.

.

18 de julho de 2013

Semana Missionária prepara peregrinos para JMJ

Peregrinos de todo o mundo estão chegando ao Brasil para a Semana Missionária, que será realizada em diversas dioceses. Ela substitui os “Dias nas dioceses”, que surgiu na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Paris (1997), em caráter opcional, como uma valiosa ocasião para dar aos jovens peregrinos a possibilidade de partilhar com as comunidades locais momentos de oração e proporcionar, também, ocasião de turismo, uma semana antes da jornada.

A proposta de se realizar a “Semana Missionária” foi feita pela Igreja no Brasil e aceita pelo Pontifício Conselho para os leigos. Visa favorecer tudo aquilo que já era proposto pelos Dias nas Dioceses, porém enriquecido com o viés da Missão. Assim, o jovem peregrino não vem só para participar, mas para contribuir no processo evangelizador da juventude. Jovens evangelizando e sendo evangelizados por jovens.

Peregrinos internacionais chegam a Volta Redonda

A Diocese de Volta Redonda-Barra do Piraí recebeu, no dia 14 de julho, centenas de jovens peregrinos internacionais. Eles foram acolhidos pelas famílias da Área Norte, em Volta Redonda. Ao chegar, participaram da missa de acolhida, celebrada no Ciep Glória Roussin, e presidida pelo bispo emérito Dom João Maria Messi e concelebrada pelos sacerdotes presentes.

Em sua homilia, Dom João agradeceu à juventude presente e referiu-se ao sentimento de felicidade por acolhê-los na cidade.

 – Estamos muito agradecidos ao Senhor, que fala em todas as línguas e também à mãe Igreja. Felizes por vocês jovens reunidos de todas as nações e continentes e jovens de nossa região. Obrigado pela presença de vocês, das crianças e tantos sacerdotes e religiosos. É o Pai que nos fala e expressa seus mandamentos, com muito amor e bondade. Nós precisamos acolher com todo coração e vontade de nossa mente. Toda palavra de Deus é palavra de salvação. Hoje ouvimos na proclamação do Evangelho em vários idiomas que é necessário. Amar sempre a Deus acima de tudo, com todo coração, alma e inteligência. São João Evangelista, em sua carta, destaca que precisamos amar o próximo mais necessitado e procurar por ele, assim como São Camilo de Lelis, que celebramos hoje a vida deste missionário solidário aos doentes. Sejamos como eles.

No final da missa, o grupo de dança Mabi alegrou a assembleia, apresentando coreografia com o hino da JMJ, e vários jovens subiram ao palco contagiando o público. No Colégio João XXIII, uma festa julhina fechou a festividade da juventude.

 Semana Missionária

Abrindo a Semana Missionária na Diocese de Volta-Redonda-Barra do Piraí, peregrinos de vários países assistiram a apresentação da Banda de Concerto e do Coro Infanto-Juvenil de Volta Redonda. A apresentação aconteceu no cinema 9 de abril, que ficou repleto de jovens.

 Sob a regência de Nicolay Martins de Oliveira e Sarah Higino, do projeto Volta Redonda Cidade da Música, o público teve a oportunidade de conhecer o repertório da banda, rico em música clássica e do cotidiano do povo brasileiro.

Os peregrinos também assistiram a apresentação do grupo Meninos do Batuque, no Memorial Zumbi, e visitaram a feira cultural Projeto Global Vilage.

 Direto de Taiwan

No domingo, 35 jovens de Taiwan foram recebidos por 15 famílias da Comunidade Eclesial de Base (CEB) Nossa Senhora do Loreto, no bairro Aero Clube, na Área Norte de Volta Redonda. Eles participaram de um momento de espiritualidade com adoração ao Santíssimo, sob animação do padre francês que acompanha o grupo.

Os jovens fizeram apresentação de canto e agradeceram aos brasileiros pela acolhida calorosa. Para entender a língua de Taiwan, a assembleia teve auxílio do tradutor Hélio Alves.

Colaboração (reportagem e foto) de Vagner Mattos (Diocese de Volta Redonda-Barra do Piraí

Por: Andréia Gripp - Testemunho de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain