.

.

29 de julho de 2014

Papel transformador do Evangelho na sociedade à luz da Evangelii Gaudium nas preocupações dos bispos da CPLP, em Luanda


Já decorre em Luanda a Capital angolana a décima primeira reunião dos bispos da Lusofonia, o papel transformador do Evangelho na sociedade à Luz da Encíclica do Papa Francisco domina o encontro.

BRASIL - Durante a eucaristia de abertura que teve lugar na Paróquia de São Paulo nesta segunda-feira (21 de Julho), Dom Raimundo Cardeal Damasceno de Assis, arcebispo da Aparecida/Brasil explicou que a encíclica do Santo Padre é uma carta programática cujo conteúdo deve ser aprofundado pela Igreja com as diversas experiências pastorais.

ANGOLA - O presidente da Conferência Episcopal de Angola e são Tomé (CEAST), Dom Gabriel Mbilingui no discursou de abertura, apontou três acontecimentos eclesiais que ocorreram nos últimos dois anos, que para ele constituíram sinais dos tempos que vão influenciar maiores frutos na evangelização, dentre eles, está a resignação do agora Papa emérito, Bento XVI.

SÃO TOMÉ E PRINCIPE - E o bispo de São Tomé e príncipe Dom Manuel António defendeu a afirmação de fraternidade a partir de uma história comum e que segundo o prelado é expressão do próprio evangelho.

CABO–VERDE - E Dom Ildo Fortes, bispo de Cabo Verde, disse que há diversidades nas realidades das dioceses da Lusofonia, mas os desafios da pastoral são comuns.

MOÇAMBIQUE - E o Arcebispo de Maputo, Dom Francisco Chimoio referiu que Igreja em Moçambique muito tem feito, com vista a resolução dos problemas políticos que o seu país tem registado nos últimos tempos.

PORTUGAL - Já o Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, que também está aqui em Luanda por ocasião do décimo primeiro encontro dos Bispos da Lusofonia, disse que olha para Angola com esperança, por ser um grande país. O Patriarca de Lisboa revelou igualmente que há muitos portugueses com vontade de imigrar para Angola.
GUINE-BISSAU - A Guiné-Bissau é um país da Lusofonia que, depois de mais de dois anos de impasse político, vive um momento de normalização constitucional, depois de o presidente e o novo governo terem entrado em funções. O Bispo da Guiné-bissau, Dom Lamprã Cá disse que a sua Igreja está preocupada com o pagamento irregular dos salários aos funcionários públicos, o que causou um mal-estar generalizado.

Eram os bispos da Comunidade de Países de Língua oficial Portuguesa (CPLP), que estão em Angola, no décimo primeiro encontro dos bispos da Lusofonia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain