.

.

1 de setembro de 2013

Para o bem da comunidade humana Autoridade eclesiástica e poder civil «são chamados a colaborar para o bem integral da comunidade humana», escreveu o Papa na mensagem enviada ao cardeal Koch por ocasião do XIII simpósio intercristiano que se realizou em Milão de 28 a 30 de Agosto.



Ao Venerado Irmão
 Senhor Cardeal Kurt Koch
Presidente do Pontifício Conselho
para a Promoção da Unidade dos Cristãos

É com particular alegria que tomei conhecimento da iniciativa dos Simpósios intercristãos, organizados a cada dois anos pelo Instituto Franciscano de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Antonianum e pelo Departamento de Teologia da Faculdade Teológica Ortodoxa da Universidade Aristóteles de Salonica, com a finalidade de aprofundar o conhecimento das tradições teológicas e espirituais do Oriente e do Ocidente e de cultivar relações fraternas de amizade e de estudo entre os membros das duas instituições académicas.
Portanto, desejo dirigir a minha saudação cordial aos organizadores, aos relatores e a todos os participantes na XIII edição da benemérita iniciativa, que este ano se realiza em Milão, com a colaboração da Universidade Católica do Sagrado Coração, sobre o tema «A vida dos cristãos e o poder civil. Questões históricas e perspectivas actuais no Oriente e no Ocidente». Este tema insere-se oportunamente no quadro das múltiplas iniciativas que pretendem comemorar o XVII centenário da promulgação do Édito constantiniano, iniciativas que em Milão tiveram momentos de particular relevo, como a visita do Patriarca Ecuménico Bartolomeu I à Igreja ambrosiana e à cidade.
A decisão histórica, com a qual foi decretada a liberdade religiosa para os cristãos, abriu caminhos novos para a difusão do Evangelho e contribuiu de maneira determinante para o nascimento da civilização europeia.  A memória daquele acontecimento  oferece a oportunidade, para o presente Simpósio, de reflectir sobre o desenvolvimento das modalidades com as quais o mundo cristão se relaciona com a sociedade civil e com a autoridade que a preside. Tais modalidades desenvolveram-se ao longo da história em contextos muito diferentes, conhecendo diversificações significativas no Oriente e no Ocidente. Ao mesmo tempo, conservaram alguns traços fundamentais comuns, como a convicção de que o poder civil encontra o seu limite diante da lei de Deus, a reivindicação do justo espaço de autonomia para a consciência, o conhecimento de que a autoridade eclesiástica e o poder civil são chamados a colaborar para o bem integral da comunidade humana.
Formulando votos a fim de que os trabalhos do Simpósio produzam frutos abundantes para o progresso da pesquisa histórica e do conhecimento recíproco entre as diversas tradições, garanto a minha lembrança na oração e de coração concedo a Bênção Apostólica a quantos contribuíram para a organização desse Congresso e a todos os seus participantes.
Vaticano, 19 de Agosto de 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain