.

.

25 de julho de 2013

JMJ Rio2013: Peregrinos de 175 países estão no Rio

Peregrinos de 175 países já estão no Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJRio2013). Segundo a diretora do Setor Inscrições, Ir. Shaiane Machado, o número de peregrinos inscritos já ultrapassa o marco de 355mil, dos quais 56% são mulheres.

O país com o maior número de peregrinos é o Brasil, com 220 mil inscritos, seguido pela Argentina com 23 mil e os EUA com 10.800. Os idiomas de comunicação mais usados são o português e o espanhol.
A faixa etária dos inscritos é, em sua maioria, de jovens entre 14 e 25 anos. Mas 10% corresponde aos ‘jovens em espírito’, de mais de 45 anos. Ir. Shaiane salientou também que as inscrições ainda podem ser feitas no Sambódromo até o final de semana, entre 10h e 18h. Para os que optaram apenas pelo pacote da Vigília, os kits serão entregues em Santa Cruz, que é o ponto de partida de uma das rotas de peregrinação para o Campus Fidei, em Guaratiba.

A Jornada é um evento aberto para todos e o número de participantes ultrapassa o de inscritos em todas as edições. A religiosa comentou ainda que, apesar o número de inscritos corresponder à expectativa da organização, ainda não é possível medir o total de participantes do evento.

Ao comentar os dados da JMJ Rio 2013, a religiosa enfatizou que a Jornada é um evento humano e que não é possível medir apenas em números. “Eu trabalho com números, mas eu sei que atrás desses números tem pessoas e elas que são o meu foco”, explicou.

A hospedagem, por sua vez, supera as expectativas. Mais de 175 mil vagas ainda não foram preenchidas. De acordo com a diretora de Hospedagem, Ir. Graça Maria, das 355 mil vagas oferecidas pela hospedagem da JMJ Rio 2013, apenas 132.077 peregrinos solicitaram para semana completa e 47.791 a partir de quinta-feira.

A equipe de Hospedagem faz plantão 24h nos pontos de informação dos aeroportos e rodoviárias para direcionar os grupos de peregrinos. De acordo a religiosa, foi montado uma estrutura, chamada ‘fun zone’, para que os jovens possam pernoitar caso precisem. Desses pontos, os peregrinos podem pegar um ônibus oferecido pela organização da JMJ Rio 2013, que conduz até o metrô Del Castilho.

Irmã Graça contou ainda que a maioria das famílias acolhedoras superaram nos gestos de carinho aos peregrinos. A organização pede apenas um lugar para pernoitar e fazer higiene pessoal, mas as família não estão conseguindo conter-se e estão oferecendo aos peregrinos, refeições completas e muito mais.

De acordo com a diretora, elas foram muito solícitas em receber os peregrinos que chegaram antes do dia de início da hospedagem. Algumas já acolhem peregrinos desde o dia 19 de julho, em vez de 21 como foi previamente pedido na inscrição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain