.

.

15 de fevereiro de 2011

O Poder da Intercessão




Interceder é colocar-se entre Deus e os homens, lutando em favor destes e assumindo parte na batalha espiritual iniciada. É opor-se a satanás e lutar em favor da causa do povo. Também o CIC nos define como: uma oração de pedido que nos conforma de perto com a oração de Jesus.
A bíblia está cheia de exemplos de intercessores que se colocaram entre Deus e os homens para pleitear suas causas. Deus sabe daquilo que nós necessitamos e pode até mesmo interferir em nossa vida a qualquer momento, mas escolheu falar e agir através de homens para nos revelar seu poder e sua vontade. A intercessão é também uma resposta do homem a Deus, como prova de compromisso com ele, pois quando intercedemos nos colocamos em situações de imensa batalha, do qual podemos até “perder” para que outros venham a ganhar.
Vejamos por exemplo: declarada uma guerra, serão selecionados alguns pra defender a Nação. Estes homens estão sendo preparados para isso, e sabem que quando entrarem nesta guerra poderão perder as suas vidas em favor não apenas de suas famílias ou de seus bens, mas, em favor de todo um povo. Quem intercede, não luta por causa própria, mas pela causa de muitos. “Na intercessão, aquele que ora não procura seus próprios interesses, mas pensa, sobretudo nos dos outros" (Fl 2,4) e reza por aqueles que lhe fazem mal. (CIC 2635)
Eis alguns pontos que nos ajudam a compreender a intercessão como combate espiritual:
É batalha intensa: Toda Oração é um combate, pois ela não parte de Deus e sim de nós. A oração é uma necessidade que deve partir do homem, pois é o desejo deste de se encontrar com seu Deus e ter sua vida restaurada a partir deste encontro. Por isso temos dificuldades em orar, em ter um momento fixo com o Senhor, pois a nossa carne não deseja por Deus, e esta é uma luta constante para que o desejo da nossa alma, que anseia por Deus, supere o desejo da carne. Moisés foi um grande intercessor e este em tudo consultava o Senhor. Durante toda a sua vida, Moisés esteve em constante batalha. Não foi apenas uma vez que o povo retirado do Egito pela sua ousadia murmurou. Em alguns momentos Moisés como líder, escutando as murmurações, se colocou entre Deus e o povo, para que o Senhor pudesse realizar sua graça. Vejamos:
Moisés intercede mesmo diante da ingratidão do povo: Ex 14, 11 – Quando o povo se deparou com o Mar vermelho, Moisés confiante no Senhor declara a vitória (vs 13) dizendo: Não temais!
Após terem atravessado, Moisés se depara com outra insatisfação do povo: Não tinha água potável para beber. No vs 25, Moisés mais uma vez clama ao Senhor e Ele o atende. Logo após mais um conflito: Estavam com fome. E Deus faz cair Maná do deserto (Ex 16).
Concluímos que em nossa vida, vamos nos deparar com várias situações em que devemos estar atentos não apenas em nossa necessidade, mas para pedir pelo outro. Se Deus te chama a ser um intercessor, peça a graça de amar as pessoas, para que tua oração supere as batalhas.
Jesus se alegra coma atitude de quem se dispõe a interceder – Em Mc 2, 1- 12 o evangelista nos narra a cura de um paralítico em Cafarnaum. Jesus entrou em uma casa e toda a multidão ficou em volta dele, enquanto um aglomerado de pessoas ficou do lado de fora para escutá-lo. No vs 3 Narra que quatro pessoas levaram um paralítico para Jesus curar. Como a multidão era imensa e eles não podiam se aproximar, então foram por cima da casa descobrindo o teto e colocando diante de Jesus o paralítico.
Jesus ao perdoar os seus pecados, realiza uma cura não somente física. Porém, não é a cura que quero abordar aqui e sim o esforço daqueles homens que conduziram o paralítico. Aqui está uma das maiores provas do intercessor. Apresentar as pessoas a Jesus para que ele realize a sua vontade. Estes quatros homens que a bíblia não cita quem é ou de onde são, mas traz o essencial. Estes intercessores foram responsáveis pela cura do paralítico. Não mediram esforços. E no vs 5 Jesus reconhece a fé destes homens, “Jesus,vendo-lhes a fé disse ao paralítico: Filho, perdoados te são teus pecados”.
O Senhor se alegra com a fé daqueles que intercedem. Se coloque como estes homens.
Deus pode mudar a sua sentença pela intercessão - Em II Rs 20 relata que Ezequias foi atingido por uma enfermidade mortal, tanto que o profeta Jesséas foi ao seu encontro justamente dizer que a sua enfermidade não tinha jeito, deveria se preparar para a morte. No vs 2 Ezequias ao receber as palavras do profeta se derrama na presença de Deus, com abundantes lágrimas. Antes de Jesséas deixar o lugar, Deus falou a ele que deveria voltar e falar a Ezequias que Ele havia escutado a sua oração e visto suas lágrimas, por isso acrescentou 15 anos aos dias de sua vida, dando-lhe muitas vitórias.
Observe que o profeta Jesséas apenas relata aquilo que Deus lhe revela. Porque Deus não respondeu diretamente a Ezequias já que ele era um homem justo? Deus quis usar o profeta Jesséas para dar também a resposta da sua oração. O intercessor é aquele que tem a sensibilidade para revelar a resposta de Deus aqueles que precisam. Deus não deixa o justo sem resposta e é capaz de mudar a sentença por meio de uma oração sincera.
Jesus Cristo, nosso único intercessor diante de Deus - CIC 2634 - Ele é o único Intercessor junto do Pai em favor de todos os homens, dos pecadores, sobretudo. Ele é "capaz de salvar de modo definitivo aqueles que por meio dEle se aproximam de Deus, visto que Ele vive para sempre para interceder por eles" (Hb 7,25). O próprio Espírito Santo "intercede por nós... pois é segundo Deus que ele intercede pelos santos" (Rm 8,26-27).

Um comentário:

  1. Peço orações pelas Almas do Purgatório e peço a Deus, que dê o descanso eterno para a eternidade, as almas de almas de José Luiz Ribeiro, Maria Benedita Ribeiro, José Carlos Ribeiro, e pelas gerações passadas:
    José Alfredo Rodrigues, Francisca Gonçalves Ribeiro, Joaquim Ribeiro Gonçalves, João Gonçalves Ribeiro, Vergília Ribeiro Gonçalves, Mariana Gonçalves, Antonio Manoel da Costa, Mariana da Costa, Luiza da Costa Rodrigues, Ana Rodrigues, Francisco Rodrigues Catarina, Pedro Ribeiro dos Anjos, Teodora Ribeiro dos Anjos, Luiz Batista Ribeiro, Leocádia Rodrigues Ribeiro, João Batista Ribeiro, Alfredo Rodrigues,
    Ajude-me a encontrar um apessoa amável, sincera e compreensiva, que me agrade, seja trabalhadora, virtuosa e responsável

    ResponderExcluir

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain