.

.

5 de setembro de 2013

No ecumenismo, superar preconceitos para dar espaço "à cultura do encontro", afirma o Papa - Cidade do Vaticano (RV)

O Papa Francisco recebeu esta manhã, no Vaticano, a autoridade máxima da Igreja Ortodoxa Sírio-Malankar, o Catholicos Moran Baselios Marthoma Paulose II.

Em seu discurso, o Papa recordou o percurso que as duas Igrejas empreenderam em especial nos últimos trinta anos – percurso que produziu frutos preciosos sobre temas como o uso comum de locais de culto, a mútua concessão de recursos espirituais e até mesmo litúrgicos.

“No caminho ecumênico, é importante olhar para os passos realizados, superando preconceitos e isolamento, que fazem parte daquela 'cultura de colisão', que é fonte de divisão, e deixando espaço para a 'cultura do encontro', que nos educa à compreensão recíproca e a atuar pela unidade.”

Todavia, advertiu o Pontífice, é impossível fazer isso sozinhos; nossas fraquezas e pobrezas tornam o caminho mais lento. “Por isso, é importante intensificar a oração, porque somente o Espírito Santo com a sua graça, com a sua luz, com o seu calor pode degelar nossa insensibilidade e guiar os nossos passos rumo a uma fraternidade sempre maior.”

A Igreja Ortodoxa Sírio-Malankar nasceu da pregação do Apóstolo Tomé na Ásia. Radicada na Índia, conta cerca 2 milhões e 500 mil membros espalhados em 30 dioceses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain