizar esta tarefa?
"O que você acha? '.

Acho que o amor para poder temporal ainda é muito forte entre os muros do Vaticano e na estrutura institucional de toda a Igreja. Eu acho que a instituição é predominante sobre a Igreja pobre e missionária que ela gostaria. 

"As coisas são de fato assim neste assunto, e você não faz milagres. Lembre-se que mesmo em sua época Francis teve longas negociações com a hierarquia romana eo papa para reconhecer as regras de sua ordem. Eventualmente, obteve a aprovação, mas com profundas mudanças e compromissos. "

Você terá que seguir o mesmo caminho? 

"Eu não tenho certeza de Francisco de Assis e eu não tenho a sua força e sua santidade. Mas eu sou o Bispo de Roma e Papa do mundo católico. Eu decidi que a primeira coisa a nomear um grupo de oito cardeais que será o meu conselho. Não cortesãos, mas as pessoas sábias e animados por meus próprios sentimentos. Este é o começo daquela Igreja com uma organização não só de cima para baixo, mas também horizontalmente. Quando o cardeal Martini falou sobre focando os concílios e os sínodos sabia como era longo e difícil caminho a percorrer nesse sentido. Com cautela, mas com firmeza e tenacidade ".

E a política? 

"Por que você pergunta? Eu já disse que a Igreja não vai lidar com a política. "

Mas poucos dias atrás apelou aos católicos para participar civilmente e politicamente. 

"Eu não tenho dirigidas apenas aos católicos, mas a todos os homens de boa vontade. Eu disse que a política é a primeira das atividades civis e tem o seu próprio campo de ação não é o da religião. As instituições políticas são secular por definição operam em esferas independentes. This've foi dito todos os meus antecessores, pelo menos por muitos anos aqui, embora com diferentes sotaques. Eu acredito que os católicos envolvidos na política têm em si os valores de sua religião, mas um conhecimento maduro e experiência para implementá-las. A Igreja nunca vai além da tarefa de exprimir e divulgar seus valores, pelo menos até que eu estarei aqui. "

Mas não foi sempre assim a Igreja.

"Ele quase nunca é o caso. Muitas vezes, a Igreja, como instituição, tem sido dominada por temporalism e muitos membros e altos líderes católicos ainda têm de se sentir desta forma. Mas, agora, deixe-me lhe fazer uma pergunta: você, secular não-crente em Deus, o que você acredita? Ela é um escritor e um homem de pensamento. Então, acreditar em algo, terá um valor dominante. Não me responda com palavras como honestidade, a pesquisa, a visão do bem comum, e todos os princípios e valores que são importantes, mas não é isso que eu peço. Eu pergunto a ela o que ela acha da essência do mundo, na verdade o universo. Eles vão pedir, é claro, como todo mundo, quem somos, de onde viemos, para onde vamos. Se uma criança faz essas perguntas. E você? ".

Eu sou grato por esta questão. A resposta é esta: Eu acredito no Ser, que está no tecido a partir do qual surgem as formas, corpos. 

"E eu acredito em Deus, não em um Deus católico, não há Deus católico, não é Deus e eu acredito em Jesus Cristo, sua encarnação. Jesus é meu professor e meu pastor, mas a Deus, o Pai, Abba, é a luz eo Criador. Este é o meu ser. Ela sente que estamos muito distantes um do outro? "

Estamos pensamentos distantes, mas semelhantes como seres humanos, inconscientemente, animado pelos nossos instintos que se transformam em impulsos, sentimentos e vontade, do pensamento e da razão. Neste somos como. 

"Mas o que vocês chamam o Ser deseja definir como ela pensa?".

Ser é um tecido de energia. Energia caótica, mas o caos indestrutível e eterno. De que formas de energia surgem quando a energia chega ao ponto de explodir. As formas têm suas próprias leis, seus campos magnéticos, os elementos químicos, que combinam aleatoriamente evoluir, eventualmente, ir para fora, mas a sua energia não é destruída. O homem é, provavelmente, o único animal dotado de pensamento, pelo menos em nosso planeta e sistema de know-ing. Eu disse que é impulsionado por instintos e desejos, mas gostaria de acrescentar que também contém em si uma ressonância, um eco, uma vocação do caos. 

"Tudo bem. Eu não queria me fazer um resumo de sua filosofia e me disse o quanto é suficiente para mim. Eu olho para a minha parte que Deus é luz que ilumina a escuridão, mesmo se ele se dissolve e uma centelha de luz divina que está dentro de cada um de nós.
Na carta que eu escrevi a memória de lhe dizer que a nossa espécie vai acabar, mas não vai acabar com a luz de Deus nesse momento vão invadir todas as almas e tudo vai ficar ".

 Sim, eu me lembro bem, disse ele, "toda a luz que está em todas as almas", que - se me permitem - que dá mais uma figura de imanência da transcendência. 

"Transcendência é porque essa luz, apesar de tudo, transcende o universo e as espécies que nele habitam nessa fase. Mas voltando ao presente. Fizemos um passo em frente em nosso diálogo. Descobrimos que, na sociedade e no mundo em que vivemos egoísmo aumentou muito mais amor pelos outros e os homens de boa vontade devem trabalhar, cada um com suas próprias forças e competências, para garantir que o amor pela outros aumentos até que é igual e, eventualmente, exceder o amor por si mesmos ".

Aqui também a política é posta em causa. 

"Certamente. Pessoalmente acho que o chamado liberalismo selvagem que isso faz o forte mais forte eo mais fraco fraco e excluídos mais excluídos. É preciso ter muita liberdade, sem discriminação, sem demagogia e muito amor. É preciso regras de conduta e também, se necessário, a intervenção direta do Estado para corrigir as desigualdades mais intoleráveis. "

Santidade, ela é certamente uma pessoa de grande fé, tocado pela graça, animado pelo desejo de reviver uma igreja pastoral, missionário, regenerado e não temporalistic. Mas do jeito que ele fala eo que eu entendo, ela é e será um Papa revolucionário. Por meio dos jesuítas, meio-homem de Francis, uma combinação que, talvez, ele nunca tinha visto. E então, como o "Noivos", de Manzoni, Holderlin, Leopardi e especialmente Dostoiévski, o filme "The Road" e "Orchestra Rehearsal", de Fellini, "Open City" dos filmes de Rossellini e também Aldo Fabrizi . 

"O que eu gosto, porque eu os vi com meus pais quando eu era criança."
Aqui está. Posso sugerir para ver dois filmes lançados recentemente? "Viva a liberdade" e os filmes de Fellini, Ettore Scola. Tenho certeza que ela vai gostar.

Sobre o poder que eu digo, você sabe que daqui a vinte anos eu fiz um mês e meio de exercícios espirituais pelos jesuítas?
Havia nazistas em Roma e eu tinha desertado do serviço militar. Estávamos punível com a pena de morte. Os jesuítas desde que organizou um retiro para nós o tempo todo quando estávamos nos escondendo em sua casa e assim foi.

"Mas é impossível resistir a um mês e meio de exercícios espirituais", diz ele espantado e divertido. Vou dizer mais da próxima vez. Nós abraçamos. Subimos a escadaria curta que nos separa da porta. Peço ao Papa para me acompanhar, mas ele não descarta a com um gesto. "Também vamos discutir o papel das mulheres na Igreja. Lembre-se que a Igreja é feminino ". 

E se você quiser falar também de Pascal. Eu gostaria de saber o que ele pensa da grande alma.

"Traga toda a sua família as minhas bênçãos e pedir-lhes que orem por mim. Você pensa em mim, pense em mim muitas vezes. "

Apertamos as mãos e ele fica parado com os dois dedos levantados em bênção. Saúdo-o pela janela. Este é Papa Francesco. Se a Igreja se tornará como ele pensa e quer será alterado era. 


Fonte: Jornal la Repubblica.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain