.

.

6 de junho de 2015

Papa Francisco aos habitantes de Sarajevo: irei até vós como mensageiro da paz e da convivência inter-religiosa



O Papa Francisco enviou uma vídeo-mensagem aos católicos e à população da Bósnia e Herzegovina com motivo da sua viagem a Sarajevo no próximo dia 6 de junho e assegurou: “Venho até vós, com a ajuda de Deus, para confirmar na fé os fiéis católicos, para promover o diálogo ecumênico e inter-religioso e sobretudo para encorajar a convivência pacífica no vosso país”.

“Queridos irmãos e irmãs, estou há poucos dias da viagem que me levará a estar perto de vocês em Sarajevo. Este pensamento me dá alegria, e desejo desde agora dirigir a minha saudação cordial a todos vocês que moram nesta cidade e na Bósnia-Herzegovina”, expressou o Santo Padre.

O Papa Francisco, cuja viagem tem por lema “Paz esteja com vocês”, assinalou: “Chegarei a este país da Ex-Iugoslavia, com a ajuda de Deus, para confirmar na fé os fiéis católicos, para sustentar o diálogo ecumênico e inter-religioso e especialmente para animar a convivência pacífica”.

“Convido-vos a unir-se às minhas orações, para que esta viagem apostólica possa produzir os frutos esperados para a comunidade cristã e para toda a sociedade, ” expressou o Pontífice aos habitantes do país, conformado por ortodoxos, católicos e muçulmanos.

“‘A paz esteja convosco’. Este é o lema da minha visita. São as palavras com as quais Jesus ressuscitado saudou seus discípulos quando apareceu entre eles no Cenáculo, na noite da Páscoa. É Ele, o Senhor, nossa força e nossa esperança, quem nos dá sua paz, para que a acolhamos em nosso coração e a difundamos com alegria e com amor”, afirmou o Papa Francisco.

O Santo Padre indicou: “Estou preparando-me para partir como um “irmão mensageiro de paz”, e expressar a todos estima e amizade. “Gostaria de anunciar a cada pessoa, a cada família, a cada comunidade a misericórdia, a ternura e o amor de Deus”, disse ainda o Papa Francisco.

“Queridos irmãos de Bósnia e Herzegovina, garanto a todos vocês o meu afeto e a minha forte proximidade espiritual e encorajo os católicos a serem testemunhas da fé e do amor de Deus, atuando por uma sociedade que caminhe rumo à paz na convivência e na colaboração recíproca”, exortou o Pontífice.

O Papa Francisco concluiu a vídeo-mensagem: “Invoco sobre Sarajevo e sobre o país inteiro a bênção do Senhor e a proteção maternal da Virgem Maria. Obrigado e até breve! ”.

Bósnia-Herzegovina formou parte da antiga Iugoslávia e sofreu uma cruenta guerra nos inícios da década de 90, logo depois da queda do comunismo na Europa do Leste. Entretanto, atualmente trabalha pela reconciliação entre seus diferentes grupos étnicos e religiosos.

Esta será a oitava viagem internacional do Papa Francisco e o décimo primeiro país que visita. Entre os acompanhantes do Pontífice estarão o Cardeal Jean Lous Tauran, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso; e o Cardeal Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos.

Entre outras atividades, o programa planeja um encontro ecumênico e inter-religioso no Centro internacional de estudos franciscanos, um encontro com os jovens e uma Missa no Estádio Koševo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain