.

.

18 de março de 2014

Em oração pelo próximo Sínodo


Um Sínodo não se improvisa; requer uma preparação intensa amparada também pela oração. Este foi o significado da celebração dedicada à família que o Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, presidiu no domingo, 16 de março, na Basílica da Sagrada Família em Barcelona, concelebrada com o Cardeal espanhol Lluís Martínez Sistach, Arcebispo da cidade.

“Os homens de hoje, perdidos e enganados, seduzidos e chantageados por falsas promessas e por projetos de vida vazios, são convidados a meditarem sobre o sentido da vida, que encontra a sua verdadeira dimensão na família” – disse o Cardeal Baldisseri na homilia.

Entrar na esplêndida basílica projetada por Antoni Gaudí, prosseguiu o purpurado, significa para cada pessoa “reencontrar a si mesma e sentir-se envolvida pela beleza do estar juntos”. Aqui, disse ele, “se redescobre o valor do amor pelo outro, o amor como doação, a grandeza do matrimônio como pacto de amor constitutivo da família e sacramento que configura simbolicamente a união de Cristo com a Igreja”.

O Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos identificou ainda os vários fenômenos desestabilizadores da família, como o crescente número de solteiros ou das uniões provisórias, o drama dos separados e dos divorciados que contraíram uma segunda união civil, os filhos dessas uniões – fenômenos que manifestam uma crise profunda da instituição familiar, uma desconfiança que a acompanha e que ameaça a estabilidade social e o bem-estar comum. “As consequências são graves”, afirmou. Entre elas, a fuga das responsabilidades.

O Secretário-Geral recordou que o “Papa Francisco recentemente endereçou às famílias uma carta, convidando o povo de Deus a rezar pela assembleia sinodal sobre a família”. Uma oração ao “Espirito Santo para que ilumine os padres sinodais e os guie em sua empenhativa tarefa”.

Além disso, acrescentou, em 2015 se celebrará também a Jornada Mundial da Família em Filadélfia, nos Estados Unidos. O Cardeal Baldisseri deu assim voz à oração do Papa “para que através desses eventos a Igreja realize um caminho verdadeiro de discernimento e adote os meios pastorais adequados para ajudar as famílias a enfrentar os desafios pastorais com a luz e a força que vêm do Evangelho”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain