.

.

4 de setembro de 2013

Patriarca dos armenos católicos adverte para "graves e inesperadas consequências" de um ataque à Síria - Beirute (RV)

O Patriarca dos armenos Católicos da Cilícia, Catholicos Nerses Bedros XIX, lançou um apelo aos responsáveis por uma possível intervenção militar na Síria. Na mensagem, o líder espiritual dos católicos armenos fez uma série de ponderações e adverte para as “graves e inesperadas conseqüências” de um ataque, que poderá “desembocar num fracasso”.
Ele recorda as “conseqüências catastróficas” que as experiências no Iraque, Afeganistão e na Sérvia tiveram e que mostraram o que pode ocorrer com decisões tomadas às pressas, sem uma análise profunda. Além da destruição provocada pelas intervenções, uma das consequências “foi o surgimento de grupos fundamentalistas que ameaçam a segurança de tantos países com operações terroristas suicidas que testemunham o fundamentalismo”.
Prosseguindo na sua argumentação, o Catholicos do armênios católicos observa que seria “indispensável que as grandes potências ajudem o governo sírio a superar os seus problemas e a melhorar a própria conduta com meios pacíficos e com o diálogo”.
O Patriarca Nerses Bedros reitera então, a clara posição e a visão assumida pelo Papa Francisco, “apóstolo do amor e da paz, que com seus repetidos apelos ao diálogo” busca encontrar uma solução pacífica às dissensos políticos e às questões complexas.
Aos destinatários da mensagem, o Patriarca questiona se, antes de tomar a decisão, “pensarão às perdas humanas e à destruição ou à dimensão do êxodo que provocaria, às graves conseqüências que suscitariam a decisão”, advertindo que será inútil arrepender-se no futuro.
Por fim, o líder espiritual dos armênios católicos, apela para que se reflita antes de dar qualquer passo “cujas graves conseqüências são hoje imprevisíveis”. “A pessoa sábia não deve errar as próprias contas, para que os próprios erros não se voltem contra ela”, concluiu a mensagem. (JE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain