.

.

4 de julho de 2013

Entenda a Jornada Mundial da Juventude - Encontro com o Papa acontece a cada 3 anos.

A 28 ª edição do evento foi antecipada para não coincidir com a Copa.


O que é

A Jornada Mundial da Juventude é o maior encontro internacional de jovens com o Papa. Ela foi criada pelo Papa João Paulo II, em 1984. A primeira edição foi realizada em Roma, em 1986.
Na última realização, em 2011, o evento reuniu mais de 2 milhões de pessoas em Madri, na Espanha.

Como surgiu

A vida religiosa dedicada à juventude, o Concílio Vaticano II de 1965, que pedia que a Igreja Católica olhasse para os jovens, e o Ano Internacional da Juventude, instituído pela ONU em 1985 foram inspiração de João Paulo II. Diante das transformações culturais, sociais e ideológicas da década de 80, a Igreja percebeu o afastamento dos jovens. O objetivo era que os encontros de massa atraíssem os jovens, por mostrar diferentes culturas e modos de viver a fé.

Quando acontece

O evento acontece a cada três anos. Para não coincidir com a Copa do Mundo de 2014, a edição no Rio de Janeiro foi antecipada para 2013, e acontecerá de 23 a 28 de julho. Nos anos intermediários, as Jornadas são vividas em âmbito diocesano, chamada Jornada Diocesana da Juventude, no Domingo de Ramos, quando se comemora também o Dia Mundial da Juventude.

Escolha da sede

Para ser sede, o bispo ou a Conferência Episcopal do país precisa candidatar a cidade. A escolha é feita intercalando países da Europa e do restante do mundo. O objetivo é que os peregrinos percebam as necessidades sociais de cada povo. O anúncio da cidade que sediará a próxima edição é feito pelo Papa no último dia de cada edição.
Rio de Janeiro
Dom Eduardo Pinheiro, responsável pela Conferência Episcopal Brasileira da Juventude, pediu ao Papa Bento XVI que escolhesse o Brasil como sede durante o encontro dos jovens com o pontífice no Pacaembu, em São Paulo, em 2007. Três pontos foram destacados para a escolha do Rio: a religiosidade do Rio; o trabalho da igreja na área social; e a participação dos cariocas nos trabalhos pastorais. A cidade tem entre os principais cartões postais o Cristo Redentor, eleito uma das sete maravilhas do mundo.

Símbolos

Os símbolos da Jornada são a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. A cruz de madeira de 3,8 m foi construída no Vaticano e colocada como símbolo da fé católica. Em 1984, João Paulo II entregou a Cruz de Cristo à juventude e pediu que os jovens a levassem adiante como forma de evangelizar. Em 2003, o Papa deu o segundo símbolo de fé aos jovens, o ícone de Nossa Senhora. No Brasil, eles passaram por mais de 250 dioceses, hospitais, escolas, presídios e comunidades indígenas.

Peregrinos

Todos que participam da JMJ são chamados de peregrinos, fazendo referência aos cristãos que viajavam a Roma ou à Terra Santa para visitar lugares sagrados. Quem faz a inscrição oficial tem direito ao kit peregrino, alimentação, hospedagem e transporte.

Voluntários

Uma das marcas da JMJ é o trabalho voluntário. Eles são chamados de diocesanos, nacionais ou internacionais. O Rio teve mais de 84 mil inscritos. Destes, 60 mil voluntários foram selecionados, sendo 7.500 estrangeiros. A única exigência é ser maior de 18 anos. Eles podem atuar na hospedagem, nos aeroportos, nas rodoviárias, nos pontos de informação, na organização dos eventos de massa, nos atos culturais, na liturgia, nas catequeses, na tradução, nos serviços de saúde (apenas brasileiros), nos setores administrativos, na comunicação e no auxílio aos portadores de necessidades especiais.

Hospedagem

A JMJ oferece alojamento no momento da inscrição. Os jovens podem ser acolhidos em casas de família ou alojamentos em pavilhões desportivos, instituições de ensino, paróquias e outras instituições religiosas. A divisão dos peregrinos é feita de acordo com o idioma. No Rio, os peregrinos têm direito à hospedagem de 21 a 31 de julho.

Semana Missionária

Os peregrinos que escolhem o pacote da inscrição com a Semana Missionária chegam ao país uma semana antes. Os jovens participam de atividades culturais, espirituais e de solidariedade, como evangelização nas ruas. O evento acontece entre 14 e 21 de julho em diversas dioceses do Brasil.

Lema

Para cada Jornada, o Papa sugere um lema. Este ano, ele convida os jovens a despertarem novos discípulos de Jesus. Cada edição tem também um hino e uma oração oficial.
Patronos e intercessores
Os organizadores instituem os santos e beatos que serão referências para o evento. O Rio tem cinco patronos, entre eles João Paulo II, e 13 intercessores.

Atos Centrais

São cinco os Atos Centrais que acontecem em todas as Jornadas (quatro com a presença do Papa). Copacabana, na Zona Sul, e Guaratiba, na Zona Oeste, são os grandes pontos de encontro nesta edição.


- Missa de Abertura

O bispo da arquidiocese local celebra a missa e dá as boas-vindas aos jovens. Neste ano, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, será o presidente da celebração.
- Cerimônia de Acolhida
É o primeiro encontro dos jovens com o Papa. Ele faz um pronunciamento aos peregrinos e a cidade sede dá as boas vindas ao pontífice. O evento vai acontecer na Praia de Copacabana na quinta-feira (25).
- Via-Sacra
São destacadas as estações da via dolorosa que Jesus percorreu até sua morte e ressurreição. Será encenada na Praia de Copacabana.

- Vigília

Reúne todos os peregrinos da tarde de sábado (27) até a manhã de domingo. Depois de apresentações artísticas e shows, Francisco faz um passeio de papamóvel entre os jovens e preside a oração.

- Missa de Envio

Representa o envio de jovens ao mundo, atendendo ao lema. A ideia é mostrar que a Jornada não acaba. O peregrino volta para casa para anunciar o evangelho até a próxima edição. Os símbolos da JMJ são entregues aos jovens da próxima sede.

Catequeses

São momentos de formação religiosa que acontecem pela manhã, durante três dias seguidos. São presididas por bispos de diversos países. A Região Metropolitana do Rio vai ter 300 pontos de catequeses nos dias 24, 25 e 26 de julho.
Festival da Juventude
Reúne todos os atos culturais, como exposições, concertos, recitais, filmes, shows, dança, teatro, momentos de partilha propostos pelas conferências episcopais ou por movimentos, associações, pastorais, comunidades de leigos e congregações religiosas.

Feira vocacional

objetivo é que congregações e comunidades católicas despertem novas vocações religiosas entre os jovens. O evento vai acontecer na Quinta da Boa Vista, na Zona Norte. Serão 130 expositores, 150 estandes, 50 confessionários, palcos para shows, oficinas de palestras e uma tenda de adoração ao Santíssimo Sacramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain