.

.

23 de novembro de 2013

Carta Encíclica Pascendi do Papa Pio X , sobre a Doutrina da MODERNISTA - parte IV

35. Nós, na verdade, veneráveis ​​irmãos, para quem a verdade é uma só, e nós acreditamos que os Livros Sagrados, como "escrito sob a inspiração do Espírito Santo, eles têm Deus por seu autor" (19), podemos garantir que tudo é mesmo atributo de Deus uma mentira de utilidade ou oficiosa, e afirmar com as palavras de Santo Agostinho: "Uma vez admitido como alta autoridade alguma mentira oficiosa, não haverá mesmo o menor desses livros que, se alguém ou parece difícil para as alfândegas ou incrível de fé, não se referem à mesma regra perniciosísima o propósito do autor ou condescendência mentir "(20). Onde vai continuar, como acrescentou. o mesmo santo doutor ", como naqueles (isto é, nas Escrituras) todo mundo vai acreditar no que eles querem e parar de acreditar que você não quer." Mas os apologistas modernistas, negrito, mesmo além. Também admitem que nos Livros Sagrados acontecer às vezes, para provar alguma doutrina, argumentando que não são regidos por qualquer base racional, que são aqueles que têm por base as profecias, mas defender bem como alguns dispositivos de oratória que são legitimados por vida. O que mais? Concedido e até mesmo dizer que o próprio Cristo errou manifestamente indicam o tempo do advento do Reino de Deus, que, segundo eles, deveria ter surpreendido ninguém, porque Ele também estava sujeito às leis da vida.

Que destino pode caber depois que os dogmas da Igreja? Estes estão cheios de contradições aparentes, mas fora dessa lógica vital não admite contradição com a verdade simbólica, seja o que for em si do Infinito, que tem infinitos aspectos. Finalmente, todas essas coisas passam e defender, por isso não hesitou em declarar que não pode ser atribuído ao mais sublime Infinito afirmam coisas contraditórias a honra.

Mas desde quando legitimou a contradição, o que que não pode ser justificada?

36. Por outro lado, ainda não posso acreditar que não somente está disponível para a fé por razões objectivas, mas também subjetiva. Este modernistas apologistas voltar para a doutrina da imanência. Na verdade, se esforçam para convencer o homem em si mesmo, e nas profundezas de sua natureza e de sua vida, o desejo ea necessidade de esconder qualquer religião, e não de qualquer religião, mas precisamente a Igreja Católica , por isso, dizem eles, absolutamente exige o pleno desenvolvimento da vida.

Aqui, novamente, é conveniente que lamentamos muito, como entre os católicos não faltando alguns que, ao passo que rejeitam a doutrina da imanência como doutrina, empregá-lo, no entanto, para um propósito apologético, e que o façam sem cautela, parece admitir que a natureza humana não só a capacidade e conveniência para o sobrenatural - que apologistas católicos sempre demonstrou adicionando as advertências apropriadas -, mas uma verdadeira exigência.

Mas, para dizer a verdade, esta exigência da religião católica introduzida apenas os modernistas que querem passar por mais moderado, como diríamos significado abrangente para mostrar como o homem, que ainda não acredita que está latente o mesmo germe que estava no consciência de Cristo, e que ele transmitiu aos homens.

Assim, veneráveis ​​irmãos, reconhecemos que o método apologético dos modernistas, que sumariamente descritos, satisfazer plenamente suas doutrinas, certamente cheio de erros de método, como as doutrinas si mesmos; apt não para construir, mas para destruir, não para os católicos, mas para arrastá-los heresia católica e até mesmo a destruição total de qualquer religião.

37. É, enfim, e falar sobre o modernista como reformador. Agora, como já dissemos aqui mostra como o desejo apaixonado pela novidade tais homens são estimulados, e esse desejo se estende completamente a tudo o que é cristão. Eles querem filosofia renovada, principalmente em seminários, de modo que, escolástica relegado para a história da filosofia, e como um dos muitos sistemas de envelhecimento, os alunos são ensinados a filosofia moderna, a única verdade ea única corresponde aos nossos tempos.

Para renovar a teologia quer tomar a chamada fundamentação racional da filosofia moderna, e necessitam de teologia principalmente positiva, que tem como base a história dos dogmas. Também afirmam que a história é escrita e ensinado de acordo com o seu método e as exigências modernas.

Ordenou que os dogmas ea sua evolução devem estar em harmonia com a ciência e história.

Quanto à catequese, pedindo que os livros de catecismo, mas os outros dogmas, que foram renovados e estão alojados dentro do alcance das pessoas comuns não são gravadas.

Sobre o culto sagrado, dizem que você deve reduzir devoções externas e proibir o seu aumento, mais do que outros, mais inclinados ao simbolismo, é mais branda nesta matéria.

Eles vão chorar para o governo da Igreja, ser reformado, todos os seus aspectos, mas principalmente no disciplinar e dogmática, e, portanto, tem sido a de harmonizar dentro e por fora com o que eles chamam de consciência moderna, que tende a totalmente democracia, portanto, deve ser dada aos baixo clero e os leigos-se alguma intervenção no governo e tem a autoridade para distribuir, muito concentrado e centralizado.

Congregações romanas também deve ser reformado, e pede principalmente o Santo Ofício e do Índice.

Deve também procurar variar a influência do governo da igreja no negócio política e social, de modo que, quando separados de sistemas civis, no entanto, cabe-lhes para imbuí-los com o seu espírito.

No julgamento moral que se parte dos Americanistas, que as virtudes ativas devem ser precedidos de passivo, e aqueles que devem ser executadas de preferência a eles se alinham.

Eles pedem que o clero forma atual de modo que o seu antigo humildade e pobreza, mas em suas idéias e ações para os princípios do modernismo ternos.

Há, finalmente, alguns que, após voluntariamente aos seus professores protestantes, quer apagar o celibato sacerdotal.

O que então permanece intacto na Igreja, que não deve ser reformada por eles e de acordo com as suas opiniões?

38. Ao longo desta discussão sobre a doutrina dos modernistas, veneráveis ​​irmãos, acho que para qualquer empreendimento que pararam também, mas era absolutamente necessário, e para que eles não nos acusar, como habitualmente, a ignorar as suas coisas e está demonstrado que, quando o Modernismo tente não falar sobre doutrinas vagas, sem qualquer ligação entre si, mas como um corpo definido e compacto, em que se uma coisa é admitido, os outros seguem por implicação necessária . Assim, procedeu-se de uma forma quase didática, sem os bárbaros se recusam às vezes usam palavras que os modernistas.

E agora, que abrange um único olhar todo o sistema, não é de admirar se defini-lo, dizendo que é um conjunto de todas as heresias. Bem, na verdade, se alguém tivesse proposto reunir em um só o suco ea essência desses erros contra a fé existiu, nunca poderia obtê-lo mais perfeitamente do que fizeram os modernistas. Mas eles foram tão longe que não só destruiu a religião católica, mas, como já indicado, absolutamente todas as religiões. Portanto ambos os racionalistas aplaudi-los, e, entre estes, o mais sincero e mais livre reconhecer que eles conseguiram, entre os modernistas, seus auxiliares de melhores e mais eficazes.

39. Mas por um momento, veneráveis ​​irmãos, para que a doutrina perniciosa de agnosticismo. Segundo ela, não há um caminho intelectual que leva o homem a Deus, mas o sentimento ea ação da própria alma deparan melhor. Sumo absurdo, todo mundo vê. Bem sentimento humor responde a impressão de coisas que eles propõem ou compreensão dos sentidos externos. Tira o intelecto, eo homem ir atrás dos sentidos externos inclinar ainda mais do que já arrastando. Um novo absurdo como todas as fantasias de sentimento religioso não destruir o senso comum eo bom senso nos diz que qualquer perturbação ou comoção humor serve não só nos ajudar a investigar a verdade, mas sim um obstáculo. Falamos da própria verdade; opinião de que outra verdade, o fruto do sentimento e da ação interior, se é útil para formar trocadilhos, homem inútil, que principalmente interessado em saber se houve ou não o Deus em cujas mãos deve cair um dia.

Para grande trabalho que apontam, como assistente, experiência. E o que ele gostaria de acrescentar ao sentimento da mente? Absolutamente nada, e sim apenas uma certa veemência, que é então proporcional firmeza e convicção da realidade do objeto. Mas, mesmo com essas duas coisas, o sentimento deixa de ser sentimento, nem alterar a sua natureza sempre expostos ao engano, se não for regido pela compreensão, e até mesmo ajudá-lo a confirmar que, como tal, porque o sentimento, a é mais intenso, mais sentimento ser.

Em matéria de sentimento religioso ea experiência religiosa nele contidas (e aqui estamos lidando com agora) bem sabe, veneráveis ​​irmãos, vós que a prudência é necessária e ao mesmo tempo o quanto a doutrina para governar a mesma prudência. Eu sei sobre o tratamento das almas, especialmente alguns daqueles em que domina o sentimento, você sabe, lendo as obras de ascética: depreciar obras modernistas, mas oferecer uma doutrina muito mais forte e sabedoria sutil muito mais fina do que aqueles que atribuem a si mesmos.

40. Parece, de fato, louco, ou pelo menos extrema imprudência, ter a verdadeira, sem qualquer investigação, experiências íntimas de gênero que se espalham os modernistas. E se é tão grande força e firmeza dessas experiências, por que, por sinal, não alguns atributos semelhantes a experiência que afirmam muitos milhares de católicos sobre o quão errado o caminho pelo qual os modernistas andar? Para não ser isso? Só falsa e enganosa? Mas a grande maioria dos homens professar e sempre professou firmemente nenhum conhecimento e experiência, sem qualquer guia ou luz da razão nunca alcançado. Mais uma vez só resta, portanto, se enquadram o ateísmo ea negação de toda religião.

Também não tem que prometer os melhores resultados doutrina modernista simbolismo professando: pois se, como dizem, todos os elementos intelectuais não são nada, mas os símbolos de Deus, por que não é também um nome de símbolo de Deus ou da personalidade divina? Mas se assim for, isso poderia levar a duvidar da personalidade divina, e então é abrir o caminho que leva ao panteísmo.

Ao mesmo prazo, a saber, um panteísmo puro e corajoso que leva outra teoria da imanência divina, como nos perguntamos: que imanência, você distingue Deus do homem, ou não? Se à parte, qual é a diferença, em seguida, a doutrina católica, ou por que rejeitam a doutrina da revelação externa? Mas se não distingue, temos panteísmo. Mas essa imanência do modernista busca e admite que todo fenômeno de consciência procede do homem como homem, em seguida, então, motivo legítimo, portanto, segue-se que Deus é a mesma coisa com os homens, do qual resulta panteísmo.

Por fim, a distinção entre ciência e proclamar a fé permite nenhuma conseqüência, porque eles colocam o objeto da ciência na realidade do cognoscível, e fé, ao contrário, no incognoscível. Mas a razão pela qual algo é incognoscível não é outro senão a total falta de proporção entre o assunto em questão e de entendimento, mas essa proporção defeito nunca poderia excluído, mesmo na doutrina dos modernistas, então o que o incognoscível serão fornecidos tanto para o crente eo filósofo. Então, se há alguma religião, seja de uma realidade incognoscível. E assim eu não vejo por que essa realidade pode não ser ainda a própria alma do mundo, alguns racionalistas afirmam.

Mas, por agora, basta mostram claramente que por quantas estradas Modernismo leva ao ateísmo e remover todas as religiões. O primeiro passo foi o protestantismo, a segunda corresponde ao modernismo, em breve fazer o seu ateísmo aparência.

II. CAUSAS E SOLUÇÕES

41. Para uma compreensão mais profunda do modernismo e buscar soluções para melhor grande mal, que é agora, Veneráveis ​​Irmãos, um pouco examinar as causas do qual este mal e tirar sua comida.

A causa próxima e imediata é, sem dúvida, a perversão da inteligência. Foi adicionado, e remoto, estes dois: curiosidade e orgulho. Curiosidade, se não sabiamente moderados, o suficiente em si mesmo para explicar eventuais erros.

Não admira que Gregório XVI escreveu, predecessor nosso (21): "É deplorável como longe de terminar os delírios da razão humana quando se está com sede de novidades e, contra o conselho do apóstolo, esforça-se para saber mais do que deve saber, imaginar, muito auto-confiança, a procurar a verdade fora da Igreja Católica, que é sem a menor sedimentos erro. "

Mas força muito maior tem que obcecar humor e induzir ao erro, orgulho, que, embora como em casa, na doutrina do modernismo, ele mostra todo o combustível e assumir todas as formas. Orgulho-se concebeu confiança tão ousado que chegou a ser e propor-se como um padrão para todos os outros. Por orgulho vanísimamente glória, como os únicos possuidores da ciência, e dizer, arrogante e vaidoso: "Nós não somos como os outros homens" e não deve ser comparado com os outros, nós abraçamos e sonhar todos os tipos de novas funcionalidades, muito absurdo que eles são. Descarte todo o orgulho sujeição e afirmam que a autoridade se encaixa com a liberdade. Por orgulho, esquecendo-se, executar apenas sobre a reforma dos outros, sem qualquer reverência aos superiores até mesmo ao poder supremo. Na verdade, não é mais curta e livre de orgulho modernismo caminho. Se um católico, eu seja leigo ou sacerdote esquecido o preceito da vida cristã, que nos ordena negar a nós mesmos se quisermos seguir a Cristo, não banir de seu coração o orgulho, certamente encontrar dispostos como ninguém para abraçar Erros dos modernistas!

Por isso, veneráveis ​​irmãos, como deveis resistir seu primeiro dever como homens soberbos, envolvê-los nos comércios mais escuros e mais insignificantes, para ser o mais humilhado intenção maior ascensão, e que, colocado no lugar inferior, tem menos energia para prejudicar. Além disso, como vós mesmos, pessoalmente, e pelos reitores dos seminários, os alunos diligentemente Examine o clero santo, e se qualquer um dos hallarais espírito orgulhoso, no mais forte alejadlo sacerdócio: Gostaria que tivesse feito isso muito tempo para vigilância e perseverança que era necessário!

42. E se nos voltarmos para as causas morais de inteligência, que são oferecidos em primeiro lugar ignorância.

Em verdade que todos os modernistas, sem exceção, querem ser e passar por doutores da Igreja, e mesmo com grandes palavras escolástica sublime, não abraçou o primeiro deslumbrado com seus dispositivos volumosos, mas porque a sua completa ignorância do segundo privou de ferramenta necessária para remover a confusão de idéias e de refutar sofisma. E o consórcio de falsa filosofia com a fé nasce o seu sistema, manchada por tantos grandes erros.

Tática modernista

Em cuja propagação, determinação e espero que vai gastar no aplicativo de notas! Mas tal é a sua atividade de trabalho como incansável, o que dá muito triste de ver como eles são consumidos, com a intenção de destruir a Igreja, muitas forças, bem empregado, pode ter ser de grande benefício. Duas artes que eles usam para enganar os espíritos: buscar em primeiro lugar abrir os obstáculos, e, em seguida, olhar com cuidado, aproveitando-lo com trabalho e perseverança, pois eles podem servir.

Há três coisas principais que são contrárias a suas tentativas por: o método escolástico de filosofar, a autoridade dos Padres e da tradição, o magistério. Contra eles dirigem os seus ataques violentos. Por isso geralmente ridículo e desprezam a filosofia escolástica e a teologia, e faço isso por ignorância ou medo, ou, o que é mais verdadeiro, por duas razões se verificar que algo novo é sempre desejo juntamente com o ódio do método escolar, e não há nenhuma indicação clara de que se começa a inclinar-se à doutrina do modernismo para começar a odiar o método escolástico. Lembre-se da modernistas e seus apoiadores condenação que Pio IX foi estimado reprovou a opinião daqueles que dizem (22): "O método e os princípios pelos quais os antigos Doutores escolásticos cultivada teologia não corresponde às necessidades do nosso tempo ou o progresso da ciência. Com relação à tradição, lutar com astúcia em pervertendo sua natureza e importância, a fim de destruir o seu peso e autoridade. "

Mas, apesar disso, os católicos sempre reverenciar a autoridade do Concílio de Nicéia II, que condenou "aqueles que ousam ..., estabelecendo-se hereges criminais, desprezando as tradições da igreja e inventar qualquer novo ... ou torcida excogitar ou conscientemente a desmoronar-se algumas das tradições legítimas da Igreja Católica. " Vai resistir ao conselho profissão IV Constantinopla: "Então você professa a preservar e proteger as regras da Igreja católica e apostólica santo recebeu, e dos santos, apóstolos e muito famosos dos Conselhos ortodoxos, tanto universais e particulares, bem como qualquer inspirado por Deus, o Pai e mestre da Igreja. " Pelo que os Pontífices Romanos, Pio IV e Pio IX decretou que na profissão de fé também acrescentou o seguinte: "mais firmemente admitir e abraçar as tradições apostólicas e eclesiásticas e outras observâncias e constituições da Igreja."

Não há mais respeito sobre a tradição sentir modernistas sobre nós, mais santos Padres da Igreja, que, com grande ousadia, propôs publicamente como muito digno de toda a adoração, mas como extremamente ignorante da crítica e da história, se não pelo tempo em que viveram, seria imperdoável.

43. Finalmente, colocar todos os seus esforços em minar e enfraquecer a autoridade do mesmo ministério eclesiástico, e sacrilegamente pervertendo a sua origem, a natureza e os direitos, repetindo livremente as calúnias dos inimigos contra ele. Cuadra, para qualquer clã de modernista que o nosso predecessor tão triste escreveu:

"Para fazer desprezível e odioso ao Esposo místico de Cristo, que é a verdadeira luz, os filhos das trevas acostumado a atacar em público com calúnias absurdas, e chamá-lo, alterando a força e a razão de nomes e coisas, amigo as trevas da ignorância e inimigo fautora de luz e progresso da ciência. "(23)

Por isso, veneráveis ​​irmãos, não é de admirar que os modernistas atacar com maldade extrema e homens católicos despeito lutando bravamente para a Igreja. Não há nenhum tipo de lesão que não faz mal, e cada passo acusá-los de ignorância e teimosia. Quando bolsa medo e a força de seus oponentes, eles tentam tirar a eficácia opondo à conspiração de silêncio. Para proceder contra os católicos mais odiosas, já que, ao mesmo tempo, subir sem restrições, com louvores perpétuos a todos que concordam com eles, esses livros, em todos os lugares cheio de novidades, recebidos com grande admiração e aplausos , muito mais audácia destrói um velho, tradição e se recusa tanto magistério sábio proclamando que eles vão. Finalmente, algo que faz tudo de bom horror!, Se a Igreja condena qualquer um deles, não só se juntam para elogiar em público e por todos os meios, mas chegando a quase deixando-o culto do verdadeiro mártir.

Com todo esse barulho, assim como o elogio de vitupérios, chocado e perturbado as mentes dos jovens, em primeiro lugar não deve ser tomado por ignorante, outro sábio para passar, ao mesmo tempo estimulado internamente pela curiosidade e orgulho , muitas vezes acontece que eles dão-se e entregue ao modernismo.

44. Mas isso pertence aos artifícios e os modernistas dispensar os seus produtos. Pois o que não é usinado em troca de aumentar o número de seus seguidores? Em seminários e universidades estão se esforçando das cadeiras, que gradualmente se tornam cadeiras de pestilência. Embora seja velado predicándolas inculcar suas doutrinas nos púlpitos das igrejas mais claramente publicados em suas reuniões e introduzir e melhorar as instituições sociais. Com seu nome ou pseudônimo publicar livros, jornais, revistas. O mesmo escritor usa vários nomes, a fim de enganar os desavisados ​​multidão com autores falsos. Em uma palavra, em ação, nas palavras, na cópia, não deixe nada para tentar, então eles parecem possuídos de frenesi.

E tudo isso, com que resultado? Choramos um grande número de jovens que foram certamente de grande esperança e ter trabalhado de forma lucrativa para o benefício da Igreja, se desviaram do caminho certo! Somos muitos mais causas de dor que, mesmo que não tenha atingido o ponto, como inficionados para o ar corrompido, acostumados a pensar, falar e escrever com maior latitude do que os católicos deveriam. Eles estão entre os leigos, e também entre os sacerdotes, e não falta onde foram menos esperava: nas mesmas ordens religiosas. Tente estudos bíblicos sob as regras dos modernistas. Eles escrevem histórias onde o pretexto de esclarecer a verdade, trazer à luz com grande diligência e com um pouco de prazer se manifesta tudo parece lançar alguma mancha na Igreja. Movido por alguns priori, utilizando todos os meios para destruir a tradição sagrada; desprezar relíquias sagradas detidos por sua idade. Em suma, arraste a vã esperança de que o mundo fala deles que acreditam não só conseguir se dizem as coisas e todo mundo sempre disse. E nesse meio tempo, talvez eles estão convencidos de que prestar um serviço a Deus e à Igreja, mas na verdade machucar gravemente, não só com o seu trabalho, mas a intenção que orienta e porque eles fornecem assistência muito útil para as empresas do modernistas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain