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29 de agosto de 2009

* SIGNIFICADO DOS NÚMEROS NA BÍBLIA

NÚMEROS NA BÍBLICA

Conhecendo os números da Bíblia
Devemos observar que na Bíblia os números nem sempre têm um significado exato, como nós entendemos hoje, mas sim um significado simbólico, veja alguns exemplos:

3 = significa repetição, um número próprio de Deus (três vezes santo);
4 = significa totalidade;
6 = é um número imperfeito, o número do inimigo é 666 (Ap. 13,18: três vezes seis);
7 = é um número perfeito, é a soma de 3 + 4; é muito usado na Bíblia;
10 = pode ser positivo e negativo, temos 10 pragas, porém temos os 10 mandamentos;
12 = é um número de escolha; é 3 x 4: Doze tribos; Doze Apóstolos…
40 = é o tempo necessário de penitência para a preparação de algo muito importante, (dilúvio durou 40 dias, no deserto o povo ficou 40 dias, Jesus passa 40 dias no deserto, quando alguém fazia algo errado levava 40 chicotadas (cf. 2Cor 11,24);

1a Citação - Gn 29,15 (Livro do Gênesis, capítulo 29, versículo 15)

- Aqui nós fechamos o quadro dos Patriarcas e Matriarcas da nossa fé;
- Nossos Patriarcas são: Abraão, Isaac e Jacó;
- Nossas Matriarcas são: Sara, Rebeca, Lia e Raquel;
- Jacó irá ter com Lia e Raquel e suas duas servas 12 filhos (que darão os nomes às Doze tribos na Terra Prometida);

- Lembrando que 12 é um número de escolha.

2a Citação - Ex 1 (Livro do Êxodo, capítulo 1)
- Iniciamos o estudo do segundo livro da Bíblia e aqui continua a ação de Deus com escolha e chamados para a missão;
- Segundo alguns biblistas, já o Gênesis seria uma seqüência de ações de Deus onde Ele sempre faz a opção pelo mais fraco, em detrimento do mais forte ou do mais velho que a principio teria o direito: Abel mais novo em vez de Caim, que é o primogênito; Isaac e não Ismael, que nasceu antes e também era filho de Abraão; Jacó no lugar de Esaú, que era o primogênito; José e Benjamin prediletos a Ruben, o mais velho dos irmãos; Raquel em vez de Lia, que era a primeira mulher de Jacó; os últimos filhos de Jacó (José e Benjamin) são mais queridos que os mais velhos; etc. Este tipo de ação de Deus resultará na mais espetacular opção feita por Deus: vai escolher o mais pequenino dos povos da terra para fazer dele o seu povo (cf. Ex 3,7-10; Dt 7,7-8) e com este povo fazer a sua história.

- Êxodo significa saída;
- Este livro começa com uma entrada e não uma saída. Relata o nome dos descendentes dos Patriarcas que entraram no Egito;
- Foi neste período que foram construídas as pirâmides do Egito através do trabalho forçado/duro também do povo hebreu, com isso os egípcios tornaram amarga a vida do povo hebreu com uma dura escravidão e duros trabalhos;

- No texto de Ex 1,15-22, o rei do Egito ordenou que fossem mortos todos os meninos que nascessem do povo hebreu e se fosse menina, deixasse viver. Porém as parteiras temeram a Deus e não cumpriram esta ordem dizendo cuma pequena mentira. Mesmo assim, o rei ordenou que jogasse no rio Nilo todo menino que nascesse.

3a Citação - Ex 2 (Livro do Êxodo, capítulo 2)

- Moisés significa “aquele que foi salvo das águas”;
- Aqui, novamente aparecem várias vezes a palavra “criança” e “menino”;
- Moisés teve apenas uma mulher: Séfora;
- No Livro do Êxodo, o sogro de Moisés tem dois nomes: Ragüel (2,18) ou Jetro (3,1; 18,1), ele era um sacerdote de Madiã;
- A idéia de sacerdócio no Antigo Testamento é bem diferente do Novo Testamento;
- Um novo rei assume como Faraó, e o povo hebreu gemeu pelo peso da escravidão e Deus lembrou da Aliança que havia feito com Abraão, Isaac e Jacó e também viu as condições do povo de Israel e levou em consideração.

4a Citação - Ex 3 (Livro do Êxodo, capítulo 3)

- Moisés vai para a montanha de Deus;
- Moisés consegue ver num fenômeno da natureza a presença de Deus;
- Deus diz a Moisés que a terra onde ele esta é santa, diz também que Deus é o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó;
- Moisés cobriu o rosto, pois temia a Deus;

- O texto de Ex 3,7-10, é um dos mais importantes da Bíblia! Primeiramente Deus “viu” a situação do povo; segundo, Deus “ouviu”; e terceiro Deus “conhece” e por isso “desce” para libertar;
- Esta região produzia boas frutas, e onde tem frutas, normalmente tem muita abelha e conseqüentemente havia muito mel. Também haviam muitas pastagens e criação de cabritas, por isso “corria” leite;
- A quantidade de povos que havia nesta terra eram 6 (Ex 3,8), isto é, não eram um povo perfeito, pois não faziam um bom uso da terra;
- Sinônimos: Hebreu (vem do povo Hapirú), e significa aquele que faz trabalhos forçados. Israelita (vem de filhos de Israel) e Judeu é um termo usado mais tarde depois do Exílio (para ser Judeu teria que provar que era descendente de Abraão e teria que ser circuncidado).

Citações Extras - Deuteronômio 7,6-9
- A escolha que Deus faz não é porque este é o melhor ou maior povo da terra. Mas é uma escolha de amor, em vista do projeto de Deus e para manter a Promessa. Porque Ele é um Deus fiel!

Citações Extras - Deuteronômio 32,8-11
- É Deus quem distribui os povos pela terra. Este povo Deus o encontrou num deserto e com o tratou com amor e carinho, como a mãe trata seu filho. Este povo é “a menina dos olhos de Deus

Devemos prestar muita atenção ao valor dos números na Bíblia, sobretudo no texto hebraico, pois estamos diante de uma mentalidade diferente da nossa. Os números, na maioria das vezes, não querem transmitir uma quantidade exacta, um dado preciso, mas sim expressar uma realidade, um valor teológico, um dado simbólico.
Vejamos o significado dos principais números e alguns exemplos interessantes, assim como algumas passagens bíblicas onde o número aparece:

1 (um): Deus é Um (Dt 6,4; Zc 14,9)
2 (dois): É o par perfeito. Dos animais puros, Noé levará para a arca sempre pares (Gn 7,2). É o dobro e pode significar "de sobra", como em Is 40,2; 61,7; Ap 18,6.
3 (três): Número da unidade e da Trindade. É usado para reforçar ou dar ênfase a uma expressão. Assim, quando se quer dizer que Deus é Santo, repete-se três vezes: «Deus é Santo, Santo, Santo» (Is 6,3; Ap 4,8). Deus abençoa três vezes (Nm 6,24-26). Três são os mensageiros que anunciam o nascimento de Isaac (Gn 18,1ss). É o número da plenitude (Ap 21,13) e da santidade (Ap 4,8).
4 (quatro): Número da totalidade: os quatro cantos da terra; quatro evangelhos; quatro Seres vivos (Ap 4,6; 7,1; 20,8). Os quatro elementos do universo: terra, fogo, água e ar. Quadrangular (Ap 21,16). Representa sinal de plenitude.
5 (cinco): Cinco dedos da mão. O primeiro bloco da Bíblia (a Lei) tem 5 livros, o Pentateuco. No Apocalipse pode ser negativo.
6 (seis): Número imperfeito, não chegou à perfeição, que é o número 7. No Apocalipse (13,18) é repetido três vezes, por isso o número da besta é 666. Imperfeição total!
7 (sete): É a soma de 4 + 3. Por isso é o número perfeito, indica o máximo da perfeição (Nm 23,4; Mt 15,36); grande quantidade (Is 30,26; Pr 24,16; Mt 18,21); totalidade (Ap 1,4); indica séries completas como no Apocalipse: 7 Cartas (Ap 2-3); 7 Selos (Ap 6,1-17); 7 cabeças (Ap 12,3). O Cordeiro imolado recebe 7 dons (Ap 5,12). O sábado é o sétimo dia; Deus fez a Criação em 7 dias; a festa de Pentecostes acontece 7 vezes 7 dias depois da Páscoa. Cada sétimo ano é sabático (descanso para a terra e libertação dos oprimidos – Lv 25) e depois de 7 vezes 7 anos vem o Jubileu. Não se deve perdoar 7 vezes, mas 70 vezes 7 (Mt 18,22). É importante ver que no Apocalipse aparece a metade de 7, isto é 3,5 (Ap 11,9). Às vezes diz-se: um tempo, dois tempos, meio tempo (Ap 12,14; Dn 7,25), isto é três anos e meio. Também pode ser 42 meses (Ap 11,2), é igual a 1.260 dias (Ap 12,6), isto é, sempre a metade de 7. É a duração limitada das perseguições. É o tempo controlado por Deus.
8 (oito): É sete mais um, é como que o transbordar da plenitude. As bem-aventuranças em Mateus são sete mais uma (Mt 5).
10 (dez): Indica grande quantidade (Gn 31,7) ou é simplesmente um número redondo (Mt 25,1).
Indica também listas completas.
Pelos dez dedos das mãos é fácil lembrar a lista. Indica um tempo limitado; curta duração (Dn 1,12.14; Ap 2,10).
Pode indicar também imperfeição: a besta só tem 10 chifres (Ap 12,3).
12 (doze): É o resultado de 4 vezes 3, isto é um número bem completo. É o número da escolha: 12 tribos no AT; 12 Apóstolos no NT; 12 legiões de anjos (Mt 26,53).
Os anciãos são 24, isto é: 2 X 12 (Ap 4,4). Os que serão salvos (Ap 7,4) serão 144.000, isto é 12 X 12 X

1000! Número de totalidade (Ap 21,12-14).
40 (quarenta): Número que indica um tempo necessário de preparação para algo novo que vai chegar: 40 dias e quarenta noites do dilúvio (Gn 7,4.12); 40 dias e 40 noites passa Moisés no Monte (Ex 24,18; 34,26; Dt 9,9-11; 10,10); 40 anos foi o tempo da peregrinação pelo deserto (Nm 14,33; 32,13; Dt 8,2; 29,4, etc.); Jesus jejuou 40 dias antes de começar o seu ministério (Mt 4,2; Mc 1,12; Lc 4,2); a Ascensão de Jesus acontece 40 dias depois da Ressurreição (Act 1,3). Quando alguém errava, era corrigido com 40 chicotadas (Dt 25,3) e Paulo também recebeu cinco vezes as 40 chicotadas menos uma (2Cor 11,24).
70 (setenta): Jogo de números 10 X 7. Moisés comunica o espírito profético aos 70 anciãos (Nm 11,16-17.24-25). O exílio na Babilónia é interpretado como a duração de 70 anos (Jr 25,11; 29,10; 27,7; 2Cr 36,21; Dn 9). A tradução da Bíblia hebraica para o grego foi feita por 70 escribas e por isso recebeu o nome de LXX ou Septuaginta.

1000 (mil): Uma quantidade tão grande que não se pode contar. Prazo de tempo completo e comprido. Reino de mil anos (Ap 20,2). Ver as combinações: 7 X 1000 (Ap 11,13; 12 X 1000 (Ap 7,5-8); 144 X 1000 (Ap 7,4). É interessante também notar como os hebreus faziam combinações de números. Por exemplo: Abraão fez a Aliança com Deus quando tinha 99 anos (Gn 17,24), assim a Aliança completou o número 100. É o sábado que dá valor aos demais dias da semana, assim transforma os 6 dias (imperfeitos) em 7 dias (perfeito). O único dia da semana que tem um nome. Outro exemplo: seis povos habitavam a Terra Prometida (Ex 3,8). Mas são imperfeitos. Israel será o sétimo povo, aquele que tornará a terra perfeita (7).

Ver também o jogo num rico feito na elaboração de alguns provérbios (Pr 6,16-19; 30,15-33).
Interessante é saber que os israelitas escreviam os seus números com letras alfabéticas (não tinham vogais). Assim podia-se escrever um nome com um valor numérico genial. Por exemplo, Mateus divide a genealogia de Jesus em três grupos de 14 gerações. Ora, o número 14 é o resultado das somas das letras do nome de David (d + w + d): 4 + 6 + 4 = 14. Então Jesus é três vezes David, é o David por excelência.
Em Ap 13,18, o famoso número da "besta do Apocalipse" é 666, que provém da soma das consoantes hebraicas (n + w + r + n + r + s + q) de KAISAR NERON: Imperador Nero, o grande perseguidor dos cristãos (100 + 60 + 200 + 50 + 200 + 6 + 50 = 666). Ou «César Deus», no grego.
Hoje poderíamos fazer o mesmo com o nome do Bush (que tanto mal faz ao mundo!).
Ora, o nome completo dele é: George (6 letras) + Walker (6 letras) + Bush Jr (6 letras), ou seja: 666! O número da Besta do Apocalipse!

No capítulo 17 do Evangelho de João, a palavra «mundo» aparece 18 vezes, isto é: 6 + 6 + 6. Ora, para João não é a terra ou o mundo - como nós entendemos hoje - que era mau. «Mundo» significava: o sistema, ou seja, aqueles que não aceitavam Jesus (podiam ser os judeus do Templo ou também os romanos).

No capítulo 9 do Evangelho de João, o verbo «abrir» aparece 7 vezes, justamente no relato em que Jesus abre os olhos ao cego; um sinal importante no quarto Evangelho.
Muitas vezes, no AT, fala-se de personagens que viveram idades incrivelmente avançadas (Matusalém viveu 969 anos: Gn 5,27; Noé viveu 950 anos: Gn 9,29). Neste caso os números têm um valor simbólico.
Querem indicar que estas foram pessoas importantes, fiéis a Deus, e que a época em que elas viveram foi de muito valor. Quanto maior o número de anos, mais importante essa pessoa foi diante de Deus.

Outro exemplo: na expressão «filhos de Israel» temos também um exemplo de como os escritores bíblicos gostavam de fazer os jogos de palavras baseadas no valor numérico das letras do alfabeto hebraico.
Em laer’f.yI ynEB. (filhos de Israel), a soma dos valores das consoantes é:
                                           2 + 50 + 10 + 10 + 300 + 1 + 30 = 603.
Isto é a cifra da multidão do primeiro total do povo no recenseamento antes de partir em direcção ao Sinai: 603.550 (Nm 1,46; 2,32).
É o mesmo número dos homens que deixaram o Egipto (Ex 12,37).

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