.

.

18 de fevereiro de 2011

Os pilares do Movimento Nova Era


 

 Primeiro Pilar

A melhor religião seria aquela capaz de mostrar as melhores provas materiais para os Dogmas da Igreja Católica, tudo que é relatado na Bíblia, pois reconciliam ciência com a religião (pontos totalmente distintos). 
Tudo, para eles, deve ser explicado, provado. 
Querem acabar com a Física clássica, mudando alguns fundamentos básicos e importantes como as Leis de Isac Newton, que a matéria não consiste de partículas, mas de ondas, ou os dois juntos, dizem que o universo não é uma máquina, e, sim, um grande e único corpo vivente sustentado por relações qualitativas e emocionais. 
Eles acreditam que não existe distinção entre alma e corpo, entre Deus e o Homem, entre Céu e Terra. Não devemos deixar os "mananciais da salvação" (Cf. Is 12,3), para bebermos nos "córregos poluídos", infestados sempre mais pelas doutrinas dos homens. 
Não busquemos novidades, pois, o novo, para nós será sempre o Evangelho de Jesus Cristo.


Segundo Pilar


As religiões Orientais estão fundadas mais sobre a experiência da unidade e fusão primitivas. 
O equilíbrio do homem com a natureza, o Yin e Yang onde o homem é chamado a ter “paz” interior.
 A Nova Era pega tais pontos e os transfere para a realidade do Ocidente, modificando suas estruturas e pensamentos. 
A experiência sobre a razão, a autoridade é outro fator que eles puxam para a seita. Seu ponto de apoio é o sentimento. 
A Nova Era acusa o cristianismo de falta de experiência de vida, o que não é verdade, pois a Igreja possui dezenas de pastorais e atividades, que dão ao Cristão-católico uma infinidade de experiências de vida, com realidades sociais variadas.
Acusam-nos de desconfiança em relação à mística, o que também é falso, de incessantes exortações morais e de exagerada insistência na Doutrina, o que também não é verdade.
Os cristãos possuem o livre-arbítrio, e, através dele, podem escolher, opinar, criticar, refletir, agir, interpretar. Nada é imposto de nenhuma maneira.


A Nova Era nos acusa também de que a religião cristã tenha se tornado apenas um sistema ético, dizem que o Credo foi esquecido como Doutrina e como fonte de experiência religiosa e mística e dizem que estão cansados deste “moralismo cristão”. 
Eles buscam a “paz” em outros lugares, utilizando o pensamento do Novo Testamento para comprovar isso (Mt 11, 28-30).
Dizem também que o cristianismo divide, que só produziu guerras, conflitos cismas.
As religiões Orientais, as quais usam, acreditam que não é o “eu” o que existe de mais profundo no homem, mas o “si mesmo”, que é mais profundo e coincide com Deus.
Este “si mesmo” não faz parte da História deste mundo, logo o homem não pode, verdadeiramente, pecar.
O Homem é sem pecado e até é incapaz de pecar. Toda a noção de pessoa – tão preciosa do Cristianismo se dilui. 
É o “si mesmo profundo” que o homem deve buscar e chegarão até ele, por meio da intuição e da experiência, ao distanciar-se de tudo e de todos ligados ao “eu” superficial.
Utilizam a Yoga, o Nirvana, Gurus ou Mestres, Mind Machines...Para ajudá-los.
 E se não for possível nesta vida, sempre será possível fazê-lo depois, em outras vidas, pois acreditam na Reencarnação. Acreditam em regressão, vidas passadas. 
A seita se utiliza, dos nossos momentos de fraqueza, solidão depressão, carência afetiva, dúvidas em relação à Fé, curiosidades para expandir nossos conceitos, para conseguir “abocanhar” novos adeptos. Tais como:


“Por que tantas proibições?”, “Por que tantos Mandamentos?”, “Por que não há espaço no mundo para os meus sentimentos?”, “Como recomeçar minha vida?”, “Estou me sentindo no fundo do poço!”, “Quem me libertará de tantas responsabilidades?”, “Ninguém me ama, me compreende!”, “A minha vida é um total problema”


NÃO SE ILUDA !! A Nova Era não traz as soluções para tais questões, nem para outras! 
Ela tentará mostrar “soluções fáceis”, que de fáceis não têm nada, visando confundi-lo, para esvaziar suas concepções, acabar com a sua Fé e com a sua autocrítica. 
A Bíblia nos diz: 
“Sede sábios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como um leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe forte na fé.” (1 Pd 5, 8-9)


Quem disse que seguir Jesus é fácil? 
Muitas provações tentarão tirar você da fé ou com um monte de questionamentos feitos a você pelo mundo ou com dúvidas, divisões até mesmo dentro da Igreja. Ter uma vida cristã é muito difícil devido a esse mesmo mundo, que nos cerca, mas Deus está conosco a cada dia, a cada momento. 
Em Jo 16, 33, Ele nos diz claramente como será a nossa caminhada.
Não será uma seita que vai me separar do Deus que me ajuda, me ama, que acredita em mim, que me salvou e luta por mim e ao meu lado, a cada dia. Não devemos nos guiar pela superstição, pelo Tarô, Cabala Yoga, Tai Chin Chuan, quiromancia, meditação transcendental, pedras e gurus, Johrei, Seicho-No-Iê, Legião da Boa Vontade, mantras, Espiritismo, esoterismo, horóscopo, pois, quem acredita em Jesus Cristo NÃO pode seguir tais preceitos!!!!


Faça a sua escolha! Saia de cima do muro!!!!


Terceiro Pilar


A “nova psicologia” busca um depósito da experiência da humanidade desde às suas origens: imagens, representações, modos de pensar, experiências pessoais utilizando para tal, sonhos, contos de fadas, lendas místicas, regressões a outras “vidas passadas” e sincretismos religiosos. 
Ela utiliza pensamentos aleatórios de psicólogos famosos e os traduz a sua maneira, interpretando-os e simplificando-os ao extremo. 
Fazendo isso, diz que poderiam chegar ao mais profundo da alma, o “si mesmo”, podendo encontrar a Deus. 
Ele estaria dentro de nós, o que pode ser compreendido de duas maneiras:


1 – Visão Cristã
 Deus vive dentro de nós, mas é distinto de nós. Ele é o nosso Senhor e Criador e nós somos criaturas Dele.


2 – Visão da Seita 
 Deus é o mais profundo de nós mesmos, não é distinto de nós, ou seja, nós somos Deus.


A Nova Era almeja que se possam reviver os acontecimentos do próprio nascimento e fazer experiências-limite de “aproximação com a morte”.


 Ela propõe dois fenômenos:


- REBIRTH – novo nascimento para eliminar os traumas
- CHANNELLINS – entrar em contato com os seres ou coisas acima do mundo visível ou a chamada viagem “às portas da morte”


Seja como for, é inegável que a psicologia exerce uma grande atração sobre as pessoas, o que leva, muitas vezes, ao crescimento do número de adeptos da seita, pois esse movimento se faz cativante, muito carismático, envolvente, contudo, se nós não estivermos firmes na fé, nós podemos nos deixar levar por ele. 
Tome cuidado com suas “amizades”, com os lugares onde freqüenta, com as músicas que ouve, com os desenhos estampados nas roupas que veste, nos programas que assiste ...


Quarto Pilar


Ele é o mais estranho e por isso o mais sedutor: O Esoterismo e as doutrinas Ocultas. 
“Tudo está escrito nos astros” – afirmam. 
A humanidade sempre acreditou que em algum lugar deveria existir uma fonte de conhecimentos ocultos, caminhos rumo à felicidade que foram fechados pelos deuses, para que os homens não pudessem encontrar. 
A leitura dos astros (astrologia e a predição de horóscopos que delas derivam) tem sido considerada como um ramo de conhecimentos. 
Eles buscam a leitura do futuro, do destino e as aventuras de nossa vida que estão escritas nas estrelas. Analisam as constelações para transmitir sua doutrina. 
Vemos isso muito em revistas, programas de TV, serviços por telefone, etc. 
Analisam que houve um tempo em que o homem viveu sob a influência da constelação de Touro e existiam os impérios e as religiões da Mesopotâmia; depois veio a constelação de Áries com a religião Mosaico-judaica e hoje vivemos a constelação de Peixes, com a religião cristã. 
Estamos entrando numa nova constelação, a de aquário, levando assim à formação de uma nova sociedade.
 Assim descrevem a seita, baseado em interpretações e de estrelas e animais.


Em primeiro lugar, o que simboliza o Cristianismo não é o peixe, mas Jesus Cristo, que nos deu a sua vida para a nossa salvação. 
Em segundo lugar, os astros não podem interferir em nossos atos e pensamentos.
O Sol não tem influência sobre a nossa vida amorosa, nem a lua, o planeta Marte não traz influência sobre as guerras, as estrelas ou constelações não podem interferir nos nossos pensamentos, isso tudo são conclusões fictícias e injustificadas. 
É muito fácil colocar a culpa, a responsabilidade nas “costas dos astros” retirar a nossa. 
Por saber que a pessoa humana vive no mundo da simbologia, a "Nova Era" também criou ou adotou símbolos, muitos dos quais já existentes nas civilizações antigas e no Cristianismo, dando-lhes, porém, um sentido inverso, mundano, e não poucas vezes, ridículo.


A autora cristã Constance Cumbey, escreve que certos símbolos serão particularmente eficazes em preparar o mundo para o Anticristo. 
"Símbolos da Nova Era, como o arco-íris, Pégaso – o cavalo alado, o unicórnio, o olho que tudo vê da Maçonaria, o seis repetido três vezes [666] serão cada vez mais mostrados”.
Como se vê, na "Nova Era" não há nada de novo. 
Ela apenas repete os erros de todos aqueles que procuraram ou ainda procuram viver uma vida prescindindo de Deus.
 Nós, cristãos, estamos, porém, noutro horizonte, e podemos dizer: a nossa verdadeira "era" sempre será a de Cristo - ontem, hoje e por toda a eternidade (Cf. Hb 13,8).


 PERIGOS DO MOVIMENTO NOVA ERA: 


Na Educação:


Ela tem feito incursões significativas no sistema educacional. 
A Imaginação direcionada é perigosa porque ensina às crianças uma maneira de enfrentar problemas, a qual deixa Deus de fora. 
Podem também nos expor a falsos cristos ou a "anjos de luz" (II Co 11.14).
Os novos conceitos de valores na sala de aula são perigosos, porque negam a existência dos valores absolutos da Palavra de Deus. 
Cada aluno é encorajado a inventar seus próprios valores morais. 
A Meditação oriental na sala de aula é perigosa porque ensina esvaziar a mente com a finalidade de atingir a "consciência cósmica", a união com todas as coisas. 
O Globalismo ensinado na sala de aula é perigoso, porque é baseado num conceito monístico do mundo, o qual adota não apenas a unidade de toda a humanidade, mas também uma unidade de todas as crenças religiosas. 
Todas as formas de Ioga envolvem premissas ocultistas, até mesmo a hatha ioga, que é freqüentemente apresentada como uma disciplina estritamente física. Perigos na Música. 
O músico do movimento Nova Era, Áurio Corrá, dá a seguinte definição de sua música: 
"É um estilo completamente diferente dos outros estilos de música. 
Alem de estar voltada ao entendimento, a música new age provoca determinadas reações químicas e biológicas que muitas vezes são terapêuticas. 
Se ficarmos ouvindo certas freqüências sonoras em determinados ritmos, podemos ficar doentes". (Tapessom, agosto de 1991, p. 5). 
Ainda existem outros meios utilizados pela seita para atrair novos adeptos. Dentre eles, podemos citar a Gnose, o Sincretismo, o Coração Inquieto do Homem Moderno.


Fonte: Acervo Jesus Site

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain