.

.

5 de novembro de 2013

Família: Sínodo não debaterá questões doutrinais, mas pastorais.


A Sala de Imprensa da Santa acolheu na manhã desta terça-feira a coletiva sobre a preparação da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que será realizada em outubro de 2014.

Participaram da coletiva o Relator-Geral dessa III Assembleia, Card. Péter Erdo (Arcebispo de Budapeste), o Secretário Especial, Dom Bruno Forte (Arcebispo de Chieti-Vasto) e o Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, Dom Lorenzo Baldisseri.

A finalidade da coletiva era apresentar o Documento “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização”, no qual está contido um questionário enviado a todas as Conferências Episcopais.

O questionário foi minuciosamente explicado por Dom Erdo, que recordou que se trata de um documento preparatório baseado na doutrina da Igreja sobre a família.

“Não se trata de debater questões doutrinais, que já são explicitadas pelo Magistério inclusive em documentos recentes (como a Constituição Pastoral Gaudium et spes e a Exortação Apostólica Familiaris Consortio de João Paulo II), mas de compreender como anunciar de maneira eficaz o Evangelho da família no período que estamos vivendo, marcado por uma evidente crise social e espiritual”, esclareceu por sua vez Dom Bruno Forte. O Arcebispo citou o Secretário do Papa João XXIII, Dom Capovilla, que dizia que “não é o Evangelho que muda, mas nós que o compreendemos melhor com o passar do tempo”.

O Sínodo Extraordinário, portanto, haverá duas características essenciais: a atenção prioritária à evangelização e a perspectiva pastoral, com a qual o Santo Padre convida a olhar para o valor e os desafios da vida familiar hoje.

“Acolhimento e misericórdia constituem o estilo do Papa Francisco, que pede que esse mesmo estilo seja aplicado a todas as pessoas, inclusive às famílias dilaceradas e a quem vive em situação irregular do ponto de vista moral e canônico.”

Por sua vez, Dom Baldisseri falou do questionário que está contido no Documento preparatório, de cuja formulação participou pessoalmente o Papa Francisco.

Este Documento (publicado na página do Programa Brasileiro) já foi enviado às dioceses, que por sua vez são convidadas a difundi-lo nas paróquias, a fim de obter dados concretos e reais sobre a temática sinodal. As Dioceses têm até o final de janeiro do próximo ano para enviar seu relatório. No mês de fevereiro, a Secretaria do Sínodo dos Bispos se reúne para analisar as respostas e elaborar o Instrumentum laboris que será distribuído aos Padres sinodais antes da Assembleia Extraordinária.

Dom Baldisseri, que já foi Núncio no Brasil, falou sobre este documento com exclusividade ao Programa Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain