.

.

23 de agosto de 2009

SEXUALIDADE E AFETIVIDADE

A afetividade e a sexualidade, são duas forças enormes que Deus colocou em nós e que não deu aos animais. 

Essas forças bem orientadas e bem usadas, se tornam em belas energias e nos fazem felizes; mas usadas de forma desequilibrada, podem gerar muitas dores e lágrimas. 

É preciso coragem de " olhar para si mesmo" e perguntar: 
Como vai a minha vida? 

É preciso possuir o amor, para dar amor. Para amar de verdade, é preciso ser livre e não escravo de mim mesmo e de minhas paixões. Deus criou o homem a sua imagem e semelhança.


Quem não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor. ( 1 Jo 4, 7-8). Se Deus é amor, nós somos criados para amar. Porque Deus criou o homem e a mulher para se amarem um ao outro. E Deus colocou uma atração mútua.


Fomos feitos por amor e para o amor. Amar é a essência da vida. O amor não é somente uma vontade que brota naturalmente. Amar é antes de tudo um ato de vontade. É preciso apreender a amar. A gente apreende a amar amando. Temos que decidir amar. Sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. ( 1Jo 3,14).


O amor tem que ser “ amor puro”. Pena que o mundo nos trouxe malícia e deturpação... O mundo confundiu tanto amor com sexo!... Precisamos do amor puro dos amigos.Não é atoa que se diz que amigo se guarda do lado esquerdo do peito. 

A palavra de Deus, nos deixa claro: Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro. Um amigo pode nos transformar. E por que nos transforma? Porque antes de tudo o amigo nos ama como somos. O amigo consegue nos corrigir... e muitas vezes, Pai e Mãe não conseguem. 

Ele atinge o coração. Muitas vezes só ele tem a linha direta com o nosso coração. O amigo consegue nos transformar, porque ele nos ama. Muitas vezes a gente se chateia, se afasta, fica sem se comunicar... mas passam as horas, os dias e a gente volta atrás e entende, acolhe, se dobra... e tudo muda.

 A amizade é mais forte que a briga. Ser amigo é o segredo da vida e da vitória.
Enamorar- seOs namorados precisam de amor puro um do outro. Antes de tudo, tem que ser amigos.
 Enamorar é envolver o outro em amor. No namoro verdadeiro um envolve o outro no amor e isso muda, corrige, amadurece, faz crescer, transforma, converte, consegue verdadeiros milagres. No casamento, o amor inclui o relacionamento sexual pleno, mas puro. Sexo e pureza não são contraditórios.
O amor puro entre os casados não exclui as relações sexuais, exclui sim a infidelidade e o adultério. 

É necessidade urgente: todos nós precisamos voltar a amar. Você é capaz de amar! Há amor em você! Temos que expressar amor, fazer gestos concretos de amor. Você foi criado por amor e para o amor. Quem não ama permanece na morte. ( 1Jo 3,14).Entrega e SantidadeSe o Pai me fez homem, devo gostar de mim como homem. Ninguém é feliz se não aceita o plano de Deus.
 A vivência sexual entre o homem e a mulher tem dois sentidos no plano de Deus: unitivo e procriativo. No mundo, o sexo encontra- se maltratado, sujo, profanado, prostituído, comercializado e, dessa forma é comum na mente de algumas pessoas a imagem do sexo com algo impuro, ruim.

O ato sexual do casal, é exatamente a celebração do amor conjugal. É preciso que os jovens entendam que a Igreja é Mãe e almeja o bem dos filhos. Essa Mãe é Mestra e nos ama muito. Ela sabe que se o sexo for fora do casamento, só trará desgraça.


Se o Senhor diz para não pecarmos contra a castidade, a Igreja traduz isso: não vivamos o sexo fora do casamento. Foi Deus que te criou, Ele tem o manual do seu funcionamento. Aqueles que criticam a castidade é porque não tem coragem e não conseguem vive- lá.

Razoes para viver a castidade:

1 – Para fazer a vontade de Deus;
2 – Para não pecar, e por isso ser feliz;
3 – Para não haver uma gravidez indesejada;
4 – Para não haver doenças venéreas;
5 – Porque você dará um exemplo muito importante para o mundo;
6 – Vivendo a castidade, irá canalizar suas energias para seu desenvolvimento;
7 – Para respeitar a pessoa do outro;
8 – Para construir uma família forte e santa;
9 – Porque você aprenderá o domínio da vontade.

“É melhor o paciente que o valente, que domina a si mesmo; vale mais que o conquistador de cidades ( Pro 16,32)”.
No livro “O brilho da castidade”, o autor mostrava o valor da castidade, e dizia que se tivesse de dar uma medalha de ouro para um jovem que venceu a castidade ou para outro que ganhou uma batalha, ele daria para o que vencera na castidade. 

Luta contra o pecadoViver a castidade custa, sangue, suor e lágrimas pela santidade.
- “A ocasião faz o ladrão, o pecador”. 
- Temos que evitar as ocasiões de pecado.
-  Caiu? Confesse- se! 
- “ Mas eu caio toda hora”. 

Então confesse- se toda hora.-> Aquilo que não e possível á natureza, é possível pela graça de Deus.
“ Não vos conformeis com este mundo”. (Rm 12,2).-> Foge dos pecados como de uma cobra.
O diabo não entra na nossa vontade, apenas age de acordo com as sensações. 
O jovem é chamado ao desafio.
A sexualidade é muito mais que um órgão genital. Vai da ponta do dedo do pé até o ultimo fio de cabelo. 
Parte do meu olhar para o sentimento e volta para o meu pensamento, atingindo a minha vontade, a minha ação e os meus gestos.
A sexualidade tem que ser um exemplo de equilíbrio. Não ofereceis mais vossos membros ao pecado como armas de injustiça (Rm 6, 13). 

A Palavra de Deus se refere a todos os nossos membros mãos, pés, ante cabeça, pênis, vagina, joelho, umbigo, orelha, língua. Não vivo a minha vida para ser bonito, mas para não perder a beleza que é a presença de Deus em mim. Muitas meninas são escravas de seus namorados, eles as levam ao motel, o quarto do motel é o quintal do diabo, onde ele mais gosta de brincar e matar almas. 

De um basta nisto, se o seu namorado te ama, ele vai saber te respeitar.Quer ser santo? Seja amigo do Padre!A confissão com o padre, precisa acontecer sempre que necessário. Aquele que se confessa várias vezes, há anos, o mesmo pecado, não é um fraco, mas um lutador. 

A decisão de Ter uma vida de oração muda radicalmente nossas vidas.Castidade não e castração, mas é cuidar do tesouro que Deus nos deu. 

O que escolhemos no presente vai nos alegrar ou fazer chorar no futuro.
Um homem ou uma mulher triste não pode ser casto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain