.

.

6 de junho de 2015

Santa Sé detalha programa do Papa Francisco na sua próxima viagem a Sarajevo


 A Santa Sé detalhou esta semana o programa da visita apostólica do Papa Francisco a Sarajevo (Bósnia-Herzegovina), no próximo 6 de junho, onde destaca a Missa no Estádio Koševo e o encontro ecumênico e inter-religioso no Centro Internacional de estudos franciscanos.

Esta será a oitava viagem internacional do Papa Francisco e o décimo primeiro país que visita. Entre os acompanhantes do Pontífice estarão o Cardeal Jean Lous Tauran, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso; e o Cardeal Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos.

A Bósnia-Herzegovina formou parte da antiga Iugoslávia e sofreu uma cruenta guerra no início da década de 1990. Apesar do conflito, o país se esforça pela reconciliação entre seus diferentes grupos étnicos e religiosos que inclui católicos, ortodoxos, judeus e muçulmanos.

Precisamente, o Pontífice levará “uma mensagem de paz, de convivência, de reconciliação e de reconstrução para o futuro comum da Bósnia”, conforme declarou o Pe. Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, ao apresentar aos meios de difusão os detalhes da viagem.

O programa

A Santa Sé informou que o Papa partirá do Aeroporto de Roma (Itália) às 7:30 am (hora de Roma), e chegará às 9:00 a.m. ao Aeroporto internacional de Sarajevo. Meia hora depois terá lugar a cerimônia de boas-vindas na praça junto ao Palácio Presidencial. Logo será a visita de cortesia ao Palácio.

Às 10:10am está previsto o encontro com as autoridades e às 11:00am a Missa no Estádio Koševo, onde reunir-se-ão 60.000 pessoas. Posteriormente às 1:15pm Francisco terá o encontro e almoço com os Bispos da Bósnia-Herzegovina na Nunciatura Apostólica.

Às 4:20 p.m. o Papa terá seu encontro com sacerdotes, religiosos e seminaristas na Catedral. Indicou-se ainda que na ocasião participarão o Arcebispo de Sarajevo, Dom Vinko Pulijc; um representante ortodoxo, outro da comunidade judia e um da comunidade islâmica. Logo, às 5:30 p.m, terá lugar o Encontro Ecumênico e Inter-religioso no Centro Internacional de estudos franciscanos.

O Santo Padre se reunirá com os jovens às 6:30pm no Centro diocesano Juvenil “João Paulo II”, onde escutará o testemunho de uma jovem ortodoxa e de um católico; e onde doará uma estátua do agora santo Papa polonês.

Durante sua estadia o Pontífice se deslocará no papamóvel que utiliza na Praça de São Pedro rotineiramente. Nesse sentido, o Pe. Lombardi disse que “não existe preocupações concretas” sobre a segurança do Papa. Tampouco “houve ameaças de tipo terrorista”, afirmou.

Finalmente às 7:45pm será a cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional de Sarajevo, partindo quinze minutos depois para Roma aonde chega às 9:20 p.m., hora local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain