.

.

4 de julho de 2014

Encontro na Indonésia: "medo é o maior inimigo do diálogo entre as religiões"


O pior inimigo do diálogo inter-religioso é o medo que vem do “escasso conhecimento e compreensão recíproca entre os vários grupos religiosos." Por isso é hora de “parar de usar termos como maioria e minoria, como convida a fazer o Papa Francisco: enquanto seres humanos, somos todos irmãos.” Palavras do Padre Miguel Angel Ayuso Guixot, secretário do Pontifício Conselho para o diálogo inter-religoso, numa visita à Indonésia no mês de junho. A Indonésia é o país com o maior número de muçulmanos do mundo. Em Jacarta, Padre Ayuso Guixot encontrou diversas personalidades, cristãs ou não, manifestando valorização por uma experiência da qual recebeu mais do que esperava. Uma visita organizada pela conferência episcopal local, depois de muitos anos da viagem oficial do Cardeal Jean-Louis Tauran, durante o qual enalteceu que o diálogo inter-religioso “não é uma opção, mas uma necessidade.”
No contexto daquela visita, o presidente do Pontifício Conselho para o diálogo inter-religioso pode experimentar que a maioria dos cidadãos tem uma visão moderada do Islã e que não faltam exemplos de amizade profunda e frequente entre líderes católicos e expoentes das principais organizações muçulmanas.

Acompanhou o secretário do Pontifício Conselho, o padre indonésio Markus Solo Kewuta, encarregado da Igreja para o Islã na Ásia e no Pacífico. O sacerdote destacou a grande hospitalidade mostrada pelos habitantes, uma impressionante constatação ao término do encontro com altos expoentes muçulmanos, dentre os quais, membros da Universidade Islâmica de Jacarta e do conselho dos muçulmanos na Indonésia.

Comentando a visita dos representantes do Pontifício Conselho, Dom Johannes Maria Trilaksyanta Pujasumarta, arcebisbo de Semarang e secretário geral da Conferência Episcopal, disse que “a realidade no campo do diálogo é muito diversa de como aparece nos meios de comunicação. Somente a experiência pode ser útil para entrender a situação.” Um pensamento compartilhado pelo Padre Solo Kewuta, segundo o qual, o objetivo é a troca de “visões e de experiências,” em particular, no campo do diálogo e da coexistência pacífica nas várias zonas do mundo e, sobretudo, na Indonésia.

Susy Sânie, professora muçulmana, disse sempre ter podido usar o hijab, o véu islâmico, sem por isso ter sido vítima de marginalização. E disse sentir-se em casa quando se encontra na Universidade Católica. Também Carya, monge budista, confirmou as calorosas boas-vindas recebidas, assim como Bahren Umar Siregar, outro docente muçulmano, que confirmou que na universidade freqüentada por maioria Católica, é feliz de estar presente como muçulmano e agradecido pelo respeito que recebe. Na Indonésia, onde 87 por cento da população é muçulmana, os Católicos representam uma minoria de cerca de 7 milhões de pessoas, aproximadamente 3 por cento dos habitantes. Na Arquidiocese de Jacarta, os fiéis reúnem 3,6 por cento da população. A constituição do país prevê a liberdade religiosa, mas a população Cristã, às vezes, é vítima de episódios de violência e intimidação, sobretudo nas áreas onde há uma visão mais extremista do Islã. Os Católicos são uma parte ativa na sociedade e contribuem para o desenvolvimento da nação e para as obras de ajuda durante situações de emergência, como ocorreu na inundação de janeiro de 2013. (EF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain