.

.

29 de julho de 2014

Missas em Sta.Marta permitiram a “despapolatrização” – a opinião de José Carlos Carvalho, biblista português


Esta semana é mais uma das várias semanas deste verão em que as Missas em Santa Marta com o Papa Francisco estão suspensas. Serão retomadas no dia 1 de setembro, segunda-feira. Neste tempo, em que já vamos sentindo a falta deste momento de celebração eucarística, de comunhão e comunicação com o Santo Padre, podemos formular algumas reflexões sobre esta novidade do pontificado do Papa Francisco. Assim, pedimos a opinião do biblista português, José Carlos Carvalho que considerou que as Missas em Santa Marta permitiram a “despapolatrização”. Este professor da Universidade Católica Portuguesa considera que o Papa nas suas homilias em Santa Marta conversa como “um pastor que vive no meio do seu rebanho”. E isso ajuda a “desabsolutizar” e a “despapolatrizar” a figura papal, apresentando uma nova maneira que só por si já “é uma graça”. Ouçamos as declarações deste teólogo e biblista português, José Carlos Carvalho:

“ O Papa Francisco não vai conseguir mudar tudo, mas se deixar um estilo, uma marca, uma nova maneira de estar, só por isso já valeu a pena, já foi uma graça… O Papa fala num estilo muito mais coloquial, parece que o Papa se tornou um pároco… Mas qual é para mim a grande vantagem disso: é que falar assim em Santa Marta ajuda à despapolatrização dessa figura. Porque havia, sobretudo com João Paulo II, um processo de papolatria e de endeusamento que já lá vem desde o final do século XIX, evidentemente, com toda uma tradição monárquica, feudal por trás. 
“E, por isso, Santa Marta ajuda a ver que estamos diante de um pastor, que vive no meio do seu rebanho, não no seu trono lá em cima e, só por isso, é uma marca que torna a vida da Igreja muito mais simples e que ajuda a desabsolutizar. É a tal despapolatrização! 
“Porque o Papa foi, de algum modo também uma figura idolatrada, não apenas pelos mass media mas inclusivé dentro da própria Igreja. E Santa Marta vem ajudar a ver que esta figura afinal não é desumana, nem sobre-humana, nem anti-humana, continua a ser humana. Aquilo que o Papa chama muitas vezes: ‘nós somos normais’, não é!? E o Papa como pastor não tem outra missão senão falar também para o seu rebanho no meio do seu rebanho. Não acima do seu rebanho, como se não tivesse nada a ver com ele. E também a conversar que é o que é a homilia… A homilia como diz a etimologia original no grego é uma conversa, é um comentário. E nesse sentido eu penso que Santa Marta ajuda a desmistificar um pouco a desconstruir um pouco uma imagem que foi criada, que dá muito jeito aos mass media e à qual a própria Igreja se encostou durante séculos.”
“Só por criar uma nova imagem, um novo estilo, só por isso vale a pena!” 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain