.

.

26 de maio de 2014

Papa Francisco: juntos, judeus e católicos podem contribuir para a causa da paz


Jerusalém – “Juntos, poderemos dar uma grande contribuição para a causa da paz”: foi o que disse o Papa na visita de cortesia aos dois Grãos-Rabinos de Israel, no Centro Heichal Shlomo – em mais uma etapa de sua visita esta manhã a Jerusalém. Em seu discurso, o Pontífice recordou que desde o tempo em que era Arcebispo de Buenos Aires, pôde contar com a amizade de muitos judeus.

“Com eles, organizamos frutuosas iniciativas de encontro e diálogo e, com eles, vivi também significativos momentos de partilha no plano espiritual.” Francisco citou etapas importantes na relação entre judeus e católicos, como Declaração Nostra aetate, fruto do Concílio Vaticano II, e o diálogo entre o Grão-Rabinato de Israel e a Comissão da Santa Sé para as Relações Religiosas com o Judaísmo.

“Não se trata apenas de estabelecer, num plano humano, relações de respeito mútuo: somos chamados, como cristãos e como judeus, a interrogarmo-nos em profundidade sobre o significado espiritual do vínculo que nos une. É um vínculo que vem do Alto, ultrapassa a nossa vontade e permanece íntegro, não obstante todas as dificuldades de relacionamento vividas, infelizmente, na história.” É sobre este vínculo, concluiu o Papa, que as duas religiões podem dar sua contribuição à humanidade:

“Juntos, poderemos dar uma grande contribuição para a causa da paz; juntos, poderemos, num mundo em rápida mudança, testemunhar o significado perene do plano divino da criação; juntos, poderemos opor-nos, firmemente, a todas as formas de antissemitismo e restantes formas de discriminação.
O Senhor nos ajude a caminhar, com confiança e fortaleza de ânimo, pelas suas vias. Shalom!“.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formando e Informando Católicos; Paz e Bem! Agradecemos sua participação no blog!!

Ratings and Recommendations by outbrain