.

.

23 de novembro de 2013

Carta Encíclica Pascendi do Papa Pio X , sobre a Doutrina da MODERNISTA - parte V

Remédios eficazes

45. O nosso predecessor de feliz memória, Leão XIII procurou se opor vigorosamente, pela palavra e pelo trabalho, esse exército de tais grandes erros que secreta e descubertamente apressar-nos. Mas os modernistas, como vimos, não é facilmente intimidada por tais armas, e simulando o maior respeito e humildade para com os seus pareceres têm torcido as palavras do Papa e outros já aplicada a qualquer um de seus atos, de modo que o dano já foi feito dia mais poderoso por dia.

Por isso, veneráveis ​​irmãos, temos resolvido sem demora vão para os remédios mais eficazes. Nós recomendamos fortemente que você não sofrer tal negócio sério vai perder em toda a sua vigilância, diligência e força por favor, eo que nós pedimos, e você espera, oramos e esperamos também dos outros pastores de almas, educadores e professores para a juventude clerical e, especialmente, dos principais professores em famílias religiosas.

46. I. Primeiro, então, por isso é até para os estúdios, quer, e mandar que a filosofia escolástica don fundação de estudos sagrados.

Na verdade, "se há alguma coisa tratada pelos escolásticos muito sutis ou ensinadas inconsiderately, se há algo menos concordante com doutrinas comprovadas dos tempos modernos, ou, finalmente, que de modo algum podem ser aprovados de forma alguma é nossa intenção de propor a ser seguido em nosso tempo "(24).

A principal coisa que deve ser observado é que quando prescrevem mais filosofia escolástica, entender que, principalmente, ensinou São Tomás de Aquino, sobre o qual, como predecessor decretou queremos manter a nossa atual e, na medida do necessário, restabelecer a e confirmar, ordenando que todos observamos exatamente. Aos Bispos e estimular a demanda vai pertencer, se em qualquer lugar você tem negligenciado nos seminários, que se observa, e assim enviado para os superiores de ordens religiosas. E os professores incentivá-los a ter em mente que o Doctor afastar de Aquino, especialmente em questões metafísicas, nunca deixam de ser de grande prejuízo.

47. Coloque este fundamento, bem como a filosofia, construir com grande diligência o edifício teológico.

Promoção em Veneráveis ​​Irmãos, com toda a sua força o estudo da teologia, que o clero a partir de seminários cheios grande apreço e amor por ela e que sempre tem seu estudo favorito. Para "em grande abundância eo número de disciplinas oferecidas a verdade entendimientoa ganancioso, ninguém pode negar que a teologia sagrada afirma o primeiro lugar, enquanto o ex-julgamento era sábio que as outras artes e ciências da obrigação deles para servir e dar o seu dom como servos "(25).

Para isto se acrescentar que também parecem um pouco louvável que, sem prejuízo da reverência devido à Tradição, dos Padres e do Magistério, se esforçam para ilustrar teologia positiva com luzes tomadas a partir da história real, de acordo com o julgamento regras prudentes e católicos (que não podem ser igualmente verdade de todos). É verdade, agora temos de perceber que mais uma vez a teologia positiva, mas fazemos isso de modo a não prejudicar o escolástico, e repreender aqueles que elogiar tal teologia positiva, o que, portanto, parecem desprezar o escolar, o que consideramos como cúmplices dos modernistas.

48. Em disciplinas seculares suficiente para lembrar que o nosso predecessor sapientísímamente disse (26): "O trabalho corajosamente no estudo das coisas naturais, em que as invenções engenhosas e importantes de nosso tempo se atreve e com razão admirar contemporânea então venha comemorar com a aprovação e louvor perene. " Mas faça isso sem causar danos aos estudos sagrados, que alerta nosso mesmo antecessor, continuando estas palavras muito graves (27): "A causa dos erros que, que diligentemente investigare vai descobrir que ele é principalmente nestes nossos tempos, quanto maior o fervor com que as ciências naturais têm diminuído de forma muito mais grave e elevado assuntos, alguns dos quais se encontram quase esquecido homens são cultivados, outros são tratados de forma negligente e superficialmente (que verdadeiramente indigno) manchar a esplendor da sua dignidade primeira, ficam viciadas em doutrinas do mal e as opiniões mais ousadas. " Enviados, pois, que os estudos das ciências naturais para se conformar a esta regra nos seminários sagrados.

49. II. Esses preceitos nosso e nosso predecessor, o que deve ser levado em consideração, desde que eles estão escolhendo professores seminários rectoresy ou universidades católicas.

O que quer que de alguma forma eles estuvieren imbuído modernismo, sem levar em conta qualquer tipo de são seções do comércio, de modo a governar como para ensinar, e se você já exercício, tenha sido indeferido, também, aqueles que descobriram ou favorecimento modernismo secretamente, e louvando Modernistas e desculpando culpa deles, e censurar escolástica, ou dos Padres, ou Magistério, ou recusando-se a obediência à autoridade eclesiástica reside em qualquer um, não menos os amigos da evolução da história, arqueologia ou estudos bíblicos, bem como a ciência sagrada que descuidam parecem prefixo ou profano. Nesta matéria, veneráveis ​​irmãos, principalmente na escolha dos professores, nunca ser demais vigilância e constância, porque os discípulos são a maioria das vezes, seguindo o exemplo dos seus professores, portanto, imbuído da obrigação de seu escritório, agir sobre ele com sabedoria e força.

Com tal gravidade e monitoramento devem ser considerados e selecionados aqueles chamando ordens sagradas, longe, muito longe de ordens sagradas amo a notícia! Deus odeia o incentivo saberbios e indisciplinados.

Nenhum adiante recebeu seu doutorado em teologia ou direito canônico, se não definir quaisquer cursos seguiu a filosofia escolástica, e se eles iriam receber, é inválido.

E sobre as universidades que frequentam ordenou a Sagrada Congregação dos Bispos e Regulares, em 1896 o clero da Itália, bem secular como regular, decreto que todas as nações (28) se estende.

Os clérigos e padres que matricularen em qualquer universidade ou escola católica, nenhum estudo formal em ciência faculdade do que qualquer cadeiras no primeiro. Se em algum lugar você qualquer permissão que este comando não é permitido depois.

Os bispos que estão liderando o regime de tal faculdade ou universidade buscar com toda a diligência que tudo enviado constantemente observar aqui.

50. III-também é dever dos bispos a tomar cuidado para que os escritos dos modernistas ou modernismo ou saber para promovê-lo, se publicados, não são lidos e, quando não foi e não será publicado.

Nem permitir adolescentes seminários e estudantes de universidades 1as, todos os livros, jornais e revistas do gênero, não os faria menos danos do que contrário aos bons costumes, mas sim, seria machucá-los mais por Como eles atacam os próprios princípios da vida cristã.

Também não devemos formar outro julgamento dos escritos de alguns católicos homens, além disso, sem malícia, mas ignorante da ciência teológica e encharcado na filosofia moderna, se esforçam para combiná-lo com fé, tentando, como dizer, promover a fé desta forma. Tais escritos são lidos sem medo justamente porque o bom nome e opiniões dos autores, têm mais chance de induzir gradualmente modernismo.

E, em geral, veneráveis ​​irmãos, para pôr ordem assuntos tão sérios, buscar vigorosamente que qualquer leitura de livros perniciosos que andam na diocese de cada um de vocês, ser banido, mesmo usando para esta proibição solene. Bem, mesmo que a Santa Sé usou todos os esforços para remover entre tais escritos, também cresceu o número, só há força capaz de catalogar todos eles, com o resultado que, por vezes, a medicina vem tarde demais, quando o o mal tem suas raízes para muita demora. Temos, portanto, que os prelados da Igreja, deposto todo o medo, sem dar ouvidos à sabedoria da carne e os gritos dos pobres, cada um realizando sua tarefa, suavemente, mas constantemente, lembrando que em Constituição Apostólica officiorum prescrito Leão XIII: "O comum, assim como delegados da Sé Apostólica, para buscar proibição e retirar das mãos dos livros fiéis e outros escritos publicados nocivos ou estendidos na diocese" (29), com a qual as palavras se um membro é concedido o direito, por outro é imposto o dever. Não acho que qualquer cumpriram esta parte de seu trabalho para trair algum outro livro, enquanto conscientes de que muitos outros podem se espalhar e disseminada por toda parte.

Nem você será apresentada, veneráveis ​​irmãos, que o autor de um livro obteve em outra faculdade diocese chamado ordinariamente Imprimatur , e porque pode ser falsa, e porque poderia dar bondade negligente ou muito, ou excesso de confiança colocação no autor, a última coisa que poderia acontecer uma vez em ordens religiosas. Acrescentar que como nem todos concordam os mesmos pratos e livros que são indiferentes em um lugar, pode, em outro, por todas as circunstâncias, ser prejudicial, se, em seguida, o Bispo, com os conselhos de pessoas prudente, considerar que deveria proibir alguns desses livros em sua diocese, dê-lhe poder de forma espontânea e até mesmo elogiar esta obrigação. Torne-se verdadeiramente o modo mais suave, limitando a proibição ao clero, se este bastare, e de pé esquerdo a obrigação de livreiros católicos não expor para venda de livros proibidos pelo bispo.

E falando dos livreiros, você assiste aos bispos, para que pela ganância de lucro para o comércio com os bens ruins. Certamente, em alguns catálogos são postados nos livros de muitos modernistas, e não pequeno louvor. Se, portanto, essas livrarias se recusam a obedecer os bispos, depois de ter avisado, não hesite em privá-los do título de livreiros católicos, e mais de episcopais, se o fizerem, e dá-los à Sé Apostólica, se eles são decorados com o título papal.

Finalmente, lembre-se tudo o que está contido na referida Constituição Apostólica officiorum Artigo 26: "Todo aquele que tiver obtido faculdade apostólica de ler e conservar livros proibidos, não pode, por isso leia e guarde todos os livros ou jornais proibidos pela Ordinário do lugar, só que no perdão apostólica tenha expressamente dado o poder de ler e manter livros condenados por quem ".

51. IV. Mas não o suficiente para impedir a venda e leitura de livros ruins, é necessário para evitar que a sua publicação, em que os bispos devem conceder a licença com a máxima severidade para imprimir.

Mas uma vez que, de acordo com a constituição officiorum , inúmeras publicações destinadas a permissão do comum, eo bispo se não podemos saber tudo, em algumas dioceses são nomeados, por este reconhecimento, os sensores ex officio em número suficiente . Esta instituição de censura merece os maiores elogios de nós, e não apenas incentivar, mas absolutamente prescrever que se estende a todas as dioceses. Em todos curiae episcopal, portanto, têm censores reconhecer oficialmente as coisas que foram publicadas: ela Eles deverão escolher tanto o clero, são recomendados para sua idade, erudição e sabedoria, e aqueles que seguem o caminho do meio e seguro na adoção e doutrinas falhar. Entregar-se ao reconhecimento desses escritos, de acordo com os artigos 41 e 42 da referida constituição, precisa de licença para publicação. O censor dará sua decisão por escrito e, se favorável, o Bispo vai licenciar publicado com a palavra Imprimatur , que deve preceder a fórmula Nihil obstat , acrescentando o nome do censor.

Na cúria romana censores institúyanse escritório, nenhum outro destino que todos os outros, que designam o Mestre do Sagrado Palácio Apostólico, ouvido antes o Cardeal Vigário do Papa na Urbe , e com o consentimento e aprovação do Sumo Pontífice . O próprio Mestre será responsável pelos censores para ser notado reconhecer cada letra, e dar o poder, então ele eo cardeal-vigário do Papa ou do bispo que faz a sua aprovação às vezes fórmula orçamento censor, como acima dizer , e acrescentou o nome do censor.

Só em casos muito raros e extraordinários, a critério do bispo, pode omitir menção do censor. Os autores nunca vai saber, até que tenha declarado o julgamento favorável, de modo que os censores não irá causar qualquer desconforto, e embora reconhecendo os escritos, e no caso de você não aprovar a sua publicação.

Censores de ordens religiosas nunca são escolhidos antes secretamente sem ouvir a opinião dos superiores da província ou, no caso de Roma, o Superior Geral, que dará testemunho sob a responsabilidade de seu gabinete, sobre os costumes, a ciência ea integridade da doutrina dos eleitos.

Superiores religiosos lembrar a obrigação grave de nunca permitir que sejam publicados qualquer escrito por seus súditos, sem mediar sua licença e regular.

Finalmente, comando e declarar que o título de censor, que se você fosse ornamentado, inútil e nunca pode servir para impor suas próprias opiniões privadas.

52. Com essas coisas em geral, especialmente a enviar save que diligentemente na arte. 42 da Constituição officiorum decretado com estas palavras: "os indivíduos do clero secular são proibidos de tomar a direção de jornais ou periódicos sai sem prévia autorização do comum '. E se alguns são mal usaren desta licença, depois de ser privado dele avisou.

No que diz respeito aos sacerdotes que são chamados correspondentes ou colaboradores, como acontece com freqüência publicar em jornais ou revistas escrito inficionados com a mancha do modernismo, vigílenles bons bispos, e se deve falhar, não deixá-los saber e prohíbanles continuar a escrever. Sério admoestar os superiores religiosos para fazer o mesmo, e se obraren com qualquer negligência, proporcionar delegados regulares do Sumo Pontífice.

Jornais e revistas escritos por católicos têm, na medida do possível, censor observou, que passa a vigorar imediatamente todas as folhas ou folhetos, em seguida, publicados, e se eu encontrar algo perigosamente expressa, impõe uma retirada rápida. E os bispos têm o mesmo poder, mesmo com o parecer favorável do censor.

53. V. Acima mencionamos congressos e assembléias públicas, reuniões de estar onde os modernistas procuram defender e propagar suas opiniões publicamente.

Os bispos não vai permitir que, doravante, os conjuntos de sacerdotes, mas muito raramente acontecem e se as licenças, é a condição de que ele não está com eles de coisas referentes aos Bispos ou Sé Apostólica que nada é proposto ou afirmado que induzir a usurpação do poder sagrado, e não são de forma alguma falar de qualquer coisa que cheire a modernismo, presbiterianismo ou secularismo.

Nessas conferências, cada uma das quais deve ser por escrito e em tempo útil, eles não podem participar, sem sacerdotes de outras dioceses Letters bispo comendatário si mesmo.

E todos os padres são muito fixa na mente o que Leão XIII recomendou estas palavras terríveis (30): "Considere os sacerdotes como autoridade intangível de seus superiores, tendo de fato o ministério sacerdotal, se não vai exercer sob magistério dos bispos, não será nem santo, nem útil nem honrado. "

54. VI. Mas o que aproveitará, irmãos, nós nos enviar comandos e preceitos observaren se não for prontamente e com segurança? Que, felizmente acontecer de acordo com os nossos desejos, pareceu conveniente alargar a todas as dioceses, há tantos anos decretou prudentísimamente para seus próprios bispos da Úmbria (31): "Para ejetar - disse - os erros já espalhados e para impedi-lo de revelar ou ainda mais professores fora da impiedade que perpetuam os efeitos perniciosos do que a revelação veio, o Santo Sínodo, seguindo os passos de San Carlos Borromeo, decreta que em cada diocese foram instituídos um conselho de homens testados tanto o clero, que monitoram o que pertence eo que novos bugs são introduzidos ou dispositivos se espalhando, e notificá-lo para o bispo, que, tomado conselho, para remediar este dano pode sufocar em seu início, que não a se espalhar mais e mais, em detrimento das almas, ou, o que é pior, crescer de dia para dia e confirmada. "

Enviados, pois, que este Conselho, queremos ser chamados de Vigilância, ser estabelecido o mais rápido possível, em cada diocese, e os homens que são chamados para ele pode ser escolhido a partir do mesmo ou semelhante forma montamos em comparação com os censores. Outro mês e dia padrão vai se reunir com o bispo e será obrigado a sigilo sobre o que o caso de haver ou eliminação.

Em virtude de seu cargo terá a seguinte incumbência: eles investigam elementos de prova e os traços de modernismo e nos livros e nas cadeiras; prescrever prudente, mas expedito e eficaz, o que levará à santidade do clero e da juventude .

Evite novidade de palavras, lembrando-se dos avisos de Leão XIII (32) 'pode ser passada nos escritos de católicos que maneira de falar que, após a má notícia parece ridicularizar a piedade dos fiéis e andar proclamando uma nova vida cristã por novos preceitos da Igreja, novas aspirações do espírito moderno, nova vocação social do clero, nova civilização cristã e muitas outras coisas neste estilo. " Tais formas de falar não são tolerados ou em livros ou aulas.

Não negligencie os livros quando se trata de algumas tradições locais relíquias piedosas ou santas, nem permitir que tais questões são abordadas em jornais ou revistas para a promoção da piedade, ou com palavras que soam como desprezo ou ridículo, ou com sentença transitada em julgado , especialmente se, como normalmente acontece, as coisas que você diz não deixar os limites encontram-se na probabilidade ou opiniões preconcebidas.

55. Sobre as relíquias sagradas, observe o seguinte: Se os bispos, que só tem esse poder, supieren certo que uma relíquia é acusado, retire-o do culto dos fiéis. Se o "real" de alguma relíquia tinham perecido, e por revoluções civis, ou por qualquer outro ato de Deus, não é proposta à veneração pública somente depois de ter sido devidamente reconhecido pelo bispo. O argumento de prescrição ou presunção só é válida quando o culto tem a recomendação da antiguidade, como decretado em 1896 pela Sagrada Congregação das Indulgências e Sagradas Relíquias, para ler: "As velhas relíquias são mantidos no veneração que eles tiveram até agora, a não ser em qualquer caso particular, há algum argumento para ser falso ou assumido. "

Quando o caso de formar juízo sobre tradições piedosas, devemos lembrar que os usos da Igreja nesta matéria de tão grande prudência não permite que tais tradições relacionam escrito só com grande cautela e fez a declaração antes ordenados por Urbano VIII, e embora isso seja feito como deveria, a Igreja não garante, no entanto, a verdade do fato, e não apenas para proibir acreditar aqui a menos argumentos humanos sem credibilidade. Totalmente os mesmos 30 anos decretado Sagrada Congregação dos Ritos (33) atrás: "Tais aparições ou revelações não foram aprovadas ou desaprovadas pela Sé Apostólica, que permite criar um piedoso, com a mera fé humana, segundo a tradição digamos ser confirmado com documentos apropriados, testemunhos e monumentos. " Quem segue essa regra deve ser livre de todo o medo, para a devoção de qualquer ocorrência, como de frente para o fato em si e é chamado relativo, sempre implícita a condição da verdade do fato, mas, como ele é absoluto, é sempre baseada em a verdade, porque são os destinatários da mesma pessoa dos Santos para homenagear. O mesmo deve ser dito das relíquias.

Instrua finalmente encaminhada ao Conselho Fiscal que coloca os olhos assídua e diligentemente e em instituições sociais e em todos os escritos de questões sociais, por isso não esconder neles algo do modernismo, mas de acordo com os preceitos dos Papas romanos.

56. VII. Para esses comandos não cair no esquecimento, e enviamos os bispos de cada diocese, ao longo de um ano após a publicação destas cartas, e, posteriormente, a cada três anos para realizar a Sé Apostólica, com relação diligente e jurado , das coisas nesta nossa carta, são ordenados, também, das doutrinas que dominam o clero e especialmente nos seminários e outras instituições católicas, não excetuando isentos da autoridade do comum. O mesmo é enviado para os superiores gerais de ordens religiosas, de modo que seus súditos estão em causa.

CONCLUSÃO

Essas coisas, Veneráveis ​​Irmãos, ter acreditado lhe devo escrever para garantir a saúde de cada crente. Os adversários da Igreja certamente vai maltratá-los para atualizar a velha calúnia que nos designa como inimigos da sabedoria e do progresso da humanidade. Mas, para se opor a algo novo a estas acusações, com argumentos perpétuos refutando a história da religião cristã, pretendemos promover com toda a nossa força de uma instituição particular, na qual, com a ajuda de todos os católicos distinguido pela fama de sua sabedoria , todas as ciências e todos os tipos de aprendizagem são promovidos, tendo como guia e mestre da verdade católica. Queira Deus que nós felizmente alcançar este objetivo com a ajuda de todos os que sinceramente amam a Igreja de Cristo. Mas isso eu vou discutir em outra ocasião.

Enquanto isso, veneráveis ​​irmãos, a vós, em cujo zelo e diligência que colocamos o mais confiança, com toda a alma ordenou a abundância de luz que muito soberano, em meio a grandes perigos para a alma por causa dos erros de em todos os lugares nos invadir, iluminá-lo, assim como eu ea responsabilidade de dar-vos com a força vigorosa para realizar o que você entendiereis. Asístaos virtude com Jesus Cristo, o autor e consumador de nossa fé, e com a sua ajuda e intercessão asístaos a Virgem Imaculada, o destruidor de todas as heresias, enquanto nós, como um símbolo de nosso amor e consolação divina na adversidade, eu cordialmente Nós, você e seu clero e fiéis, a nossa bênção apostólica.

Dado em Roma, junto de São Pedro, em 8 de setembro de 1907, no quinto ano do nosso pontificado.

Notas

1. Atos 20.30.

Dois. Tit 1.10.

Três. 2 Timóteo 3.13.

Abril. De revelat . can.l.

Maio. Ibid. , can.2.

6. De fide can.2.

7. De revelat . can.3.

Agosto. Gregório XVI, Enc. Singulari Nós , 25 de junho de 1834.

9. brev. ad ep. Wratislav. , 13 de junho. 1857.

10. Ep. Anúncio Magistros Theolog . Paris, não. IUL. 1223.

11. Prop 29 maldita. em Leone X, Bulla Exsurge Domine , 16 maii 1520: "Hásenos abrir o caminho invalidar a autoridade dos conselhos, contradizem livremente seus fatos, a julgar seus decretos e corajosamente confessar tudo o que parece verdadeiro, eu aprovo, eu reprovar qualquer conselho '.

12. Sess. 7. De sacramentis in genere lata. Maio.

13. Prop 2: "A proposição de que a autoridade foi dada por Deus para a Igreja para se comunicar com os pastores, que são os seus ministros, para a salvação das almas; entendido para que a comunidade dos fiéis Pastores deriva ministério poder e do governo eclesiástico, é herética. " Prop 3: "Além disso, ele afirma que o Romano Pontífice é o chefe ministerial, de modo que explicou o Papa, não de Cristo na pessoa de São Pedro, mas a Igreja recebe o poder do ministério, como sucessor Pedro, verdadeiro Vigário de Cristo e chefe de toda a Igreja, tem na Igreja universal é herética. "

14. Enc. Qui pluribus , 8 de novembro. 1846

15. Syll . Q.5.

16. Const. Dei Filius c.4.

17. L. c.

18. Rom 1,21.22.

19. Conc Vat I, De revelat . c.2.

20. Ep . 28,3.

21. Enc. Singulari nós .

22. Syll. Pr.13.

23. Motu pr. mysticam Ut 11 mart. 1891.

24. Leão XIII, Enc. Aeterni Patris .

25. Leão XIII, Litt. ap. magna Em, 10 de dezembro. 1889.

26. Alocação. 07 de março de 1880.

27. L. c.

28. Cf. ASS 29 (1896) 359.

29. Ibid. , 30 (1897) 39.

30. Enc. Nobilissima Gallorum 10 Febr. 1884.

31. Lei Consess. Ep. Umbriae, novembro 1849 Tit.2 a.6.

32. Instr. SC NN. EE. EE., 27. 1902.

33. Decr. 02 de maio de 1877.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain