.

.

20 de março de 2014

Luta ao tráfico humano ganha aliado de peso com a Rede Global de Liberdade


A luta ao tráfico de seres humanos ganhou esta semana um aliado de peso: a Rede Global de Liberdade (Global Freedom Network).

Trata-se de um acordo entre Santa Sé e representantes das grandes religiões do mundo para desarraigar as formas modernas de escravidão e o tráfico de pessoas até 2020, através de inúmeras iniciativas, inclusive da oração e do jejum.

Reuniram-se na Sala de Imprensa da Santa Sé o chanceler das Pontifícias Academias das Ciências e das Ciências Sociais, Dom Marcelo Sánchez Sorondo; Mahmoud Azab, representando o grande Imã da Universidade de Al-Azhar, no Cairo, Egito; o anglicano David John Moxon, representando o Arcebispo de Cantuária Justin Welby. Também estava presente o Presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson.

Dom Sorondo citou os inúmeros apelos pronunciados pelo Papa Francisco contra esta chaga.


Já Mahmoud Azab recordou que o Islã proíbe totalmente o tráfico de seres humanos e a escravidão.

Na declaração conjunta, os signatários desta Rede sublinham que "a exploração física, econômica e sexual de homens, mulheres e crianças leva hoje 30 milhões de pessoas à degradação". Tolerar essa situação significa que violamos a nossa humanidade comum e ofendemos a consciência de todos os povos.

Não obstante os esforços, "a escravidão moderna e o tráfico de pessoas continuam aumentando", foi o que destacou o representante anglicano David John Moxon. "A escravidão moderna e o tráfico de pessoas são um dos maiores escândalos e uma das maiores tragédias do nosso tempo", disse ele

Tendo como ponto de partida a afirmação inegociável de que as pessoas não são coisas, o Vigário Episcopal para o Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo, Padre Júlio Lancellotti, apresenta o valor da pessoa diante da problemática do tráfico humano no âmbito da Campanha da Fraternidade.

A entrevista com o Pe. Júlio Lancellotti integra o Dossiê “Tráfico de Pessoas” – produzido pela Pastoral Marista. Ouça acima.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain