.

.

17 de março de 2014

Papa Francisco vai encontrar-se em Roma com vítimas da Mafia numa vigília de oração


Na próxima sexta-feira, 21 de março, o Papa Francisco vai-se encontrar com membros de uma associação que apoia vítimas de redes mafiosas. O Papa vai falar com os participantes e presidir, às 17.30, a uma vigília de oração, num encontro promovido pela Fundação ‘Libera’, criada pelo padre Luigi Ciotti (foto), na igreja de São Gregório VII da capital italiana.
Uma nota divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé refere que o encontro é “dedicado às vítimas inocentes das máfias” e decorre na véspera da 19ª ‘Jornada da Memória e do Compromisso”, desta vez convocada para a cidade de Latina, a sul de Roma. Cerca de 700 pessoas vão representar 15 mil familiares de pessoas assassinadas, feridas ou que foram vítimas de extorsão por diversas organizações criminosas na Itália.

Comentando o facto, padre considerou que é "muito bonito" que o Papa se tenha disponibilizado para participar na leitura de "todos os nomes das vítimas, neste 21 de março, primeiro dia da primavera", elogiando ainda a disponibilidade "imediata" de Francisco.
No passado dia 26 de janeiro, o Papa Francisco referiu-se ao assassinato de uma criança italiana Nicolau, queimado dentro de um carro, na Calábria (Itália), num ajuste de contas da Mafia local, algo “que – disse - parece não ter precedentes na história da criminalidade”, e pediu orações pela vítima e pela conversão dos autores do crime.

E a 26 de março do ano passado, prestou homenagem ao padre Giuseppe Puglisi, sacerdote assassinado pela Mafia siciliana em 1993 e que tinha sido beatificado no dia anterior, lembrando as redes mafiosas que escravizam e exploram seres humanos. “Penso nas muitas dores, de homens e mulheres, também crianças, que são explorados por tantas máfias, que os exploram obrigando-os a trabalhos que os tornam escravos”, como a prostituição, disse perante os peregrinos reunidos na Praça de São Pedro.
Para o Papa Francisco, "por detrás destas explorações, destas escravidões, estão máfias”, pelo que pediu orações para que Deus “converta o coração destas pessoas”. “Não podem fazer isto, não podem transformar os nossos irmãos em escravos”, advertiu. "Rezemos para que estes mafiosos e estas mafiosas se convertam”, insistiu.

O padre italiano Pino Puglisi foi beatificado a 25 de março de 2013 em Palermo, numa cerimonia ao ar livre que reuniu cerca de 100 mil pessoas.
Em 2012, o Conselho Pontifício da Cultura promoveu na Sicília uma iniciativa de diálogo cultural e de sensibilização contra a Mafia. ‘Cultura da legalidade e sociedade multirreligiosa’ foi o tema escolhido para uma sessão do ‘Pátio dos Gentios’, estrutura destinada ao diálogo com os não crentes.

Bento XVI visitou a Sicília em outubro de 2010, tendo deixado por palavras e gestos simbólicos contra a Mafia, que qualificou como “um caminho de morte, incompatível com o Evangelho”. Antes do regresso a Roma, no caminho para o aeroporto, o agora Papa emérito quis que o cortejo parasse em Capaci, no local onde aconteceu o atentado contra o juiz Giovanni Falcone, depositando ali uma coroa de flores e rezando em silêncio, em memória de todas as vítimas de organizações mafiosas e da criminalidade organizada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain