.

.

2 de fevereiro de 2011

Freiras

 significa : Religiosa professa; soror, monja; mulher que pertence a uma ordem religiosa e que dedica sua vida aos objetivos da comunidade. 
Diversas religiões, incluindo o budismo, o cristianismo e o taoísmo, têm ordens de freiras. 
A Igreja Católica tem mais ordens de freiras do que qualquer outra denominação cristã.

- Freira - é a designação dada a uma mulher que renunciou a vida comum em sociedade e optou recolher-se em um convento ou mosteiro, passando a ter uma vida inteiramente dedicada aos serviços religiosos.
As freiras são mulheres consagradas a Deus, que assumem os compromissos da castidade, da obediência e da pobreza por meio de votos.
Geralmente as freiras desenvolvem obras de caridade, de educação a crianças e jovens, entre outros tipos de apostolado. 
As freiras, por norma, fazem parte de ordens ou congregações religiosas de características mendicantes.
- Ordens Religiosas

As ordens religiosas são a forma mais comum da vida consagrada em várias confissõescristãs, mas mais especialmente na Igreja Católica. Pelo menos segundo a hierarquia católica, os monges ou frades (que compõem a maior parte dos membros das ordens religiosas) podem ser leigos ou clérigos consagrados. Eles vivem em comunidades fechadas (mas muitas vezes não isoladas), afastadas do mundo, e seguem uma regra religiosa.
Basicamente, existem quatro tipos de ordens religiosas:
  • as monásticas: são formadas por monges (de sexo masculino ou feminino), que vivem enclausurados num mosteiro. Exemplos: Cistercienses, Beneditinos, Cartuxos eTrapistas.
  • as mendicantes: são formadas por frades ou freiras, que vivem em conventos. Eles não são tão isolados como os monges, tendo por isso um apostolado mais activo no mundo secular (ex: obras de caridade, serviço aos pobres, pregação e evangelização). A sua sobrevivência depende das esmolas e dádivas dos outros, porque eles renunciaram a posse de quaisquer bens, compromentendo-se em viver radicalmente na pobreza. Exemplos: Franciscanos, Dominicanos, Agostinianos e Carmelitas.
  • as regrantes: são formadas exclusivamente por cónegos regrantes. Exemplos: Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho e Ordem Premonstratense.
  • as de clérigos regulares: são formados exclusivamente por clérigos regulares ou consagrados (os cónegos são excluídos). Eles não vivem uma vida comunitária tão enclausurada e austera como os monges ou como os frades, tornando-se por isso muito mais disponíveis para o apostolado. Com isto, eles ajudam grandemente o clero secularem áreas como a liturgia, a administração dos sacramentos, a educação e a evangelização. Exemplos: Teatinos, Jesuítas e Escolápios.
As ordens religiosas são diferentes das congregações religiosas, porque as últimas professam somente a versão simples dos votos evangélicos, enquanto que as primeiras professam a versão solene e mais autera (ou radical) destes mesmos votos. 
Os seus estilos de vida também os diferenciam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain