.

.

4 de julho de 2014

Iraque: Dom Raphaël Sako está escandalizado com o egoísmo do Ocidente


A Arábia Saudita reforçou o controle na fronteira com o Iraque com outros 30 mil soldados, por causa da avançada do movimento integralista do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Isis).

A decisão foi tomada depois da notícia sobre a retirada das tropas iraquianas das áreas onde os milicianos de Al-Qaeda estão conquistando posições. Nesta quinta-feira, o Isis anunciou a criação de um califado nos territórios controlados pelo grupo islâmico no Iraque e na Síria.

Numa entrevista à Rádio Vaticano o Patriarca de Babilônia dos Caldeus, Dom Louis Raphaël I Sako, disse que as comunidades cristãs iraquianas estão cada vez mais preocupadas.

"O país vive hoje uma situação caótica e caminha rumo à divisão. O Curdistão é autônomo e as províncias sunitas não são controladas pelo Governo central. O sul é mais estável porque é quase todo controlado pelos xiitas. Qual será o fim dos cristãos? De qualquer forma, tanto cristãos quanto muçulmanos estão com medo, pois todo o sistema é frágil. Não sabemos quando a situação irá explodir. Existe o perigo de uma guerra civil entre sunitas, xiitas e outros para enfraquecer cada grupo e dizer no final que não há outra solução a não ser a divisão do país em três partes. Estou realmente muito chocado e escandalizado com o egoísmo e o individualismo do Ocidente. Faço um apelo a todos, a todas as Igrejas, Conferências Episcopais, aos cristãos e comunidades religiosas para que levantem suas vozes e condenem tudo isso. Por que ter medo de dizer a verdade"? (MJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain