.

.

14 de junho de 2015

“Sejam pastores com a ternura de Deus”: Homilia do Papa no retiro mundial de sacerdotes


Ternura, foi o que pediu o Papa Francisco aos sacerdotes, durante homilia na Missa desta sexta-feira, 12, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. O Pontífice presidiu a Celebração, na Basílica de São João de Latrão, em Roma, no Retiro Mundial dos Sacerdotes.

“É isso que eu peço a vocês: sejam pastores com a ternura de Deus. Deixem o peso na sacristia e sejam pastores com ternura”, disse.

O Santo Padre destacou que as leituras deste dia mostram como Deus é ternura e amor. Segundo o portal Canção Nova, o Papa sublinhou que a primeira leitura em especial é um texto que se deve meditar na solidão e ouvir o que Deus tem a dizer por meio dele.

O texto do profeta Oséias diz: “Quando Israel era criança, eu já o amava, e desde o Egito chamei meu filho. Ensinei Efraim a dar os primeiros passos, tomei-o em meus braços, mas eles não reconheceram que eu cuidava deles”.

Francisco manifestou o quanto é bonito ouvir que o próprio Deus ensina a caminhar. “O Deus onipotente vem até mim e me ensina a caminhar. Quando vimos um Deus tão próximo ao povo? Essa ternura de Deus me ensinou a caminhar, sem ela eu não poderia caminhar no Espírito”, afirmou. Para o Papa, “cada um de nós pode ver nesta leitura, sua própria história”.

Em seguida, o Santo Padre recordou a ternura do Bom Pastor, que não bateu nem gritou com a ovelha, ao contrário, colocou-a sobre os ombros e levou-a para casa. Então, perguntou aos sacerdotes como agem com os fiéis.

 “Quando um fiel falta, você o procura ou já nos acostumamos a ser uma Igreja de uma só ovelha e deixamos que as 99 fiquem perdidas nas montanhas? Sou pastor de ovelhas ou me tornei tosquiador de uma só ovelha? Você se esqueceu de como se dá a ternura?”, questionou

Por fim, o Santo Padre destacou que “o coração de Cristo é a ternura de Deus”, pedindo aos sacerdotes que tratem os pequenos com a mesma atenção e ternura de Cristo. “É isso que nos diz o coração de Cristo, hoje. É isso que peço a vocês nesta Missa, hoje”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain