.

.

29 de julho de 2014

Papa em Caserta: esperança em Jesus, acolher excluídos, defender a legalidade, tutelar o ambiente

“Não deixeis que vos roubem a esperança!” Foi com este apelo que o Papa Francisco concluiu a homilia perante a multidão de milhares de fieis que em Caserta o esperaram durante horas, para o saudar e acolher a sua mensagem.

A todos o Papa disse que a esperança é Jesus e é Ele o tesouro que transforma a existência dos homens quando o encontram.

A homilia do Santo Padre centrou-se no Evangelho em que Jesus conta duas parábolas, com referência à vida quotidiana das pessoas daquele tempo: a parábola do tesouro escondido no campo e a da pérola de grande valor. Em ambos os casos – fez notar o Papa Francisco - um mesmo sentimento: surpresa e alegria por encontrar a satisfação plena de todos os desejos quando descobrimos na nossa vida a proximidade e a presença de Jesus:

“Uma presença que transforma a existência e nos torna abertos às exigências dos irmãos; uma presença que nos convida a acolher cada presença, também aquela do estrangeiro e do migrante.”

Quando encontramos Jesus ficamos fascinados, conquistados e deixa-se com alegria o normal modo de viver “para abraçar o Evangelho, para nos deixarmos guiar pela lógica nova do amor e do serviço humilde e desinteressado” – afirmou o Santo Padre que, contudo, advertiu que, para termos o Reinos dos Céus, não basta entusiasmo, é preciso colocar Deus em primeiro lugar:

“Dar o primado a Deus significa ter a coragem de dizer não ao mal, não à violência, para viver uma vida de serviço aos outros e em favor da legalidade e do bem comum.”

“Quem se torna amigo de Deus, ama os irmãos, empenha-se a salvaguardar a sua vida e a sua saúde respeitando o ambiente e a natureza. Eu sei que vós sofreis por estas coisas. Mas eu não posso dar-vos a esperança. Mas eu posso dizer-vos: onde está Jesus está a esperança, onde está Jesus ama-se os irmãos, empenhamo-nos a salvaguardar a sua vida, a sua saúde, também respeitando o ambiente e a natureza. É esta a esperança que nunca desilude.”

Na conclusão da sua homilia o Papa Francisco referiu-se à Padroeira de Caserta Santa Ana que neste sábado se festejava, e referiu gostar de lhe chamar “avó” pois sendo mãe de Maria foi ela que preparou a sua filha para ser Rainha dos Céus e da Terra.
O Santo Padre apelou a todos para viverem na fraternidade e na solidariedade “com esperança” pois “a esperança nunca desilude” E repetiu a expressão que tanto gosta de dizer: não deixeis que vos roubem a esperança.” (RS)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain