.

.

18 de fevereiro de 2011

Denominações da Nova Era - Parte 3


GNOSE

Denominação que engloba todas as coleções possíveis de escritos para os iniciados, como os chamados “evangelhos” apócrifos (escritos por outras pessoas da época) onde se combinam doutrinas e fatos sobre Jesus que não correspondem aos Evangelhos nem aos outros escritos bíblicos. Falam coisas absurdas sobre Jesus, Maria, os Apóstolos. Isso vem aumentando muito através de filmes, shows, livros, peças teatrais, panfletos, desenhos, músicas... Dizem que Jesus não veio para fazer comunidades, nem para fundar Igrejas, somente para passar a mensagem, seus seguidores são solitários, a salvação se dá sozinha sem a necessidade do outro, afirmam que Maria não queria se casar com José, que Jesus é filho de um soldado romano; que Jesus matou quando criança... Totalmente distintos dos relatos canônicos. A GNOSE seria outra visão totalmente diferente da vida de Cristo, afirmando que Ele não morreu na Cruz, que não possuía corpo humano; que o sofrimento era uma ilusão de ótica, ou seja, um outro “Novo Testamento”.


SINCRETISMO


Essa Denominação afirma que nós devemos experimentar muitas coisas para que nos sintamos bem. “Se come melhor provando de tudo um pouco”, dizem. Afirmam que você pode participar de várias religiões, credos, seitas desde que você se sinta bem. Com uma espécie de “Super-religião” que está acima de todas, com o argumento do “ecumenismo”, seu maior trunfo. “Sirvam-se totalmente a vontade e, assim, encontrarão o que buscam”. Nada é realmente mau, ame e faça o que seu coração o inspira, não são necessárias doutrinas ou leis, pois é o tempo do amor e da felicidade. “Paz e Amor!!”, pois sua meta é esvaziar a fé em Jesus Cristo, buscando saídas mais “fáceis” para as soluções dos problemas do cotidiano, das suas angústias e preocupações. A seita prega um “anarquismo religioso” e todo mau feito pode ser reparado esse ele não for, pode ser feito em uma outra vida, pois há a reencarnação. Um verdadeiro absurdo!


O CORAÇÃO INQUIETO DO HOMEM MODERNO


No coração do homem contemporâneo deve reinar um grande sofrimento, uma grande insatisfação, aflição, angústias para que busque auxílio em semelhante mistura. Tudo o que a seita oferece é uma imagem do homem moderno com novas “religiões”, o homem continua sendo um “animal metafísico” em plena era tecnológica e, mais do que isso, aspira um marco global de referencia dentro do qual possa, por ordem das idéias e emoções conturbadas. O homem de hoje tende para a unidade sem divisões: sonha com um mundo sem conflitos, guerras, corrupção, fraternidade universal, reconciliação, com a paz messiânica que o mundo almeja. Tudo deve viver em harmonia, corpo e alma, presente e futuro, razão e emoção, Deus e o homem, eu e tu. O homem moderno quer uma vida sem obstáculos, sem estresse, sem enfermidades, sem problemas. Ama esse “sentimento Cósmico”, o egocentrismo acentuado. “Eu sou o Co-criador com Deus, Cristo sou eu” – afirmam. O “eu” inflamado é uma das características da seita, pois o reino dos “Ypies” ainda está presente na nossa lembrança. A Nova Era se utiliza desses pilares para direcionar sua filosofia. Para eles, o Cristo Histórico não teve nenhuma importância, o Cristo, para eles, é uma idéia, um conjunto de vibrações que pode encarnar-se em várias pessoas como Buda, Jesus, Maomé, Hermes, Gandhi... A seita acredita que todo homem é bom. Por si mesmo inclina-se ao bem. Ele não é livre, logo não pode falar com propriedade se é bom ou mau. Ele é auto-suficiente, não necessita de redenção nem de revelação, nem de nenhuma ajuda externa. O Cristianismo fala outro idioma: O homem é profundamente bom, mas está ferido, sem a Graça de Deus, logo, não consegue fazer nada, necessita da redenção, é livre para seguir qualquer caminho. Nenhuma receita esotérica, simpatia, nenhum feito de concentração de milhões de pessoas pode salvar o homem. O único caminho para a nossa Salvação é a nossa fé em Jesus Cristo, que veio e entrou na nossa história. “Por nós e por nossa Salvação desceu dos céus...”.


Deus atua em nós, Jesus veio se fez homem e habitou entre nós. Viveu como homem, mas não se contaminou com o mundo. Ele pregou a Boa nova, curou, sofreu, morreu e ressuscitou tudo isso porque Ele nos AMA. Ele nos deixou ensinamentos. Ensinamentos estes que a Nova Era critica e desconsidera. Os sinais dos astros não são os verdadeiros sinais, pois o verdadeiro sinal é Jesus Cristo. O sinal não é algo abstrato do céu e, sim um homem concreto: Jesus Cristo, nascido de Maria, em Belém. Eles acreditam que é você mesmo que se salva, ainda que para fazê-lo tenha de servir-se das forças cósmicas, sendo solitário, precisando sempre buscar saídas e respostas, pedindo auxílio a Gurus, fórmulas de felicidade, técnicas psicológicas, leitura do futuro, numerologia e esoterismo, cristais para alcançar a salvação. Na Boa Nova do Natal, o sinal não era a estrela, mas Jesus, o verdadeiro sinal. Deus é tão grande que se pode fazer pequeno, tão universal que é capaz de se tornar particular, tão forte que pode inclinar-se na vida dos homens e entrar nela. O sinal não é uma posição favorável dos astros do céu,é um neném que fez ressoar seu choro no presépio (Lc 2, 12-16). Ele vem nos dizer que nós fomos salvos gratuitamente por Aquele que “pelos homens e pela nossa salvação, desceu dos céus”.


O Natal nos ensina que não existem atalhos secretos para a felicidade ou busca interior, que possam poupar o esforço de cada dia. Deus mesmo não conhecia nenhum segredo oculto para salvar-nos. Ele fez-se homem e teve uma existência semelhante a nossa em todas as alegrias e sofrimentos que existem na vida humana. Fez tudo isso sem atalhos, facilidades, sem tarô, numerologia... Ele teve uma existência humana até o fim... E que fim!!! Ele nos deixa uma importante mensagem que retrata essa situação e deixa para nós uma escolha:


“No mundo tereis aflições. Vós tereis de sofrer no mundo. Mas tende coragem! Eu venci o mundo.”
(Jo 16, 33)


ESCLARECIMENTO DE ALGUMAS PALAVRAS:


- ANIMISMO – Conjunto de crenças em espíritos que residem em lugares ou objetos de modo que se atribui a estes lugares e objetos poderes espirituais.


- MAGIA – Arte de querer manipular, dispor, regular o mundo divino, sagrado, de Deus, com ritos, gestos humanos ou situações.


- OCULTISMO – Espécie de ritos, práticas que somente algumas pessoas iniciadas podem conhecer e se mantém ocultas para as outras.


- VISÃO HOLÍSTICA – Oferece-se para uma pessoa, uma visão religiosa que englobe todas as coisas do mundo harmônico.


- NATURALISMO ECOLÓGICO – Valorização e conservação da natureza física considerada como espaço religioso.


- REALIDADE TRANSCENDENTE – Aquela que supera todas as coisas criadas.


- CIENTISMO – Maneira de pensar que toda a verdade deve ser provada pelas ciências experimentais.


- REENCARNAÇÃO – Doutrina que ensina que depois da morte a alma da pessoa pode voltar ao mundo e assumir outro corpo em sucessivas existências em busca da purificação. Essa teoria é muito ambígua e não responde à inúmeras questões.


- CIRCULO HERMÉTICO, ESOTÉRICO – Grupo de pessoas que praticam certos “ritos religiosos” nos quais devem ser iniciadas por algum mestre ou guru e dos quais as outras pessoas ficam excluídas.


- AVATAR – Messias esperado pelos mestres da Nova Era.


- TEXTOS APÓCRIFOS – São textos que divergem dos textos Canônicos, da Bíblia. Afirmam absurdos, fatos e situações sem comprovação. São considerados como não inspirados.


Fonte: Acervo Jesus Site

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain