.

.

28 de setembro de 2013

Papa Francisco: "Peçamos a graça de não fugir da Cruz"

“O Filho do homem está para ser entregue em mãos aos homens”: estas palavras de Jesus paralisam os discípulos, que imaginavam um caminho triunfante. As palavras ficaram tão misteriosas para eles que não conseguiam compreendê-las plenamente e tinham medo de perguntar alguma coisa sobre isso. Para eles, “era melhor não falar”, era melhor não entender do que “entender a verdade” que Jesus dizia.

Papa Francisco reconstruiu assim, na homilia da missa celebrada na manhã de sábado, 28, na Casa Santa Marta, uma das páginas mais dramáticas do Evangelho, a que narra o medo que tomou conta dos discípulos quando Jesus lhes anunciou sua própria Paixão.

“Tinham medo da Cruz, medo da Cruz”, repetiu Francisco, recordando que o próprio Pedro, ao ouvir o anúncio de Jesus depois da confissão de fé de Felipe na região de Cesareia, disse “Não! Na Cruz não!”. O Papa explicou que Pedro também teve medo da Cruz, “mas não eram só eles... O próprio Jesus tinha medo da Cruz!”.

Tamanho era o medo que na noite de quinta-feira, Jesus suou sangue; quase disse “afasta de mim este cálice, seja feita a tua vontade”. Esta disponibilidade para que a vontade de Deus se realizasse “era a diferença”, explicou Francisco.

Aos cristãos de hoje, assim como dois mil anos atrás aos discípulos de Jesus, a Cruz “atemoriza”, nos assusta também nas obras de evangelização.

O Papa recordou que não há redenção sem a efusão de sangue, não há obra apostólica fecunda sem a Cruz:

“Talvez nós pensamos, cada um de nós pensará: E a mim o que acontecerá? Como será a minha Cruz? Não sabemos. Não sabemos, mas haverá! Devemos pedir a graça de não escapar à Cruz quando ela vier: com medo, sim, isso é verdade! Mas a sequela de Jesus termina aí. Vêm-me à mente as últimas palavras que Jesus disse a Pedro, naquela coroação pontifícia no Tiberíades: Me amas? Mas as últimas palavras eram aquelas: Vão levar-te onde tu não queres ir! À promessa da Cruz.”
(CM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain