.

.

17 de julho de 2013

O Concílio Vaticano II e a Jornada Mundial da Juventude. Qual a relação?

O que a realização do Concílio Vaticano II tem a ver com a Jornada Mundial da Juventude? Este é o tema do nosso Quadro Memória História, 50 anos do Concilio Vaticano II.

O Concílio Vaticano II foi uma abertura das portas da Igreja ao diálogo com a modernidade. Um, por assim dizer, ‘abrir as janelas para o sopro de uma nova brisa’. Esta abertura refletiu-se também no que tange ao papel dos leigos na construção do Reino de Deus e na missão.

A Constituição Dogmática sobre a Igreja Lumen Gentium (Luz dos povos), antes de falar da hierarquia (cap. lll) e dos leigos (cap. IV), fala do povo de Deus (cap. II). É a Igreja na sua totalidade, naquilo que é comum a todos os membros. Neste ponto, o Concílio superou a distância existente entre hierarquia e laicato.

A noção de povo de Deus exprime a profunda unidade, a comum dignidade e fundamental habilitação de todos os membros da Igreja à participação na vida da Igreja e à co-responsabilidade na missão.

O Concílio Vaticano II também interessou-se em descrever positivamente o leigo. Partindo da ênfase sobre o Batismo, vai afirmar a sua ‘Incorporação a Cristo', 'constituição no povo de Deus', 'participação na tríplice função de Cristo e, conseqüentemente, sua participação na missão comum a todo o povo cristão. Estes elementos, porém, são comuns a todos os membros da Igreja. O leigo exerce a missão do povo cristão "na Igreja e no mundo". Em relação aos clérigos e aos religiosos, o leigo é o cristão que vive no mundo, "lá onde são chamados por Deus para que, exercendo seu próprio ofício, guiados pelo espírito evangélico, a modo de fermento, contribuam para a santificação do mundo e assim manifestam Cristo aos outros".

A Igreja está em contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude a ser realizada no Rio de janeiro de 22 a 28 de julho, e que deverá reunir milhares de jovens de todo o mundo. Nesta semana, vive-se a Pré-Jornada ou a Semana missionária, com a participação de jovens de todo o mundo que já estão no Brasil.

O Bispo de Campos, Dom Roberto Paz, nos dá um panorama desta ligação entre o Concílio II e a Jornada Mundial da Juventude: (JE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain