.

.

21 de novembro de 2013

Didaqué, a Instrução dos Apóstolos: um dos mais antigos documentos cristãos

Cristograma com Alfa e Ômega - Inscrição escavada na antiga igreja de S. Lourenço. - Basílica de São Lourenço fora dos Muros, Roma, Itália.

Cristograma com Alfa e Ômega - Inscrição escavada na antiga igreja de S. Lourenço. - Basílica de São Lourenço fora dos Muros, Roma, Itália.

O documento conhecido como 'Didaqué' (Διδαχń) é anterior a diversos livros da Bíblia: foi possivelmente escrito antes do Evangelho de S. João, do Apocalipse e de algumas das epístolas. "Didaqué" é uma palavra grega que significa "instrução" ou "doutrina", e a obra era conhecida como a "Instrução dos Doze Apóstolos", o que lembra muito o que diz o livro de Atos (2,42) sobre "o ensinamento dos Apóstolos". Assim como ocorre com alguns livros do Novo Testamento, é difícil precisar se a obra foi escrita diretamente por algum(ns) dos Apóstolos de Jesus ou sob sua orientação, e se foi produzida por um só ou vários autores.

De todo modo, trata-se indiscutivelmente de uma preciosidade documental, um conjunto de textos que nos permite um mergulho profundo no inconsciente dos primeiros seguidores de Jesus, um olhar incrivelmente vivo e preciso sobre a maneira de ser e pensar das comunidades cristãs de 2 mil anos atrás. Atualmente, os estudiosos concordam que a obra é fruto da reunião de várias fontes escritas e/ou orais, que retratam a tradição viva das comunidades cristãs do primeiro século. Os locais mais prováveis da sua origem são a Palestina e a Síria.

A Didaqué é um manual da Religião, uma espécie de Catecismo dos primeiros cristãos: era o principal referencial escrito com que os primeiros seguidores do Cristo contavam além das Escrituras hebraicas, pois a Bíblia Cristã, como a conhecemos, ainda não existia. Esse documento nos permite entender melhor as origens do cristianismo, dá uma ideia de como eram a iniciação, as celebrações, a organização e a vida das primeiras comunidades. O(s) autor(es) dirige(m) seus ensinamentos às comunidades formadas pelos primeiros convertidos, que vinham principalmente do paganismo.

O conteúdo e o estilo da Didaqué lembram imediatamente muitos textos do Antigo e do Novo Testamento, bem como outros escritos do século I dc. - O tom e os temas de muitas exortações se parecem bastante com os da literatura sapiencial e com diversos trechos dos Evangelhos. Dessa forma, esse Catecismo das comunidades da Igreja Primitiva é um testemunho incrivelmente preciso do modo de vida dos primeiros cristãos. o Texto menciona Bispos, diáconos, os Sacramentos do Batismo, da Confissão e da Eucaristia.

Notável é o clima de preocupação que a comunidade vive, dentro de uma sociedade estruturalmente pagã, de não se confundir com o ambiente, de não se deixar manipular por aproveitadores oportunistas disfarçados de profetas. Sente-se também a esperança um pouco nervosa de uma escatologia (fim dos tempos) próxima, e o tema da perseverança heróica no caminho da fé são características marcantes das comunidades nascentes, que ainda estão descobrindo a sua vocação e a sua missão no mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain