.

.

14 de janeiro de 2014

Neo-cardeal: ajuda a focalizar a atenção sobre o Haiti


O Papa Francisco divulgou no último domingo, 12, a lista dos 19 cardeais que criará no Consistório do próximo 22 de fevereiro, entre os quais se encontra o o primeiro cardeal haitiano da história da Igreja, o atual Bispo de Les Cayes e Presidente da Conferência Episcopal do Haiti (CEH), Dom Chibly Langlois.
“A nomeação vai ajudar a focalizar a atenção sobre o Haiti, especialmente em nossa Igreja Católica Romana no Haiti”, disse o neo-Cardeal Langlois, de 55 anos de idade, em declarações ao Alter Presse sobre sua criação por parte do Papa Francisco.

Com efeito, alguns analistas consideram uma delicadeza especial do Santo Padre, ter anunciado a lista de cardeais com o primeiro da história do Haiti, no mesmo dia em que se recordou o quarto aniversário do terremoto de 12 de janeiro de 2010 que devastou ao país. O terremoto deixou mais de 300 mil mortos, abundantes danos materiais e uma Igreja extremamente afetada com vários edifícios destruídos, o seminário local em ruínas e com a perda do então Arcebispo de Porto Príncipe, Dom Serge Miot, quem faleceu na sede da Arquidiocese.

Como presidente da CEH, Dom Langlois também liderou a mediação da Igreja para o diálogo entre o presidente do Haiti, Michel Martelly, a oposição e o parlamento, para assim iniciar um caminho que leve à superação da grave crise atual que confronta o país.

Dom Langlois nasceu em 29 de novembro de 1958 na localidade de Vallée, Jacmel, no departamento do Sudeste. Ingressou no Grande Seminário de Notre Dame em Porto Príncipe em 1985, onde estudou filosofia e teologia. Foi ordenado sacerdote em 22 de setembro de 1991. Entre 1991 e 1994 foi Vigário da Catedral de Jacmel, e diretor do serviço pastoral diocesano de catequese entre 1993 e 1994. Entre 1994 e 1996 estudou teologia pastoral na Pontifícia Universidade Lateranense em Roma. Em 1996 foi designado administrador da formação pastoral e catequética diocesana. Em 1999 foi enviado ao Santuário da Imaculada e foi professor de teologia pastoral no Grande Seminário de Notre Dame em Turgeau. Foi escolhido Bispo de Fort-libertei em 8 de abril de 2004, recebendo a ordenação episcopal por parte do Dom Hubert Constant no dia 6 de junho do mesmo ano. Em 15 de agosto de 2011, depois de 7 anos de serviço em sua primeira diocese, foi nomeado Bispo de Les Cayes onde atualmente trabalha.

Esse mesmo ano e por um período de três anos, foi eleito Presidente da Conferência Episcopal do Haiti (CEH), sucedendo no cargo o Arcebispo de Cap-Haitien, Dom Louis Kébreau. (SP)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain