.

.

4 de julho de 2014

Jesuítas da África preparam novo livro de teologia sobre a AIDS


Nairóbi - A publicação de um livro de teologia dedicado à AIDS na África. É o novo projeto no qual está trabalhando a AJAN, a rede de Jesuítas africanos contra a AIDS. O volume intitulado “As atuais perspectivas cristãs sobre o vírus HIV e AIDS na África: uma reflexão teológica, a crise da saúde pública e a transformação social” está previsto para ser lançado em 2015.

Desde o início da pandemia, há mais de 30 anos, muitos teólogos cristãos têm dividido suas reflexões sobre o tema e numerosos documentos foram publicados pelos bispos católicos africanos para guiar os fiéis, mas faltava uma análise teológica exaustiva, numa perspectiva africana. Uma lacuna que o novo livro pretende preencher, valendo-se das contribuições de especialistas em vários ramos da teologia. Cada contribuição partirá da visão de que a AIDS não é somente um problema sanitário, mas sim algo inserido no contexto de um desenvolvimento humano integral e de justiça social que exige uma resposta global.

Nesta perspectiva, as contribuições serão interdisciplinares e elaboradas sobre uma base de informações contextualizadas fornecidas pela ciência, pela pesquisa da paz, pelos estudos jurídicos e direitos humanos, pela biomedicina e pela filosofia. E tudo sem perder de vista o tema central da teologia. A obra é destinada principalmente às autoridades sanitárias, ao mundo acadêmico, aos juristas, aos teólogos e líderes cristãos e de organizações empenhadas na luta contra a AIDS, aos quais serão oferecidos metodologia e instrumentos que podem ser úteis para futuras reflexões teológicas sobre novas pandemias e epidemias.

Fundada em 2002 para a Conferência dos Superiores da África e Madagascar da Companhia de Jesus para coordenar os esforços dos Jesuítas empenhados na luta contra a AIDS, a AJAN está hoje ativa em 30 países africanos, onde sustenta outros 150 projetos, promovendo a troca de experiências e conhecimento entre os Jesuítas envolvidos neste apostolado. (EF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain