.

.

20 de março de 2014

Divulgado logotipo e lema da viagem do Papa à Terra Santa, em maio


Ut unum sint ("que todos sejam um") é o lema escolhido para a próxima viagem do Papa Francisco à Terra Santa – anunciou o site que também informa dos trabalhos da última assembleia dos Ordinários Católicos da Terra Santa, que teve lugar a 11 e 12 do corrente mês de Março, em Tiberíade. Nesta reunião os responsáveis das comunidades católicas em Israel, Palestina, Jordânia e Chipre apresentaram o logotipo e o lema para a peregrinação do Papa, programada para 24 a 26 Maio.

O lema da peregrinação "refere-se àquilo que que o Papa considera ser o coração da sua viagem, ou seja, o encontro com o Patriarca Ecuménico Bartolomeu e os responsáveis das Igrejas em Jerusalém". Como se sabe, o Papa Francisco e Bartolomeu vão se encontrar na Basílica do Santo Sepulcro para comemorar e renovar o desejo e a nostalgia de unidade entre os cristãos expressa pelo Papa Paulo VI e o Patriarca Atenágoras, em Jerusalém, há cinquenta anos atrás.
Na mesma linha vai o logotipo da viagem, que propõe o abraço entre os dois Apóstolos irmãos, Pedro e André, os primeiros a serem chamados por Jesus na Galileia, e respectivamente padroeiros da Igreja de Roma e da de Constantinopla. Na Igreja mãe de Jerusalém (segundo a imagem proposta pelo logo) os dois abraçam-se, dentro do barco que representa a Igreja universal, e que tem como mastro a cruz do Senhor, enquanto que as velas da embarcação são enchidas pelo vento, o Espírito Santo, que dirige o barco na sua navegação pelas águas deste mundo, um modo, enfim, de dar forma ao desejo expresso pelo Senhor na Última Ceia - "que todos sejam um só" (Jo 17, 20-23).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain