.

.

25 de julho de 2013

"Papa está impressionado com entusiasmo dos brasileiros" Pe. Lombardi:


Pe. Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, recebeu na noite de quarta-feira, 24, os jornalistas para a cotidiana coletiva no Mídia Center, no Forte de Copacabana. O padre começou fazendo um resumo das atividades do Papa Francisco no dia, antecipou o programa de quinta, 25, e respondeu às perguntas.

Segundo ele, o Papa está muito bem impressionado com o entusiasmo que o povo demonstrou tanto em Aparecida como na visita ao Hospital de São Francisco de Assis.

“Apesar da chuva, milhares de pessoas participaram dos encontros”, disse Pe. Lombardi, que estimou em 200 mil o número de fiéis que participaram da missa no Santuário ou que aguardaram a passagem de Francisco pelas ruas de Aparecida. Em tom de brincadeira, o sacerdote disse que o Cardeal Raymundo Damasceno Assis deve ter aproveitado o clima de entusiasmo para lembrar que em 2017 fará 300 anos que a imagem de Nossa Senhora apareceu nas águas do Rio Paraíba.

Pe. Lombardi acrescentou que desconhecia algum compromisso envolvendo o retorno de Francisco ao Rio em 2017. Segundo ele, o Pontífice tomou a decisão após se comover com as cerca de 150 mil pessoas que foram vê-lo em Aparecida: “A promessa de voltar demonstra o apreço especial do Papa por esta cidade, onde passou 20 dias em 2007, durante a reunião da Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe”.

Citando como exemplos do entusiasmo brasileiro, Padre Lombardi contou dois episódios na saída do Seminário Bom Jesus, em Aparecida: "Um grupo de 30 a 40 monjas que vivem em clausura estavam eufóricas e, uma por uma, pediram autógrafos e tiraram fotos com Francisco. Depois, o Pontífice saudou todo o pelotão de policiais presentes, o que não é usual”.

A Organização confirmou que o Papa receberá os jovens argentinos no início da tarde desta quinta-feira, 25, na Catedral Metropolitana. O templo tem capacidade para 5 mil pessoas e só elas serão admitidas, com apresentação do crachá, embora haja mais de 23 mil argentinos no Rio. Os lugares serão preenchidos por ordem de chegada O acerto foi feito com a Conferência dos Bispos da Argentina.

Padre Lombardi acrescentou que não há discurso preparado para o encontro, que foi combinado na última hora, mas é possível que Francisco fale algumas palavras.

Em resposta à informação de que o teólogo Leonardo Boff teria dito que irá à Guaratiba e que gostaria de se encontrar com Francisco, o Diretor da Sala de Imprensa adiantou que ele será muito bem-vindo ao Campus Fidei e que a manifestação do desejo de conversar com o Papa será levada em consideração e examinada no tempo oportuno.

A coletiva de se iniciou com um minuto de silêncio, proposto por Lombardi, em memória das vítimas do acidente ferroviário, que matou mais de 70 pessoas, nas proximidades de Santiago de Compostela, na Espanha.
(CM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain