.

.

28 de julho de 2013

Francisco usa cocar indígena em encontro com líderes brasileiros


Após celebrar a Missa na Catedral Metropolitana com membros do clero brasileiro, o Papa Francisco se dirigiu ao Theatro Municipal, onde teve um encontro com representantes da sociedade civil de diversos setores: líderes políticos, intelectuais, diplomatas e artistas.

Um membro da pastoral da juventude, Walmyr Gonçalves da Silva Júnior, de 28 anos, discursou para o Papa, contando um pouco da sua história de vida e expressando suas preocupações com a sociedade e com a juventude brasileira. Walmyr já teve problemas com drogas e hoje é professor de história da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio.

Ao final, 20 pessoas, membros do corpo diplomático e de denominações religiosas cumprimentaram o Papa, representando todos que ali estavam.

Entre eles estava um grupo de índios, vestidos de modo tradicional, que subiram ao palco para receber a benção do Santo Padre, a surpresa veio quando Francisco colocou o cocar em sua cabeça e pousou para fotos.

Em seu discurso o Papa chamou o Estado a respeitar a presença religiosa em âmbito público e destacou a contribuição que as grandes tradições religiosas provocam na democracia.

“Favorável à pacífica convivência entre religiões diversas é a laicidade do Estado que, sem assumir como própria qualquer posição confessional, respeita e valoriza a presença do fator religioso na sociedade, favorecendo as suas expressões concretas”, disse o Pontífice.

E acrescentou: “O outro tem sempre algo para nos dar, desde que saibamos nos aproximar dele com uma atitude aberta e disponível, sem preconceitos. Só assim pode crescer o bom entendimento entre as culturas e as religiões”.

Francisco faz parte da ordem dos Jesuítas, grupo católico que evangelizou os índios durante a colonização



Fonte: acidigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain