.

.

8 de novembro de 2013

Evangelho do dia: Refletindo Evangelho de São Lucas 16,1-8


Naquele tempo: 
Jesus disse aos discípulos: Um homem rico tinha um administrador 
que foi acusado de esbanjar os seus bens. 
Ele o chamou e lhe disse: 
Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens. 
O administrador então começou a refletir: 
O senhor vai me tirar a administração. 
Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração. Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: 
Quanto deves ao meu patrão? Ele respondeu: Cem barris de óleo! O administrador disse: Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinqüenta! Depois ele perguntou a outro: E tu, quanto deves? Ele respondeu: 'Cem medidas de trigo. O administrador disse: Pega tua conta e escreve oitenta'. E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz. Palavra da Salvação. 

Reflexão

Neste trecho do Evangelho, Jesus nos mostra que os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz. Então podemos perguntar: Por que isso acontece? 
A resposta é muito simples: é porque os negócios em geral são regidos pelos valores do mundo, que são inaceitáveis para quem quer viver na radicalidade os valores do reino de Deus. Os valores que regem a economia são o lucro desenfreado, a exploração, o egoísmo, a dureza de coração, só se pensa em si próprio e nos seus interesses. Essa esperteza não interessa aos que querem viver como filhos e filhas de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain