.

.

2 de outubro de 2013

Vaticano: prossegue o Conselho dos cardeais-conselheiros do Papa

Depois da audiência geral desta quarta-feira, 02, o Papa Francisco se reuniu com o grupo dos 8 cardeais que formam o Conselho nomeado para estudar o projeto de reforma da Cúria, o Governo da Igreja Católica.

Segunda-feira, 30, foi divulgado o documento escrito à mão com o qual o Papa oficializou a criação desta nova instituição da Igreja, “um novo instrumento de consulta”, com o qual Francisco poderá contar durante seu Pontificado.

Os nomes dos cardeais membros do Conselho foram anunciados no último dia 13 de abril, assim como o objetivo: “ajudar o Papa no Governo da Igreja Universal e estudar um projeto de revisão da Constituição Apostólica Pastor Bonus sobre a Cúria Romana".

Em seu documento, Francisco lembrou que a criação deste grupo surgiu a partir das sugestões e propostas realizadas nas Congregações dos cardeais prévias ao conclave, quando muitos pediram uma urgente reforma do Governo da Igreja e, inclusive, de um modo mais transparente e colegial.

Segundo a Sala de Imprensa, o Conselho dos 8 cardeais “não tomará nenhuma decisão própria", mas “ajudará Francisco em algumas questões do Governo da Igreja”.

A primeira rodada de reuniões está sendo realizada em dois turnos com a presença do Papa, de manhã e à tarde, até o dia 3, já que sexta-feira, 4, Francisco vai a Assis.

Na agenda dos três dias de encontro, estão também a eliminação ou a fusão de alguns organismos da Cúria; poder, competências e estrutura da Secretaria de Estado, e a proposta de se nomear uma nova figura, a do "moderator curiae". 

É possível ainda – como antecipado por Francisco no voo de volta de sua viagem ao Rio de Janeiro, que seja abordado o tema dos divorciados que voltaram a se casar no marco do pastoral matrimonial.

O Conselho é formado por cardeais representantes dos cinco continentes: o italiano Giuseppe Bertello, Presidente do Governo do Estado da Cidade do Vaticano, o arcebispo emérito de Santiago do Chile, Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa; o arcebispo de Mumbai, Dom Oswald Graças; o arcebispo de Munique, Cardeal Reinhard Marx, e o arcebispo de Kinshasa, (RD Congo) Cardeal Laurent Monsengwo Pasinya.

Compõem também o Conselho o arcebispo de Boston, o capuchinho Cardeal Sean Patrick O'Malley, e os arcebispos de Sydney, Cardeal George Pell, e o de Tegucigalpa (Honduras), Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, que tem a função de coordenador, enquanto o bispo de Albano, Dom Marcello Semeraro, é o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain