.

.

23 de agosto de 2009

* ONDE ESTÃO NOSSOS PADRES?


Normalmente os catequistas se esforçam em promover encontros entre comunidades, para que aja a unidade entre as comunidades, mas "normalmente" o pároco é o único que nunca aparece!
A ausência do pároco neste tipo de encontro é uma falha das maiores.
As coordenações promovem encontros no sentido de melhorar o andamento da catequese, trazem palestrante de fora, fazem convites aos pais, catequistas e comunidade em geral, e quem não aparece são os padres. Isso vai à contramão de tudo o que a gente prega como catequistas e Igreja.
Os padres precisam estar presentes neste tipo de evento. Se existem outros compromissos no dia, por favor, que dêem pelo menos um boa noite aos pais e aos catequistas. Cinco minutos que seja já terá sido suficiente. Isso é básico e faz parte de qualquer regra de boa convivência entre a Igreja e a comunidade. Por mais que o coordenador tente avalizar o seu trabalho, ele tem limites de ação. Nada melhor do que a presença de um Padre para acolher.


Não defendo uma Igreja onde somente os padres possam atuar, agir, tomar iniciativas. Mas não posso achar normal que eles se ausentem de momentos tão especiais como estes proporcionados pela catequese, afinal de contas, a catequese é ou não é prioridade para a Igreja?
Também não posso defender que os leigos façam tudo.


A catequese por si só já anda muito em função do trabalho voluntário, e muitas vezes solitário, dos seus HERÓICOS CATEQUISTAS.


Se o trabalho for conjunto, seria muito mais fácil e melhor.
E a catequese agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain