.

.

18 de novembro de 2013

Encontro mariano em Guadalupe: liturgia, educação e solidariedade


Prossegue no auditório da Basílica de Guadalupe, em Cidade do México, o Encontro e Peregrinação sobre a Nova Evangelização no Continente Americano, por ocasião do encerramento do Ano da Fé.

Na tarde deste domingo, os participantes deram continuidade à análise dos desafios e tarefas que a Missão Continental exige, na ótima de uma Nova Evangelização impulsionada pelos últimos pontífices.

Os temas dos grupos de trabalho abarcam um leque completo de realidades que a Igreja enfrenta hoje, tais como a liturgia e a religiosidade popular, a emergência educativa, matrimônio e família, os leigos e a classe dirigente, assim como a conversão missionária das paróquias e dioceses.

Também se aprofundou a problemática dos Direitos Humanos, a justiça e a solidariedade frente à pobreza e ao desamparo dos mais vulneráveis, entre os quais se identificaram os índios, os idosos, os migrantes, entre outros.

As conclusões preliminares serão divulgadas nesta segunda-feira, numa plenária que servirá para intercambiar as linhas fundamentais do que será o documento de futura publicação da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Terminado o trabalho dos grupos, os participantes se reuniram em torno de Maria, na Basílica Guadalupana, para rezar o “Rosário Continental” pelas intenções do Papa Francisco.

A seguir, o Arcebispo de Nova Iorque, Card. Timothy Dolan, presidiu a uma concelebração eucarística. Durante sua homilia, o Cardeal refletiu sobre três elementos que o cristão deve levar em consideração: o dia do Juízo, o Templo e as tribulações.

O Arcebispo de Nova Iorque concluiu convidando todos a dirigirem seus olhares a Nossa Senhora de Guadalupe, que perseverou até o final, e pedir a Ela proteção para que nos ajude a perseverar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain