.

.

26 de julho de 2013

Vigília e missa em Copacabana: "decisão difícil, mas responsável


Depois de consultar o Papa Francisco, o porta-voz da Santa Sé, Padre Frederico Lombardi, e o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, confirmaram a mudança no programa da JMJ, obrigatória devido ao mau tempo no Rio.

A missa de encerramento do evento, com a presença do Pontífice, que estava prevista para domingo, 28, no Campo da Fé, e a vigília, que ocorreria no sábado, foram transferidas para a Praia de Copacabana, na Zona Sul.

Em entrevista coletiva na tarde desta quinta, 25, no Centro de Operações da Prefeitura do Rio, o Prefeito Eduardo Paes pediu a compreensão dos moradores do bairro, que será isolado para os dois eventos.

Depois da vigília no sábado, a Igreja pede que os peregrinos voltem para casa e não durmam na praia, já que não há estrutura montada para isso. “Existe também – acrescentou Pe. Marcio Queiróz – o problema da maré, que está subindo e pode ser perigoso”. Em Guaratiba, havia palco e estrutura de banheiros e montados.

Dom Paulo Cezar Costa, auxiliar do Rio e Vice-presidente do COL, disse que “foi uma decisão difícil para nós, mas seria uma atitude irresponsável manter a vigília ali”. Por sua vez, Padre Lombardi declarou que “as consequências de manter o evento em Guaratiba seriam sérias e avaliamos que não seria prudente fazer os jovens passarem a noite no Campo”.

Sobre a visita do Papa à favela da Varginha, quinta-feira, 25, Pe. Federico Lombardi revelou que na capela de São Jerônimo Emiliani o Papa se emocionou visivelmente ao abençoar o altar. Outro momento de emoção foi a visita à casa de uma família de moradores. Havia 20 pessoas, incluindo um recém-nascido e uma idosa de 93 anos. O Papa pegou as crianças no colo e tirou fotos com todos.

Ao passar diante de uma igreja evangélica, Francisco saudou seu pastor e alguns fiéis, que lhe pediram para abençoar a água. “Foi um momento ecumênico” – disse Padre Lombardi.
(CM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain