.

.

23 de novembro de 2013

Carta Encíclica Pascendi do Papa Pio X , sobre a Doutrina da MODERNISTA - parte I

INTRODUÇÃO

O cargo de pastor do rebanho do Senhor nos confiou do alto, Jesus Cristo disse que o primeiro dever de acordo com a soma de vigilância reservatório tradicional da santa fé, tanto contra as novidades profanas de linguagem como as contradições de um falsa ciência. Não houve tempo algum em que não foi necessário a dobra tal monitoramento cristã de seu Pastor supremo, porque eles nunca falharam, levantada pelo inimigo da humanidade, "homens do discurso perverso" (1) "fazedores de notícias e sedutores "(2)" sujeitos ao erro e arrastar ao erro "(3).

Severidade dos erros modernistas

.Um. Mas é claro que nos últimos tempos tem crescido de forma estranha, o número dos inimigos da cruz de Cristo, que, com o totalmente novo e cheio de artes perfídia, se esforçam para destruir a energia vital da Igreja, e até mesmo destruir completamente, se fosse possível, o reino de Jesus Cristo. Permanecer em silêncio não é mais decente, se não deseja que apareça infiel a nossos deveres mais sagrados, e se bem que fizeram uso aqui na esperança de alteração, e não deve ser censurado como um esquecimento do nosso ministério. O que especialmente nos obriga prontamente nós quebrar o silêncio é que hoje não há necessidade de ir e encontrar erros entre os fabricantes de inimigos declarados: esconder, e este é o assunto de grande dor e angústia, e dentro de alianças mesma igreja, sendo os inimigos mais prejudiciais como eles são menos relatados.

Falamos, veneráveis ​​irmãos, um grande número de leigos católicos e, o que é ainda mais deplorável, mesmo sacerdotes, que, sob o pretexto de amor à Igreja, carente de todo conhecimento sério em filosofia e teologia, e impregnados, pelo contrário, até a medula dos ossos com erros venenosos bebido nos escritos dos adversários do catolicismo, são apresentados, em desafio a toda a modéstia, como restaurador da Igreja, e na falange apertado corajosamente assaltam tudo o que é de mais sagrado na obra de Jesus Cristo, mesmo sem respeitar a própria pessoa do divino Redentor, que com temeridade sacrílega descer ao nível do homem puro e simples.

Dois. Tais homens são surpreendidos ao ser colocado nos entre os inimigos da Igreja. Mas não perca aquele que, independentemente das intenções, reservados para o juízo de Deus, conhecer as suas doutrinas e seu modo de falar e agir. Certamente são os inimigos da Igreja, e não foram partem da verdade que diz que esse não foi o pior. Porque, de fato, como já dissemos, eles tramar a queda da Igreja, não de fora, mas de dentro: em nossos dias, o perigo é quase nas entranhas da Igreja e em suas próprias veias e danos produzido por esses inimigos é muito mais inevitável quanto mais plenamente conhecido à Igreja. Acrescentar que aplicaram o machado não aos ramos, nem brotos fracos, mas para a própria raiz, isto é, à fé e suas fibras mais profundas. Mas uma vez que a ferida após a vida imortal, se esforçam para fazer circular o vírus por toda a árvore, e em tais proporções que não há nenhuma parte da fé católica em que não põe a mão, não se esforçam para corromper. E, embora perseguido por seu plano nefasto mil caminhos, sua tática é o mais insidioso e traiçoeiro. Pessoas sintetizando sua racionalista e católica, eles fazem isso com habilidade refinada, facilmente surpreender os incautos. Além disso, para sua grande ousadia, sem conseqüências linhagem que torna-los de volta, ou melhor, não teimosamente segurar e ousadia. Junte-nos para isso, e é o mais objetivo para enganar, uma vida cheia de atividade, perseverança e ardor única para todos os tipos de estudos, com o objetivo de angariar estima pública para seus costumes, muitas vezes sem falhas. Finalmente, e isso parece para remover toda a esperança de remédio, suas doutrinas perverteram as suas almas, de tal forma, que eles desprezam toda autoridade e não suportam alguma correção, e consolidando uma consciência mentiroso, nada omitido a ser atribuído a um zelo sincero verdade que só funcionam em tenacidade e orgulho.

Na verdade, esperávamos que um dia devolvê-la, e por isso usamos-los, em primeiro lugar, a doçura como com as crianças, em seguida, a gravidade e, por último, mas muito contra nossa vontade, repreensão pública. Mas você não sabe, veneráveis ​​irmãos, a aridez dos nossos esforços: você baixou a cabeça por um momento, em seguida, erguia mais orgulho. Agora, se nós estávamos delas, talvez a gente pudesse se esconder, mas é a religião católica e sua segurança. Chega, então, o silêncio seria estendê-lo um crime. O tempo está começando a mascarar esses homens e mostrar-lhes a toda a Igreja que são realmente tal.

Três. E como uma tática do modernista (e são comumente chamados, e com razão), táticas, de fato, a mais insidiosa, é a de nunca expor suas doutrinas de forma metódica e como um todo, mas dando-lhes uma certa fragmentos de modo e espalhadas aqui e ali, o que ajuda a ser julgado flutuante e incerto em suas idéias, quando na verdade eles são perfeitamente fixa e consistente, mas sempre assunto presente neste lugar essas mesmas doutrinas em um conjunto, e Não veja o link lógico que une, após reservar indicar as causas dos erros e prescrever os remédios mais adequados para cortar o mal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain