.

.

15 de outubro de 2012

II - A queda dos anjos ( 391-395 ) - Catecismo da Igreja



Por trás da poção de desobediência de nossos primeiros pais há uma voz sedutora, que se opõe a Deus, e que , por inveja, os faz cair na morte.
A Escritura e a Tradição da Igreja vêem neste ser um anjo destronado, chamado Satanás ou
Diabo.

A Igreja ensina que ele tinha sido anteriormente um anjo bom, criado por Deus. – Com efeito, o Diabo e outros demônios foram por Deus criados bons em (sua) natureza, mas se tornaram maus por sua própria iniciativa.

A Escritura fala de um pecado desses anjos. Esta “queda” consiste na opção livre desses espíritos criados, que rejeitaram radical e irrevogavelmente a Deus e o seu Reino. Temos um reflexo desta rebelião nas palavras do Tentador ditas a nossos primeiros pais: “ E vós sereis como deuses” (Gn 3,5). O Diabo é “pecador desde o princípio” (1Jo 3,8), “pai da mentira” (Jô 8,44).

É o caráter irrevogável da sua opção, e não uma deficiência da infinita misericórdia divina, que faz com que o pecado dos anjos não possa ser perdoado.
“Não existe arrependimento para eles depois da queda, como não existe arrependimento para os homens após a morte.

A Escritura atesta a influência nefasta daquele que Jesus chama de “o homicida desde o principio” (Jô 8,44), e que até chegou a tentar desviar Jesus da sua missão recebida do Pai. “Para isso é que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo” (1Jo 3,9). A mais grave dessas obras, devido às suas conseqüências, foi a sedução mentirosa que induziu o homem a desobedecer a Deus.

Contudo, o poder de Satanás não é infinito. Ele não passa de uma criatura, poderosa pelo fato de ser puro espírito, mas sempre criatura: não é capaz de impedir a edificação do Reino de Deus. Embora Satanás atue no mundo por ódio contra Deus e o seu Reino em Jesus Cristo , e embora a sua ação cause graves danos
- de natureza espiritual e , indiretamente, até de natureza física
- para cada homem e para a sociedade, esta ação é permitida pela divina Providência, que com vigor e doçura dirige a história do homem e do mundo. A permissão divina da atividade diabólica é um grande mistério, mas “nós sabemos que Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam” 9Rm 8,28).

Daniel - 12,1


“Naquele tempo, surgirá Miguel, o grande chefe, o protetor dos filhos do seu povo. Será uma época de tal desolação, como jamais houve igual desde que as nações existem até aquele momento. Então, entre os filhos de teu povo, serão salvos todos aqueles que se acharem inscritos no livro.”

Apocalipse – 12,7-12

 “Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate,mas não prevaleceram.

E já não houve lugar no céu para eles.Foi então precipitado o grande Dragão, a primitiva Serpente, chamado Demônio e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos. Eu ouvi no céu uma voz forte que dizia: Agora chegou a salvação, o poder e a realeza de nosso Deus, assim como a autoridade de seu Cristo, porque foi precipitado o acusador de nossos irmãos, que os acusava, dia e noite, diante do nosso Deus.

Mas estes venceram-no por causa do sangue do Cordeiro (Jesus Cristo Crucificado) e de seu eloqüente testemunho. Desprezaram a vida até aceitar a morte. Por isso alegrai-vos, ó céus, e todos que aí habitais. Mas, ó terra e mar, cuidado! Porque o Demônio desceu para vós, cheio de grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta.”


COMENTÁRIO: O demônio, por inveja , quer levar consigo para o inferno o maior número de almas possíveis, o mais rápido possível, pois ele sabe que pouco tempo lhe resta até que Jesus volte Glorioso no Fim dos Tempos, e mande todos os demônios para o inferno e lacre o inferno, fazendo com que o inferno e os demônios não mais tenham poder de atuação aqui na Terra, e o tempo urge , e o demônio sabe muito bem disso, e fará de tudo, como falsos milagres e prodígios que poderão enganar até mesmo os escolhidos para levar o máximo de almas que ele conseguir no pouco tempo que lhe resta antes de sua precipitação definitiva no inferno!


Fonte: Fim dos Tempos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain